sábado, 30 de outubro de 2010

Depressa, Devagar

Imagem do livro Depressa, Devagar de Isabel Minhós
Martins (texto) e Bernardo Carvalho (ilustração). Na capa, uma
criança sorridente acena e desdobra-se consoante
depressa, ou devagar.
























O tempo perguntou ao tempo
quanto tempo o tempo tem.
O tempo respondeu ao tempo
que o tempo tem tanto tempo
quanto tempo o tempo tem.
 

Nas voltas do tempo, este conhecido trava-línguas pode bem vir à memória com a leitura de Depressa, Devagar de Isabel Minhós Martins (texto) e de Bernardo Carvalho (ilustração), editado pela Planeta Tangerina e reconhecido com o Prémio Nacional de Ilustração 2009. Porque é de tempos que nos fala este livro:
«Podemos não ouvir o seu tiquetaquear, mas a verdade é que os relógios estão ao virar de cada esquina. De manhã ao deitar, são implacáveis a medir o tempo, fazendo-nos correr, esperar e desesperar quando menos nos apetece.
 

Neste livro, um menino fala da descoberta desses dois tempos: o tempo exterior que “passa por uma máquina de contar”, capaz de fazer “contas aos segundos e marcar os dias sem enganos”, e o outro tempo, o tempo interior e infinitamente elástico onde cabem brincadeiras, devaneios, pensamentos e passeios.

Lá fora, o tempo corre de uma maneira; cá dentro de outra. Nem sempre é fácil estar ao ritmo certo... por isso “depressa” e “devagar” são duas das palavras que este menino ouve mais vezes ao longo do seu dia...
»
Tempo cronometrado, experiência do tempo e duração podem manifestar-se em pequenos e grandes momentos ao longo do dia de uma criança. E afinal, ler, aprender e falar também podem surgir mais depressa, ou mais devagar.

Comunicação aumentativa e tecnologias de apoio

No âmbito do congresso "Comunicação Aumentativa e Tecnologias de Apoio" que se realiza no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, nos próximos dias 4 e 5 de Novembro de 2010 será debatido o papel das tecnologias de apoio e da comunicação alternativa e aumentativa junto de crianças com dificuldades de comunicação ou perturbações do desenvolvimento da linguagem:
  • “Comunicação em crianças com paralisia cerebral em Portugal e Europa: uma abordagem epistemológica” por Daniel Virella (Hospital Dona Estefânea)
  • “Intervenção em crianças com perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem” por Dulce Tavares (Escola Superior de Saúde de Alcoitão)
  • “Avaliação psicológica em crianças com perturbações neuromotoras graves” por Iolanda Gil (Serviço Psicologia, CRPCCG - Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian) e Catarina Faria e Maya (Estagiária Psicologia CRPCCG)
  • “Dar vez e dar voz: uma escrita para todos” por Margarida Nunes da Ponte (UTAAC - Unidade de Técnicas Aumentativas e Alternativas de Comunicação, CRPCCG)
  • “Multideficiência e tecnologias de apoio” por Clarisse Nunes (Escola Superior de Educação de Lisboa)
  • “A sua filha vai ser um vegetal: o testemunho de uma mãe” por Mónica Lucena
  • “Tantas palavrinhas na tua cabeça, filho: comunicação funcional através de um caderno de comunicação” por Helena Grilo
  • “Síntese e reconhecimento de fala: sua importância na comunicação aumentativa” por João Paulo Neto (IST, Voice Interaction/INESC).
As duas sessões plenárias abordarão questões como as necessidades das pessoas com necessidades complexas de comunicação através de uma abordagem de equipa, por Albert Cook (University de Alberta, Canadá), e a aplicação da interacção pessoa-computador à comunicação alternativa e aumentativa, por Julio Abascal (Universidade do País Basco, Espanha).

Educação e (des)igualdade

De 28 a 30 de Outubro de 2010 a Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural (AGIR) organiza na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) o VIII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural. Integração educativa e promoção da igualdade na doença mental, inclusão da criança cega, desenvolvimento da leitura e da escrita na escola pública através do diário pessoal, coeducação e cuidado são algumas das questões em debate no âmbito do eixo temático "Educação e Desigualdade". Algumas comunicações:
  • "Promoção da igualdade na doença mental: um projecto de integração educativa" por Dora Redruello (Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra) e Sónia Mairos Nogueira (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra)
  • "Revisão Literária; A inclusão para desenvolvimento da criança cega" por Carla Beatriz da Silva Rafael, Fabiane Frota da Rocha Morgado, Jéssica Sobrinho Teixeira, Samuel Moreira de Araújo e Maria Elisa Caputo Ferreira (Laboratório de Estudos do Corpo/FAEFID / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil)
  • "O gênero diário pessoal: o desenvolvimento da leitura e escrita por alunos de escola pública" por Natália de Paula do Nascimento e Suzana Lima Vargas (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil)
  • "¿Todas las personas somos libres e iguales? Coeducación y Cuidado" por Maria del Carmen Armada Olleros (Universidade de Vigo, Galiza, Espanha).

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Deficiência mental, narrativas sobre os direitos das crianças, fluência de leitura

No âmbito das actividades de formação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) no próximo dia 29 de Outubro de 2010 realiza-se uma prova de Mestrado em Ciências da Educação dedicada ao tema "A face oculta da deficiência mental: narrativas sobre os direitos das crianças. Uma análise a partir da sociologia da infância", por Cristina Isabel Nobre Marques Teixeira, e uma prova de Mestrado em Temas de Psicologia com especialização em Psicologia da Linguagem e Neuropsicologia dedicada ao tema "O índice palavras correctas por minuto e a fluência de leitura em crianças portuguesas entre os 7 e os 10 anos" por Maria Manuela Teixeira dos Santos.

domingo, 24 de outubro de 2010

Poema com asas

Imagem do livro Poemas com Asas
de Jorge Sousa Braga (poemas e
tradução) e de Cristina Valadas
(ilustração). Na capa, uma menina
de tranças pretas faz uma espiral
com letras. Ou dança, ou voa.

Asas têm
As garças
As andorinhas
Os tira-olhos
As traças
E as joaninhas
E também
O tentilhão
A narceja
A toutinegra
E o tecelão
Asas têm
O gavião
O peneireiro
E o açor
E já agora
Os anjos
O avião
E o planador
E também
Os nandus
A avestruz
E a pintada
Mas não
Lhes servem
Para nada
O morcego
Não tem asas
Tem uma
Membrana alar
Asas tem
Este poema
Para te fazer
Voar
Jorge Sousa Braga, "Poema com asas"
in Poemas com Asas, Lisboa: Assírio & Alvim, 2001, p. 8

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ciclo Luso-Espanhol de Conferências sobre Educação Inclusiva

De 7 de Julho a 8 de Novembro de 2010 a Pró-inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial organiza um Ciclo Luso-Espanhol de Conferências sobre Educação Inclusiva a decorrer no Porto, Coimbra, Lisboa e Évora. Inclusão e diferenças, redes educativas locais, perspectivas sobre educação inclusiva, indicadores de boas práticas em educação inclusiva, formação de professores, dinâmicas de inclusão em casa e na sala de aula e aprendizagens cooperativas são algumas das questões em debate ao longo do presente ciclo, que reúne professores e investigadores de Espanha e Portugal. A última sessão realiza-se na Universidade de Évora no próximo dia 8 de Novembro. 

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Do texto digital ao cibertexto: percursos de escrileitura

No âmbito do IV Ciclo de Conferências do Centro de Estudos Interculturais (CEI) no próximo dia 22 de Outubro de 2010 realiza-se uma conferência dedicada ao tema “Do Texto Digital ao Cibertexto: Percursos de Escrileitura”, com Rui Torres, professor de comunicação digital, hipermédia e ciberliteratura da Universidade Fernando Pessoa (Porto) e coordenador do Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa.

Mais sobre o IV Ciclo de Conferências do Centro de Estudos Interculturais.

É um livro. É um livro (!)

Imagem do livro It's a Book de Lane Smith
(texto e ilustração). Na capa, um absorto
macaco leitor não nota a nossa presença
deste lado do ecrã.
Escrito e ilustrado por Lane Smith, It's a Book (Roaring Book Press - Macmillan Children's Publishing Group, 2010) é um álbum que interroga a prática da leitura neste tempo que conhecemos como o da era digital: um compenetrado macaco é interrompido por um asno internauta muito curioso para descobrir como funciona um livro.

No texto de apresentação podemos ler:
«Playful and lighthearted with a subversive twist that is signature Lane Smith, IT’S A BOOK is a delightful manifesto on behalf of print in the digital age. This satisfying, perfectly executed picture book has something to say to readers of all stripes and all ages.»

Vídeo de apresentação de It's a Book (1m03s)



Descrição: vídeo de promoção do livro It's a Book com as personagens animadas criadas por Lane Smith (texto e ilustração). Um compenetrado macaco é interrompido por um internauta, intranquilo por não saber como funciona um livro: Faz-se scroll-down? Pode blogar, twittar, wi-fi? Precisa de uma palavra-passe? Consegue emitir sons? Recarrega-se? - são algumas das dúvidas levantadas pelo curioso jumento.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sobre concordância nominal em crianças com perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem

No âmbito do XXVI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística (APL), que decorrerá de 21 a 23 de Outubro de 2010 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, será apresentada uma comunicação dedicada ao tema "Sobre concordância nominal em crianças com Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem (PEDL)" por Ana Castro, Telma Branco e Miriam Moreira. A conferência final será dedicada ao tema "Fonologia evolutiva: avanços no estudo da tipologia da mudança de som" por Juliette Blevins.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A participação e envolvimento dos alunos com perturbação do espectro do autismo (PEA) em contexto de sala de aula regular

No próximo dia 20 de Outubro de 2010 realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) uma prova de Mestrado Integrado em Psicologia com especialização em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano dedicada ao tema "A participação e envolvimento dos alunos com perturbação do espectro do autismo (PEA) em contexto de sala de aula regular", desenvolvida por Rita Gabriela Freitas Ferreira.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Histórias Magnéticas em Évora: texto, som e voz

No âmbito do Festival Internacional de Dança Contemporânea, uma iniciativa organizada de 9 de Outubro a 13 de Novembro de 2010 pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, nos dias 11 e 12 de Outubro apresentam-se Histórias Magnéticas com texto e música interpretados por Isabel Gaivão (voz) e Sérgio Pelágio (guitarra eléctrica):

Imagem fotográfica de uma sessão de Histórias
Magnéticas. Na fotografia, Isabel Gaivão (voz) e Sérgio
Pelágio (guitarra) conversam com um público de
dedos no ar.
«O som das palavras e o ritmo da escrita - neste caso a história "A bomba e o general" de Umberto Eco - deram origem a uma partitura para guitarra eléctrica e voz que propõe uma leitura da história com base na musicalidade do texto, resultando num espectáculo que se situa entre o concerto e a história contada.

O espectáculo é seguido de uma conversa e de um atelier dirigido pelos dois intérpretes em que as crianças serão estimuladas a construir uma partitura/história feita de elementos variados - recortes, palavras, desenhos e outros - partindo de noções musicais muito simples como a duração ou a altura de um som.»

Vídeo com entrevista a Sérgio Pelágio sobre o projecto "Histórias Magnéticas" (9m51s)



Descrição: vídeo de apresentação do projecto "Histórias Magnéticas" com entrevista a Sérgio Pelágio, realizada em 2009, que fala sobre a ideia do projecto e o processo criativo, sobre a escolha e o tema da história "A bomba e o general" e sobre as reacções e a receptividade das crianças. No vídeo são mostrados excertos da apresentação da história musicada e excertos do atelier com a participação dos mais novos.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Desafios teóricos e metodológicos em educação: dificuldades de aprendizagem

Imagem do cabeçalho do sítio do I Encontro Nacional de
Jovens Investigadores em Educação dedicado ao tema
"Desafios teóricos e metodológicos".
No âmbito do I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, uma iniciativa a decorrer na Universidade de Aveiro nos dias 8 e 9 de Outubro de 2010, realiza-se uma sessão dedicada ao tema das dificuldades de aprendizagem com as comunicações: "Intervenção em problemas de audição: audiologia escolar versus rastreio auditivo" por Paula Lopes, David Tomé e Aida Sousa, "A reconfiguração política da surdez. Implicações na educação de surdos: um estudo de caso" por Maria Gomes e "Apoio a pais e professores de alunos com multideficiência: concepção e desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem" por Clarisse Nunes.

Mais sobre o I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Estimular a linguagem na criança e desenvolver a consciência fonológica

Durante Outubro de 2010 a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria (APPC-Leiria) promove duas acções de formação sobre desenvolvimento da linguagem e da consciência fonológica:
  • Programas de desenvolvimento de linguagem no autismo (5 e 9 de Outubro).
  • Estimular a linguagem na criança e desenvolver a consciência fonológica (30 de Outubro).
Orientadas por Sónia Amado, terapeuta da fala com experiência de trabalho na área da multifideficiência - perturbações da linguagem, fonoaudiologia clínica, motricidade orofacial, audiologia e voz, comunicação aumentativa e tecnologias de apoio, entre outras questões -, as presentes acções de formação são desenvolvidas no âmbito do projecto "Comunicação, cognição e alimentação na criança portadora de deficiência":

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

3.º Encontro Nacional de Ilustração: Ilustração de livros acessíveis a todas as crianças

Imagem da capa e cd-rom que acompanha o livro O Gato
Gatão, Poeta de Profissão
de Graça Breia (texto) e Raquel
Pinheiro (ilustração), uma publicação da Colecção
4 Leituras da Editora CERCICA. Sob céus, nuvens e ramos
de árvore faz profissão o Gato Gatão.
No âmbito do 3.º Encontro Nacional de Ilustração, uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de São João da Madeira que se realiza de 7 a 9 de Outubro de 2010, no próximo dia 9 de Outubro será apresentada uma comunicação dedicada ao tema "A Ilustração para todos – Ilustração de livros  acessíveis a todas as crianças", com a ilustradora Raquel Pinheiro, que apresentará a Colecção 4 Leituras da Editora CERCICA - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais.

A Colecção "4 Leituras" adopta o princípio do desenho inclusivo em edições dirigidas a crianças com e sem necessidades especiais. Cada história é publicada em livro, em versão Braille e em DVD interactivo que inclui uma versão em Língua Gestual Portuguesa.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Leitura: investigação e ensino

Imagem de divulgação do colóquio "Leitura: Investigação
e Ensino". Desenho gráfico azul em fundo branco:
esferas intersectadas por eixos articulados.
Nos próximos dias 18 e 19 de Outubro de 2010 o Laboratório de Psicolinguística organiza na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa um colóquio internacional dedicado ao tema "Leitura: investigação e ensino", uma iniciativa organizada por Maria Armanda Costa, 
Isabel Falé
 e Paula Luegi (comissão organizadora) no âmbito das actividades do Laboratório de Psicolinguística do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). O presente encontro organiza-se em torno de cinco mesas-redondas temáticas:
  • Estudos Psicolinguísticos
  • Avaliação da Leitura
  • Cérebro e Leitura
  • Aprendizagem da Leitura
  • Perturbações da Leitura
No texto de apresentação do colóquio podemos ler: