quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Disortografia: compreender para intervir

Amanhã, 28 de Janeiro, realiza-se na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto, uma prova de Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Educação Especial dedicada ao tema "Disortografia: Compreender para intervir", por Maria de Lurdes Peixoto Afonso.

Disgrafia: avaliação da caligrafia. Dificuldades de aprendizagem específicas

Hoje o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CADIn) organiza em Cascais um workshop dedicado ao tema "Disgrafia: Avaliação da Caligrafia. Dificuldades de Aprendizagem Específicas", uma iniciativa organizada pelo Núcleo da Dislexia e de outras Dificuldades de Aprendizagem do CADIn com coordenação de Leonor Ribeiro. No texto de apresentação podemos ler:

«A disgrafia manifesta-se na dificuldade de aprendizagem da escrita na sua componente mais motora. Esta acção de formação tem como objectivo a definição da disgrafia enquanto Dificuldade de Aprendizagem Específica e, entre outros, dar a conhecer materiais e técnicas de intervenção que permitam minorar os efeitos destas dificuldades em contexto de sala de aula.»

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Canto de Tila: Homenagem a Matilde Rosa Araújo

Imagem do cartaz do colóquio "O Canto de Tila:
Homenagem a Matilde Rosa Araújo" realizado no dia
25 de Janeiro de 2011 na Escola Superior de Educação
do Porto. Árvores, voo de pássaro e balanço de cavalinho
de madeira em paisagem ilustrada.
No dia 25 de Janeiro de 2011 realiza-se na Escola Superior de Educação do Porto um colóquio dedicado ao tema "O Canto de Tila: Homenagem a Matilde Rosa Araújo", uma iniciativa organizada pelas unidades curriculares Prática Instrumental e Vocal III (Música de Conjunto) e Literatura para a Infância e Promoção da Leitura e pelo NELA - Núcleo de Estudos Literários e Artísticos. No texto de apresentação deste encontro - que conta com comunicações, música e leituras - podemos ler:

«A unidade curricular de Prática Instrumental e Vocal II (Música de conjunto), sob a direcção de Graça Mota, a unidade curricular de Literatura para a Infância e Promoção da Leitura, leccionada por José António Gomes, Ana Cristina Macedo e Ana Isabel Pinto, o NELA (Núcleo de Estudos Literários e Artísticos da ESE do Porto), os alunos de Educação Musical (2.º ano) e alunos de Educação Básica (3.º ano) promovem, no próximo dia 25 de Janeiro, uma homenagem à escritora Matilde Rosa Araújo (falecida em 2010), figura inesquecível da nossa literatura para crianças.

A iniciativa consta de um colóquio (16h, Auditório) – em que participam José António Gomes, Ana Margarida Ramos, Sara Reis da Silva, Maria Elisa Sousa, Jorge Alexandre Costa e Ana Cristina Macedo – seguido de uma audição integral de As Cançõezinhas da Tila, de Fernando Lopes-Graça e Matilde Rosa Araújo (18h, Salão de Música), entremeada de leituras e comentário de textos.
»

Mais informação no blogue O livro infantil e no blogue A inocência recompensada.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ciclo literacias: ferramentas web 2.0 e a web móvel 2.0 - potencialidades e desafios

No âmbito das actividades do Mestrado em Didáctica da Língua Portuguesa da Escola Superior de Educação de Lisboa de 8 a 22 de Janeiro de 2011 realiza-se um novo ciclo de seminários dedicado ao tema da literacia. Formação de leitores, por Cristina Taquelim (Serviços de Mediação Leitora na Biblioteca Municipal de Beja), e conceito de literacia, por Filipa Pinto e Carolina Alberto (Agrupamento de Escolas de Loures e Universidade Nova de Lisboa), foram os temas das primeiras sessões que tiveram lugar no início do mês. A próxima sessão realiza-se amanhã, 22 de Janeiro, e será dedicada ao tema "Ferramentas Web 2.0 e a Web móvel 2.0: potencialidades e desafios", com Adelina Moura, professora da Escola Secundária Carlos Amarante e da Universidade do Minho.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O pássaro da cabeça

Imagem do livro O pássaro da cabeça (Quasi Edições,
2005) de Manuel António Pina (poemas) e de Joana
Quelhas (ilustração). Na capa, o pássaro amarelo de
bico laranja sobrevoa uma menina de tranças espevitadas.



















Sou o pássaro que canta
dentro da tua cabeça,
que canta na tua garganta,
que canta onde lhe apeteça.

Sou o pássaro que voa
dentro do teu coração
e do de qualquer pessoa
(mesmo as que julgas que não).

Sou o pássaro da imaginação
que voa até na prisão
e canta por tudo e por nada
mesmo com a boca fechada.

E esta é a canção sem razão
que não serve para mais nada
senão para ser cantada
quando os amigos se vão

e ficas de novo sozinho
na solidão que começa
apenas com o passarinho
dentro da tua cabeça.

Manuel António Pina, "O pássaro da cabeça"
in O pássaro da cabeça, Vila Nova de Famalicão: Quasi Edições, 2005.

A funcionalidade na dificuldade intelectual: escala de comportamento adaptativo

No âmbito do ciclo “Falando com quem faz…”, uma iniciativa a decorrer de Janeiro a Maio de 2011 organizada pela Pró-inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE), no próximo dia 15 de Janeiro de 2011 realiza-se na  Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH-UTL) um encontro dedicado ao tema “A funcionalidade na dificuldade intelectual: escala de comportamento adaptativo” dinamizado por Sofia Santos. Educação inclusiva, linguagem aumentativa e cinoterapia em unidade de ensino estruturado são alguns dos outros temas abordados ao longo deste ciclo.

Autismo: construir para intervir. Construção de materiais para intervenção precoce no autismo

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CADIn) organiza no próximo dia 15 de Janeiro de 2011 em Cascais um workshop dedicado ao tema "Autismo: Construir para Intervir. Construção de Materiais para Intervenção Precoce no Autismo", orientado por técnicos do Núcleo das Perturbações do Espectro do Autismo do CADIn. Diagnóstico precoce das perturbações do espectro do autismo (PEA), estratégias de intervenção nos domínios da interacção social, da comunicação e do comportamento, pré-requisitos académicos e construção de materiais são alguns dos temas em análise neste encontro, especialmente dirigido a educadores de infância, pais, profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação. No texto de apresentação do workshop podemos ler:

O Autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento que implica dificuldades nas áreas da Interacção Social, Comunicação e Comportamento. A gravidade da perturbação e as suas características variam, pelo que se fala actualmente em Perturbações do Espectro do Autismo (PEA).

Cultura organizacional da biblioteca escolar/competência dos alunos - estudo de um agrupamento de escolas de Faro

No dia 14 de Janeiro de 2011 realiza-se na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Algarve uma prova de mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa dedicada ao tema "Cultura organizacional da biblioteca escolar/competência dos alunos - estudo de um agrupamento de escolas de Faro", por Anabela Gavinho Vaz.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Avaliação da qualidade em intervenção precoce - práticas no distrito de Portalegre

No próximo dia 12 de Janeiro de 2011 realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto uma prova de doutoramento em psicologia dedicada ao tema "Avaliação da qualidade em intervenção precoce - práticas no distrito de Portalegre", por Maria Elisabete da Silva Tomé Mendes.

Voz e som - uma aproximação fenomenológica entre expressão e acústica

No âmbito do Seminário Questões de Estética 2010/2011 do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa (IFL-UNL) no próximo dia 12 de Janeiro de 2011 realiza-se uma sessão dedicada ao tema "Voz e som - uma aproximação fenomenológica entre expressão e acústica", com Eduardo Abrantes e Diana Soeiro. No texto de apresentação desta sessão de problematização filosófica sobre a voz podemos ler:

«Na vida quotidiana, a voz humana cumpre as mais variadas funções: dizer, chamar, queixar, interromper, apelar, etc. Os seus múltiplos usos e manifestações – tidos como laços acústicos, invisíveis mas indelevelmente presentes, que se impõem no campo experiencial – constituem um nexo essencial na relação com o outro e com o próprio.
 

Enquanto fenómeno acústico, a voz é esquiva, simultaneamente difícil de conter pela definição e de explorar pela reflexão – a sua essencial materialidade distrai e inspira, e frustra mesmo a acuidade quantificável da medida científica. Enquanto objecto de indagação filosófica, a sua natureza dupla de portadora necessária e contudo excessiva do discurso, gerou historicamente mais confusão do que interesse, mais curiosidade do que urgência interpretativa.
 

Esta apresentação tem como objectivo o tentar delinear algumas linhas produtivas para o questionamento da natureza e dinâmica presencial da voz, num contexto mais amplo da fenomenologia do som.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Percepção e linguagem: teoria das cores

No âmbito das actividades do projecto "Morfologia: questões de método e linguagem" do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa (IFL-UNL) no próximo dia 11 de Janeiro de 2011 realiza-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) uma sessão do Seminário sobre Percepção e Linguagem dedicada ao texto "Teoria das Cores" (1810) do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). O presente seminário é orientado por Maria Filomena Molder, professora do Departamento de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa e coordenadora do projecto no âmbito do Instituto de Filosofia da Linguagem, contando com a participação do artista visual Eduardo Guerra. Mais sobre o projecto Morfologia: questões de método e linguagem.

Revista Educação Inclusiva

Imagem da capa do n.º 1 da
revista Educação Inclusiva
editada pela Pró-Inclusão -
Associação Nacional de
Docentes de Educação
Especial (PIN-ANDEE).
No âmbito das actividades da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE) foram publicados os dois primeiros números da revista Educação Inclusiva, com direcção de Jorge Humberto Nogueira, professor e investigador na área das necessidades educativas especiais.

Inclusão e necessidades especiais em contextos escolares, práticas e identidades dos professores, diferenciação pedagógica nas turmas regulares, diferenciação curricular e práticas de intervenção educativa, promoção cognitiva, planos individualizados de apoio à família, pedagogia da interdependência, papel da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) em educação, dificuldade intelectual e desenvolvimento são alguns dos temas abordados nos artigos e dossiers temáticos publicados nos números 1 e 2 da revista.

Mais sobre a Educação Inclusiva no sítio da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Investigação em educação especial: tendências actuais

No próximo dia 11 de Janeiro de 2011 realiza-se na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, no Porto, uma conferência dedicada ao tema "Investigação em Educação Especial: tendências actuais", com José António Torres González, professor do Departamento de Pedagogia e investigador do Grupo de Investigação "Desenvolvimento e Investigação da Educação na Andaluzia" da Universidade de Jaén (Espanha) que tem trabalhado sobre educação especial, formação de professores, audição e linguagem, avaliação de necessidades educativas especiais e diversidade em contextos escolares. Actualmente é director da Revista de Educación Inclusiva.

A cidadania infantil: uma conquista das crianças no espaço escolar

No próximo dia 10 de Janeiro de 2011 realiza-se na Universidade de Aveiro uma prova de mestrado em Ciências da Educação dedicada ao tema "A cidadania infantil: uma conquista das crianças no espaço escolar", desenvolvida por Rita dos Anjos Gomes Martins Simões.