terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Era uma vez

Imagem do livro O pássaro da cabeça (Quasi Edições,
2005) de Manuel António Pina (poemas) e de Joana
Quelhas (ilustração). Na capa, o pássaro amarelo de
bico laranja sobrevoa uma menina de tranças espevitadas.



















A Ana lê muito devagar,
só uma letra de cada vez.
Enquanto ela está a só uma letrar,
a Sara letra duas ou três.

A Ana tem tempo de lá chegar.
Os pês, os tês, os bês, os mês,
não fogem se ela se demorar.
A Sara acaba e começa outra vez.

A Ana lê e põe-se a pensar
nos quês, nos porquês, nos para quês,
e volta atrás para confirmar
porque, afinal de contas, talvez.

A Sara prefere entrar
nas palavras, nos desenhos, e ficar.
Existir nas histórias, em vez
de ver, viver; em vez
de pensar, de pausar, de perspicar,
ser ela a ser o que o herói fez.
Sai dos livros sem sair do lugar
e corre o mundo de lés e lés.

A Sara lê assim, a Ana mais devagar,
e depois ficam as duas a conversar.
A Ana conta: "Era uma vez..."
E a Sara: "Era eu uma vez..."

Manuel António Pina, "Era uma vez"
in O pássaro da cabeça, Vila Nova de Famalicão: Quasi Edições, 2005.

Animação da leitura: literatura para a infância, hora do conto e a partilha de afectos, animar a hora do conto na sala de aula e na biblioteca

Hoje apresentam-se na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto, dois trabalhos de projecto no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação
 com especialização em Animação da Leitura: "Animar a hora do conto na sala de aula e na biblioteca: o professor e a promoção da leitura", por Cláudia Maria Azevedo Maio Ribeiro Barbas de Albuquerque
, e "Literatura para a infância e educação emocional: a hora do conto e a partilha de afectos", por Teresa Alexandra Dantas da Silva.

Contos e desenvolvimento infantil

De 26 de Fevereiro a 9 de Abril de 2011 o projecto "Ouvir o Falar das Letras" promove na Associação de Protecção à Infância da Ajuda (APIA), em Lisboa, três acções de formação sobre os contos e o desenvolvimento infantil e um workshop sobre literatura infantil orientados por Ana Mourato, mestre em educação e leitura, psicóloga educacional e animadora do projecto Ouvir o Falar das Letras (OFL):

1. O conto como mediador do desenvolvimento infantil (26 de Fevereiro)
2. Os contos, os lobos e os medos organizadores da infância (15 e 16 de Março)
3. Selecção do livro infantil adequado às diferentes etapas do desenvolvimento (30 e 31 de Março)
Workshop. Literatura Infantil - dinâmicas para contar, criar contos e mediar grupos (4 a 9 de Abril)

De 12 de Março a 23 de Julho realiza-se no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) um curso de formação avançada dedicada ao tema "O conto como mediador do desenvolvimento emocional - Ouvir o falar das letras", orientado por Ana Mourato (projecto OFL - Ouvir o Falar das Letras) e por Maria Teresa Sá (psicanalista, professora na Escola Superior de Educação de Santarém).

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O percurso inclusivo da criança com patologias do desenvolvimento: da adaptação familiar à inclusão social

Nos próximos dias 21 e 22 de Fevereiro de 2011 realiza-se na Universidade de Évora uma lição de síntese dedicada ao tema "O percurso inclusivo da criança com patologias do desenvolvimento: da adaptação familiar à inclusão social" por Vítor Daniel Ferreira Franco, professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, psicoterapeuta, director técnico da Associação de Paralisia Cerebral de Évora e investigador do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP).

Papel do projecto curricular de turma na diferenciação pedagógica e curricular de alunos com dificuldades específicas de aprendizagem / dislexia

No próximo dia 21 de Fevereiro realiza-se na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, no Porto, uma prova de Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Educação Especial dedicada ao tema "Papel do PCT na diferenciação pedagógica e curricular de alunos com DEA/Dislexia", por Júlio Manuel Gonçalves Gordo.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

II Encontro Internacional do Ensino da Língua Portuguesa

De 10 a 12 de Fevereiro de 2011 relizou-se nem Coimbra o II Encontro Internacional do Ensino da Língua Portuguesa, uma iniciativa organizada pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Promoção da leitura, literacia, ensino da literatura, promoção e desenvolvimento da escrita, tecnologias de informação e comunicação (TIC), Língua Gestual Portuguesa (LGP) e ensino bilingue foram alguns dos temas abordados. Algumas comunicações sobre surdez, Língua Gestual Portuguesa (LGP) e bilinguismo:
  • Olhos que ouvem… Mãos que falam. Aprendizagem da LGP por parte de alunos ouvintes, por Gabriela Silva 
  • Gestuar e ouvir: o intérprete de LGP, por Luísa Gonçalves 
  • A formação em LGP: História de um percurso, por Lurdes Gonçalves 
  • SignWriting: um sistema de escrita das línguas gestuais – aplicação à Língua Gestual Portuguesa, por Rafaela Silva 
  • Crescer bilingue: as crianças ouvintes filhas de pais Surdos, por Joana Sousa
  • O aspecto verbal em LGP, por Neuza Santana 
  • O reconhecimento da LGP na educação, por Helder Duarte 
  • A educação bilingue de alunos surdos. Da legislação à Prática, por Maria do Céu Gomes 
  • Ver para ler, LGP, LP e literacia, por Tânia Martins 
  • Entre línguas se (des)constrói o texto: interferência linguística da LGP na LP, por Isabel Correia 
  • Materiais bilingues: uma área de Intervenção prioritária, por Paulo Carvalho 
  • O projeto Literacia: uma proposta para o ensino de Português LNM a Surdos, por Pedro Barros

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos

Também no dia 18 de Fevereiro (sexta-feira) realiza-se na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, no Porto, uma prova de mestrado dedicada ao tema "Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos", por Anabela Ferreira Mota
.

Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no 2.º Ciclo do Ensino Básico: a perspectiva dos seus pares

No próximo dia 18 de Fevereiro realiza-se na Escola Superior de Educação de Lisboa uma prova de mestrado dedicada ao tema "Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais no 2º Ciclo do Ensino Básico: A Perspectiva dos Seus Pares", por Fernanda Maria Louça da Palma Rosa.

Recurso partilhado nas bibliotecas do 1.º Ciclo: um estudo de caso

No próximo dia 16 de Fevereiro realiza-se na Universidade Aberta, em Lisboa, uma prova de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares dedicada ao tema "Recurso partilhado nas bibliotecas do 1.º Ciclo: um estudo de caso", por Maria José da Conceição Domingos Cristóvão Peres.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ernesto, o menino com gaguez

Imagem do livro Ernesto, O Menino com Gaguez
(Coisas de Ler, 2010) de Mónica Gaiolas (texto) e
Zeca Cintra (ilustração). Na capa, o pequeno Ernesto
e o gato cinzento entre a família alargada.
Publicado em Novembro de 2010, Ernesto, O Menino com Gaguez (Editora Coisas de Ler) é um livro sobre a gaguez na infância e na família dirigido a crianças com mais de quatro anos, com texto de Mónica Gaiolas e ilustração de Zeca Cintra. A autora Mónica Gaiolas é terapeuta da fala e tem trabalhado em contextos escolares e clínicos com crianças com dificuldades de fala e de linguagem. Uma parte das receitas do livro reverte para a Associação Portuguesa de Gagos (APG). Na apresentação do livro podemos ler:

«A gaguez é uma patologia da comunicação que afecta não só a criança que gagueja mas também todo o seu meio envolvente. Ao gaguejar, a criança sente-se triste, irritada e frustrada por não ser capaz de passar a sua mensagem, os seus pais e familiares sentem-se impotentes por não saberem como ajudá-la, nem poderem fazer o problema desaparecer, e, por último, toda a sociedade se deixa impressionar com a fala de quem gagueja e muitas vezes não reage da melhor maneira.

Este livro infantil visa colmatar as lacunas descritas acima, introduzindo o tema gaguez, de forma lúdica e aprazível, permitindo que a criança não se sinta sozinha com o seu problema e que vá, ao longo do livro, conhecendo a gaguez, desmistificando os medos que dela possam advir e desenvolvendo comportamentos comunicativos que promovam a fluência da fala.

É igualmente um importante e único, até à data, material de apoio na intervenção terapêutica de psicólogos, terapeutas da fala e outros profissionais de saúde e educação, com estas crianças, ao nível da gaguez.
»
Mónica Gaiolas

Gaguez em contexto escolar: a criança com gaguez na escola

No próximo dia 26 de Fevereiro de 2011 a Oficina Didáctica organiza em Lisboa um workshop dedicado ao tema "Gaguez em contexto escolar: a criança com gaguez na escola" orientado por Mónica Gaiolas, terapeuta da fala, autora de Gaguez da Infância à Adolescência e de Ernesto, O menino com Gaguez. É sócia da Associação Portuguesa de Gagos (APG) e colaboradora da Eloquentia - Asociación Española de la Tartamudez y otros Trastornos del Habla, tem trabalhado com crianças, jovens e adultos com gaguez e com outros problemas de fala e de linguagem em contextos escolares e clínicos. Definição e etiologias da gaguez, mitos sobre a gaguez, papel da escola como interlocutor, gaguez na infância e gaguez em contexto escolar são algumas das questões abordadas. No texto de apresentação podemos ler:
[Obrigada Helena, pela partilha]