terça-feira, 29 de março de 2011

Educação especial

No próximo dia 31 de Março de 2011 a Biblioteca Municipal de Cantanhede e o Centro Local de Aprendizagem (CLA - Cantanhede) da Universidade Aberta organizam uma conferência dedicada ao tema "Educação Especial", uma iniciativa dirigida a educadores de infância, professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, animadores e técnicos da área social e da educação, bibliotecários, pais e estudantes. Educação especial, intervenção e avaliação de necessidades educativas especiais e software de comunicação com símbolos são algumas das questões em debate no presente encontro, que conta com uma sessão de apresentação do livro e do projecto “O Piolho Zarolho e o Arco-Íris da Amizade”, com participação da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra e da Universidade Aberta.

Pequenas histórias: a geografia das crianças. Práticas e representações de lugares do dia-a-dia de crianças portuguesas em idade escolar

No próximo dia 30 de Março de 2011 realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) uma conferência de homenagem a Manuela Malpique, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), com uma sessão de apresentação do livro Pequenas histórias: a geografia das crianças. Práticas e representações de lugares do dia-a-dia de crianças portuguesas em idade escolar. O livro será apresentado por Paulo Nogueira, investigador do Núcleo de Investigação sobre Expressões, Espaços e Tempos de Criatividade do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (CIIE-UP). Sobre o trabalho de Manuela Malpique podemos ler:

«Manuela Malpique licenciou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, e dedicou grande parte da sua vida ao ensino. Do básico ao superior - leccionou na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), na qual se doutorou em 1995 -, deixou profunda marca nos seus alunos, pelo rigor, pela empatia, pela liberdade criativa que era capaz de estimular. O seu currículo na área da Pedagogia é exemplar.
A sua sensibilidade criativa e empática levou-a a conduzir durante mais de vinte anos uma experiência de psicoterapia de grupo através da livre expressão plástica, com crianças e adolescentes seguidos no Centro de Saúde Mental Infantil do Porto (Hospital de Magalhães Lemos).
Fez formação pessoal em oniroterapia e, em 1987, foi admitida como membro titular da "Société Internationale des Téchniques d'lmagerie Mental et Onirothérapie" de Paris.
O domínio que possuía das técnicas do "Imaginário" levou-a a orientar experiências pedagógicas inovadoras na licenciatura em Ciências da Educação da FPCEUP, desde 1994, na disciplina anual que regia - "Desenvolvimento Sócio-Emocional e Técnicas de Expressão".
Nos últimos anos de vida dedicou-se a "Histórias de Vida" enquanto proposta para enriquecer a formação dos professores através da vivência pessoal e relacional, na aproximação ao aluno.
Faleceu em 1999. Em 2007, foi celebrada pela Universidade de Porto como Figura Eminente.»

terça-feira, 22 de março de 2011

Educação inclusiva e linguagem aumentativa

No âmbito do ciclo “Falando com quem faz…”, uma iniciativa a decorrer de Janeiro a Maio de 2011 organizada pela Pró-inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE), no próximo dia 26 de Março de 2011 realiza-se no Instituto Piaget, em Almada, uma sessão dedicada ao tema “Educação inclusiva e linguagem aumentativa” dinamizada por Helena Marques.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Trava ou destrava línguas

Imagem fotográfica de Anabela Brígida e
de Carla Bolito vestidas a rigor para dizer
"pipapapaquigrafo" em Trava ou Destrava
Línguas
.
De 22 a 24 de Março de 2011 apresenta-se Trava ou Destrava Línguas no Teatro Viriato, em Viseu, um espectáculo e uma oficina dirigidos a alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com criação e interpretação de Anabela Brígida e de Carla Bolito. Lenga-lengas, trava-línguas e poemas serão o ponto de partida para exercícios de dicção, fonética e articulação linguística. No texto de apresentação podemos ler:

«Três tristes tigres para três pratos de trigo que se juntam ao tempo que perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. Percebeste? Se não percebeste, faz que percebeste para que eu perceba que tu percebeste.

E se agora repetir estas frases iniciais mas mais depressa? Difícil? Talvez, mas este é o exercício de dicção e literacia proposto por Anabela Brígida e Carla Bolíto em
Trava ou Destrava Línguas um espectáculo construído a partir de lenga-lengas, trava-línguas e poemas de vários autores portugueses. Neste espectáculo, são trabalhadas as questões da fonética, da articulação linguística e da linguagem física como método de promoção da interacção entre actrizes e alunos.

No final do espectáculo, realiza-se um pequeno ateliê onde os participantes são desafiados a praticar alguns exercícios de respiração, concentração e de dicção mais utilizados no mundo da representação.
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terça-feira, 15 de março de 2011

Sensibilização à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais e metodologias activas e expressivas em educação especial

No âmbito do projecto “Acção Reflectida”, de Fevereiro a Dezembro de 2011 a Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE) e a Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) organizam quatro acções de formação dirigidas a professores, educadores de infância, auxiliares de acção educativa e pessoal não docente.

"Necessidades Educativas Especiais: Modos de Ser e Fazer", orientada por Elvira Silva, e "Planificar, Executar e Reflectir (PER) com alunos com Necessidades Educativas Especiais", orientada por Ana Rosa Trindade, foram as duas primeiras acções de formação a decorrer em Fevereiro e Março. As próximas acções de formação serão dedicadas ao temas "Sensibilização à Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais", orientada por Elvira Silva (1 a 28 de Junho), e "Metodologias Activas e Expressivas em Educação Especial", orientada por David Rodrigues e Luzia Lima (Novembro/Dezembro).

Escola inclusiva, modelos de intervenção em Necessidades Educativas Especiais (NEE), intervenção precoce, classificação internacional das Necessidades Educativas Especiais, avaliar, planificar, executar e reflectir com alunos com NEE, técnicas expressivas na formação pessoal e profissional dos educadores e professores e na formação dos alunos, sociometria e vínculos grupais, vivência de jogos, vivência de técnicas expressivas - dança, música, arte, drama - facilitadoras da aprendizagem, desenvolvimento da  criança em idade escolar, pedagogia do ensino e pedagogia da aprendizagem são algumas das questões abordadas ao longo do presente ciclo de formação.

Mais informação no sítio da Pró-Incusão.

Olha por mim - comunicar a arte trocando os sentidos: acessibilidade e inclusão

Imagem do cartaz da exposição de pintura multissensorial
Olha por mim
, patente no Edifício dos Serviços Sociais da
Câmara Municipal de Lisboa de 15 de Março a 15 de Abril
de 2011. Imagem de uma pintura de Mirtilo Gomes,
fragilidade e angústia com espigas de milho em fundo.
De 15 de Março a 15 de Abril de 2011 apresenta-se no Edifício dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa a exposição de pintura multissensorial Olha por mim, de Mirtilo Gomes, uma exposição adaptada para visitantes cegos e com baixa visão, através de descrição áudio e percurso táctil, e para visitantes surdos, através de um guia em vídeo com língua gestual portuguesa.

A assinalar a abertura da exposição, hoje realiza-se uma palestra dedicada ao tema "Comunicar a arte trocando os sentidos: acessibilidade e inclusão", por Josélia Neves e Walter Marcos, investigadores na área da acessibilidade e inclusão em espaços expositivos e museológicos. A inauguração conta com a presença da autora, Mirtilo Gomes é um heterónimo de Tânia Bailão Lopes.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Conferência europeia sobre leitura: literacia e diversidade

No âmbito da 17.ª Conferência Europeia sobre Leitura dedicada ao tema "Literacia e Diversidade", uma iniciativa que se realiza na Universidade de Mons (Bélgica) de 31 de Julho a 3 de Agosto de 2011, estão previstas três conferências: "A diversidade das línguas e das escritas: um desafio pedagógico na alfabetização inicial" por Emilia Ferreiro (DIE-CINVESTAV México), "O que nos diz a investigação sobre a formação de professores no domínio da leitura" por Victoria J. Risko (Vanderbilt University, Nashville, EUA, presidente da International Reading Association) e "Ensinar literacia nas escolas na Europa: análise comparativa de políticas de educação" por Nathalie Baïdak (EAEC Eurydice, Bélgica).

Programas de intervenção precoce, literacia familiar, dificuldades de leitura e deficiências, oralidade e literacia, processos e desenvolvimento da escrita, formação de professores e aprendizagens, bibliotecas e literacia, tecnologia e literacia são alguns dos temas previstos.