sexta-feira, 29 de abril de 2011

Intervenção precoce: parcerias colaborativas inter-profissionais

No âmbito das actividades da Escola Superior de Educação de Lisboa realiza-se hoje às 18h00 um seminário sobre intervenção precoce dedicado ao tema "Inter-Professional Collaborative Partnerships: the devil between directives and practice", com participação de Ana Kirby, chefe da equipa de Intervenção Precoce do Queen Elizabeth The Queen Mother Hospital e fundadora do Programa Sure Start (Reino Unido).

Necessidades educativas especiais: estilos parentais e adaptação psicológica de jovens integrados no programa integrado de educação e formação

Hoje realiza-se em Faro na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve uma prova de Mestrado em Psicologia da Educação com especialização em Necessidades Educativas Especiais dedicada ao tema "Estilos parentais e adaptação psicológica de jovens integrados no programa integrado de educação e formação", por Andreia Correia Santos.

A importância do imaginário na intertextualidade leitora, o contributo da educação intercultural na educação especial

No âmbito das actividades de formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti no dia 28 de Abril de 2011 realiza-se no Porto uma prova de Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Animação da Leitura dedicada ao tema "A importância do imaginário na intertextualidade leitora", por Cristina Maria Silva dos Santos
.

No dia 29 de Abril realiza-se uma prova de Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Educação Especial dedicada ao tema "Da (in)diferença à intervenção: O contributo da educação intercultural na educação especial", por Ana Sofia Salazar de Sousa Ribeiro.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Cata livros

Imagem de apresentação do sítio Cata Livros, um projecto da Casa da
Leitura e da Fundação Calouste Gulbenkian. Ilustração de uma casa de
portas, janelas e mais alguns esconderijos que dão acesso a histórias
e a livros.
















Hoje a equipa da Casa da Leitura e a Fundação Calouste Gulbenkian apresentam na Biblioteca Municipal de Oeiras uma sessão de lançamento de Cata Livros, um novo projecto na área da promoção da literatura infantil e juvenil. Numa primeira visita exploratória foram catados: um livro contado em voz alta, um livro que deu um filme, um livro digitalizado com páginas para virar, entrevistas a escritores nas versões áudio, audiovisual e texto. O sítio Cata Livros começa dedicado ao tema "Histórias de bichos estranhos".

Mais sobre Cata Livros no sítio da Fundação Calouste Gulbenkian.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Perturbações do desenvolvimento da linguagem, aprendizagem e cognição na criança

Nos dias 1 e 2 de Abril realiza-se em Coimbra um seminário dedicado ao tema "Problemas e desafios do desenvolvimento infantil", uma iniciativa organizada pelo Centro de Desenvolvimento Dr. Luís Borges e pelo Hospital Pediátrico de Coimbra. Problemas do desenvolvimento cognitivo e aprendizagem, dislexia, dificuldades na compreensão da leitura, epilepsia e aprendizagem, necessidades especiais da criança com défice auditivo e com défice visual, dificuldades específicas da linguagem e dificuldades de aprendizagem na criança com autismo são algumas das questões em debate no presente encontro, que conta com a participação de pediatras do Hospital Pediátrico de Coimbra e de Margaret Snowling  e Charles Hulme, investigadores da Universidade de York que têm trabalhado sobre dificuldades de desenvolvimento associadas à linguagem e à leitura.

O contributo da biblioteca escolar para o desenvolvimento e sucesso educativo das crianças com necessidades educativas especiais

No âmbito das actividades da Universidade Aberta realiza-se hoje em Lisboa uma prova de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares dedicada ao tema "O contributo da biblioteca escolar para o desenvolvimento e sucesso educativo das crianças com necessidades educativas especiais", por Maria Eduarda Faustino de Oliveira.