terça-feira, 27 de setembro de 2011

Chamada de trabalhos: derrubar barreiras, facilitar percursos

Nos próximos dias 28 e 29 de Outubro de 2011 realiza-se na Universidade Portucalense, no Porto, o II Congresso Internacional da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE), nesta edição dedicado ao tema "Derrubar barreiras. Facilitar percursos". Políticas em educação especial e inclusiva, educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE), relação entre a escola do ensino regular e o centro de recursos são alguns dos temas em debate no presente congresso. A comissão organizadora convida à apresentação de propostas de comunicação e de poster até ao próximo dia 30 de Setembro.

Mais informação disponível no sítio e no blogue da Pró-Inclusão.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ensino do Português como Língua Segunda/Língua não-materna a alunos surdos - o caso do pretérito perfeito simples do indicativo

No próximo dia 28 de Setembro realiza-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) uma prova de Mestrado em Português Língua Segunda Língua/Estrangeira dedicada ao tema "Ensino do Português como Língua Segunda/Língua não materna a alunos surdos - o caso do pretérito perfeito simples do indicativo", por Isabel Maria Amaral de Sousa.

Tiagolas e outras estórias

No próximo dia 27 de Setembro (18h00) realiza-se na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa uma sessão de apresentação do livro Tiagolas e outras estórias de Manuel Miranda, professor e pai do Tiago, um jovem adulto com multideficiência: «Um livro com estórias em que os protagonistas são pessoas com deficiência, promovido pelo Núcleo Distrital do Algarve do Movimento Pais-em-Rede.»
 
A sessão conta com a participação de Isabel Rodrigues (médica pediatra no Serviço de Consulta Externa do Desenvolvimento do Hospital Distrital de Faro), Filomena Rosa (responsável pela área de Educação Especial na Direcção Regional de Educação do Algarve e subcomissária do SNIPI - Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância), Sílvia António (psicóloga clínica na ASMAL - Associação de Saúde Mental do Algarve), Manuel Miranda (professor e autor do livro) e Maria Augusta Cunha (membro da coordenação do Núcleo Distrital do Algarve do Movimento Pais-em-Rede).

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Gestos de diferenciação pedagógica em leitura e escrita e sua relação com desempenhos escolares

No âmbito das actividades da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) amanhã, 14 de Setembro, realiza-se uma conferência dedicada ao tema "Les gestes de différenciation pédagogique en lecture et en écriture et leurs liens avec les performances scolaires", com Marie-France Morin, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Sherbrooke (Canadá) e investigadora que tem trabalhado sobre aprendizagem da leitura e da escrita na infância, dificuldades de aprendizagem e diferenciação pedagógica. A conferência realiza-se às 17h00 no anfiteatro da ESELx.

Mais sobre o trabalho de Marie-France Morin disponível no sítio da Universidade de Sherbrooke (vídeo).

sábado, 3 de setembro de 2011

XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: necessidades educativas especiais e educação inclusiva

De 7 a 9 de Setembro de 2011 realiza-se na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Coruña, na Galiza, o XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, uma iniciativa organizada por investigadores da Universidade da Coruña e do Instituto da Educação da Universidade do Minho com presidência de Alfonso Barca Lozano (Universidade da Coruña) e Bento Duarte da Silva (Universidade do Minho). Aprendizagem e intervenção psicoeducativa, necessidades educativas especiais e adaptação curricular, desenvolvimento e educação no ciclo de vida são alguns dos temas em debate no presente encontro, que conta com uma conferência dedicada ao tema "Desafio e organização escolar inclusiva" por David Rodrigues, professor do Instituto Piaget e presidente da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

Introdução à Psicologia da Música: desenvolvimento musical na infância e música no ensino com necessidades especiais

No âmbito da Escola de Verão 2011 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), de 5 a 10 de Setembro realiza-se um curso dedicado ao tema "Introdução à Psicologia da Música", orientado por Helena Rodrigues (professora da FCSH-UNL e fundadora da Companhia de Música Teatral) e por Nuno Arrais (investigador do Laboratório de Música e Comunicação na Infância do CESEM-UNL). Princípios de percepção musical e perturbações auditivas, aspectos psicomotores da prática vocal e instrumental, desenvolvimento musical na infância e na primeira infância, música e linguagem, emoção e expressividade musical, música no ensino com necessidades especiais e projectos de intervenção comunitária desenvolvidos pelo LAMCI - Laboratório de Música e Comunicação na Infância são algumas das questões em análise no presente curso.