quarta-feira, 26 de outubro de 2011

II Congresso Internacional da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial: Derrubar barreiras. Facilitar percursos

Nos próximos dias 28 e 29 de Outubro de 2011 realiza-se na Universidade Portucalense, no Porto, o II Congresso Internacional da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE), nesta edição dedicado ao tema "Derrubar barreiras. Facilitar percursos". Políticas em educação especial e inclusiva, educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE), relação entre a escola do ensino regular e o centro de recursos são alguns dos temas em debate no presente congresso.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Colóquio internacional de literaturas de língua portuguesa para crianças e jovens

Imagem de pormenor do cartaz do Colóquio Internacional
de Literaturas de Língua Portuguesa para Crianças e
Jovens que se realiza nos dias 26 e 27 de Outubro de
2011 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Ilustração de Danuta Wojciechowska do livro Ynari 
a Menina das Cinco Tranças, com texto de Ondjaki.
Nos próximos dias 26 e 27 de Outubro (quarta e quinta-feira) realiza-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) um Colóquio Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa para Crianças e Jovens, uma iniciativa organizada por Margarida Braga Neves, Beatriz Weigert, Bernardette Capelo Pereira e Carla Ferreira (comissão organizadora) no âmbito das actividades dos grupos de investigação sobre (1) Literatura e Cultura Portuguesas, 
(2) Literaturas e Culturas Africanas
 e (6) Brasil-Portugal – Cultura, Literatura, Memória do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL).

O colóquio organiza-se em torno de mesas temáticas: escrever para a infância e juventude (com participação de escritores e ilustradores: Manuel António Pina, José Jorge Letria, José Luandino Vieira, José Santos, Danuta Wojciechowska, Alice Vieira, Joel Rufino dos Santos, Juva Batella e Zetho Gonçalves), literaturas de Língua Portuguesa, literatura e ensino. As conferências de abertura serão dedicadas aos temas "Literatura para a infância e juventude em Portugal: das novas tendências ao discurso crítico" por José António Gomes (Escola Superior de Educação do Porto) e "Literatura infanto-juvenil: Portugal e Brasil em diálogo na contemporaneidade" por Maria dos Prazeres S. Mendes (Universidade de São Paulo).

Associadas às actividades do colóquio nos dias 25, 26 e 28 de Outubro realizam-se sessões em escolas cooperantes da Universidade de Lisboa, de 24 a 30 de Outubro realiza-se na FLUL uma feira do livro infanto-juvenil e de 26 a 31 de Outubro encontra-se patente na Biblioteca da FLUL uma exposição de ilustração de Danuta Wojciechowska.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A educação dos 0 aos 3 anos

Amanhã, 25 de Outubro, realiza-se na Escola Superior de Educação de Lisboa um seminário dedicado ao tema "A educação dos 0 aos 3 anos", com Júlia Serpa Pimentel e Teresa Vasconcelos, professoras que discutirão as orientações do Conselho Nacional de Educação para a educação dos zero aos três anos de idade.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

primeira neve

O rouxinol lava
Os pezinhos enlameados
Nas flores de ameixieira


Chuva de primavera —
Uma menina ensina
O gato a dançar


Issa Kobayashi (Japão, 1763-1827) in Primeira Neve
[haikus], Lisboa: Assírio & Alvim, 2002, p. 14
versões de Jorge Sousa Braga

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Haikus de pianos

Alifib, por Pascal Comelade



Rue des soeurs noires, por Pascal Comelade



"Alifib" e "Rue des soeurs noires" são duas músicas do disco Haikus de Pianos de 1992 de Pascal Comelade (1955), músico francês radicado em Barcelona cujo percurso musical tem sido especialmente marcado pela experimentação dos sons de instrumentos de brincar e de outros objectos habitualmente conotados com a infância (balões e palhinhas utilizados como instrumentos de sopro, por exemplo), a solo ou com o grupo Bel Canto Orchestra. Nestes Haikus ouvem-se dois pianos, um dos quais um pequeno instrumento de brincar.

A literacia da informação no ensino básico: modelos e práticas culturais

Amanhã realiza-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) uma apresentação do trabalho final de Doutoramento em Ciências da Educação com especialização em Literacias e Educação dedicado ao tema "A Literacia da Informação no Ensino Básico (1º Ciclo): Modelos e Práticas Culturais", por Ana Maria dos Santos Martins.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tocar, ouvir, sentir: o acesso à informação e à cultura

Imagem do programa da conferência
"Tocar, Ouvir, Sentir. O acesso dos
deficientes visuais à informação e à
cultura" organizada pelo Serviço de
Leitura para Deficientes Visuais da
Biblioteca Municipal de Coimbra
no dia 12 de Outubro de 2011.
Amanhã, 12 de Outubro, realiza-se na Casa Municipal da Cultura de Coimbra uma conferência dedicada ao tema "Tocar, Ouvir, Sentir. O acesso dos deficientes visuais à informação e à cultura", uma iniciativa organizada pelo Serviço de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Municipal de Coimbra no âmbito do projecto “Livros para os Sentidos, Sentido para os Livros". Arte e acessibilidade às expressões artísticas através de diferentes sentidos, inclusão digital, papel da biblioteca no acesso à informação, leitura de audiolivros e gravação de livros falados, leitura digital e leitura em braille e são algumas das questões em debate no presente encontro.

A última sessão será dedicada ao tema "A informação na ponta dos dedos" e aborda em especial a leitura adaptada para crianças cegas através da leitura com os dedos, da tradução da visão noutros sentidos, da adaptação de livros infanto-juvenis e de técnicas de leitura braille com leitura de um texto:

"Traduzindo a visão noutros sentidos", por Joana Branco, tradutora e professora do ensino básico e secundário

"O livro negro das cores
ou a aproximação do ver e não ver", pela Bruá Edição e Design
    "A adaptação de livros infanto-juvenis para as crianças cegas", pela Editora Les doits qui rêvent (contacto via skype com a editora francesa)

    "Mãos que lêem. Técnicas de leitura Braille com leitura de um texto", por Ana Fontes, ex-professora do ensino especial.

      IV seminário de educação inclusiva

      Nos próximos dias 21 e 22 de Outubro de 2011 realiza-se na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em Lisboa, o IV Seminário de Educação Inclusiva, uma iniciativa organizada por Isabel Rodrigues Sanches, Maria Odete Emygdio da Silva, Álvaro Pereira dos Santos, Anabela França Mota, Cláudia Tavares Colaço, Fernanda Maria Coelho e Maria Margarida Dias Costa (comissão organizadora) no âmbito das actividades do Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) da Universidade Lusófona.

      Construção do conhecimento em educação inclusiva, mediação para a inclusão em contextos educativos, dificuldades de aprendizagem, a linguagem no contexto das aprendizagens, sons da fala e aprendizagem da leitura e da escrita, lugar das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação inclusiva, utilização de redes sociais em multideficiência e as novas tecnologias como estratégia de resposta à diversidade dos alunos são algumas das questões em debate no presente encontro, que conta ainda com apresentações do Grupo de Dança da Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente (AFID) e das cooperativas de educação CERCILisboa e Cantores da CERCITejo. No âmbito do seminário serão ainda apresentados dois livros: Gestão das Aprendizagens na Sala de Aula Inclusiva, de Maria Odete Emygdio da Silva, e Em Busca de Indicadores de Educação Inclusiva. A “voz” dos professores de apoio sobre o que pensam, o que fazem e o que gostariam de fazer, de Isabel Sanches.

      O jogo simbólico no jardim de infância

      No âmbito das actividades de formação da Universidade de Évora no próximo dia 13 de Outubro realiza-se uma prova de doutoramento dedicada ao tema "O jogo simbólico no Jardim de Infância", por Maria Helena Rodrigues da Silva Costa.

      segunda-feira, 10 de outubro de 2011

      A construção da personagem: sopro, espelho, bicho, fora de si

      De 5 de Novembro de 2011 a 24 de Março de 2012 o Teatro o Bando organiza em Vale de Barris (Palmela) uma Confraria do Teatro com oficinas de formação para pequenos e grandes sobre a construção da personagem através de quatro linhas orientadas por Raul Atalaia, Nicolas Brites, Guilherme Noronha e Sara de Castro:
      • Linha do Sopro (personagens a partir da respiração) com crianças dos 4 aos 6 anos;
      • Linha do Espelho (personagens a partir de imagens do outro) com crianças dos 7 aos 11 anos;
      • Linha do Bicho (personagens a partir da composição do corpo) com adolescentes dos 12 aos 17;
      • Linha Fora de Si (personagens a partir de uma partitura de signos) com maiores de 18 anos.
      Sobre a construção da personagem diz-nos João Brites, director artístico do Teatro O Bando: «É a partir de uma sensação concreta que construímos a ficção, e é precisamente essa capacidade de inventar o que não existe, que estimula o pensamento.»

      Consciência fonológica: uma competência linguística fundamental na transição do ensino pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico

      No passado dia 3 de Outubro realizou-se na Universidade da Madeira uma prova de Mestrado em Psicologia da Educação dedicada ao tema "Consciência Fonológica: Uma competência linguística fundamental na transição do Ensino Pré-escolar para o 1º ciclo do Ensino Básico", por Inês Patrícia Rodrigues Ferraz.

      quinta-feira, 6 de outubro de 2011

      Que importância é atribuída à linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo?

      No âmbito do ciclo de conferências "Conversas sobre a Infância" hoje ao final da tarde (18h00, entrada livre) realiza-se na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, uma sessão dedicada à questão "Que importância é atribuída à linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo?", com Maria Helena Horta, professora da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (ESEC-UAlg).

      segunda-feira, 3 de outubro de 2011

      Quando eu for grande, com o Bando dos Gambozinos



      Quando eu for grande quero ser
      Um bichinho pequenino
      P'ra me poder aquecer
      Na mão de qualquer menino

      Quando eu for grande quero ser
      Mais pequeno que uma noz
      P'ra tudo o que eu sou caber
      Na mão de qualquer de vós

      Quando eu for grande quero ser
      Uma laje de granito
      Tudo em mim se pode erguer
      Quando me pisam não grito

      Quando eu for grande quero ser
      Uma pedra do asfalto
      O que lá estou a fazer
      Só se nota quando falto

      Quando eu for grande quero ser
      Ponte de uma a outra margem
      Para unir sem escolher
      E servir só de passagem

      Quando eu for grande quero ser
      Como o rio dessa ponte
      Nunca parar de correr
      Sem nunca esquecer a fonte

      Quando eu for grande quero ser
      Um bichinho pequenino
      Quando eu for grande quero ser
      Mais pequeno que uma noz

      Quando eu for grande quero ser
      Uma laje de granito
      Quando eu for grande quero ser
      Uma pedra do asfalto

      Quando eu for grande...
      Quando eu for grande...

      Quando eu for grande quero ter
      O tamanho que não tenho
      P'ra nunca deixar de ser
      Do meu exacto tamanho

       José Mário Branco (música) e Manuela de Freitas (letra)

      domingo, 2 de outubro de 2011

      O pesadelo do gambozino

      Esta noite sonhei
      que um menino dizia
      que eu não existia...


      Beatriz Osés, "O pesadelo do gambozino" in O Segredo do Papa-formigas,
      Faktoria K de Livros, Matosinhos: Kalandraka Editora, 2010,  p. 27.
      Tradução de Elisabete Ramos.

      Forças das crianças: novas tendências na intervenção precoce em Espanha e competências profissionais em contextos vulneráveis

      Amanhã, 3 de Outubro, realiza-se em Braga um seminário no âmbito das actividades do projecto europeu "Kids Strenghts: Crianças que vivem em contexto de vulnerabilidade de saúde mental", com coordenação portuguesa de Ana Maria Serrano no quadro do Instituto de Educação da Universidade do Minho. O seminário conta com as comunicações "Novas tendências na intervenção precoce em Espanha" por Pilar Gutiez Cuevas (professora da Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madrid que tem trabalhado sobre educação infantil e intervenção precoce) e "Análise das competências profissionais em contextos vulneráveis" por Cristina Sánchez Romero (professora do Departamento de Didáctica da UNED - Universidade Nacional de Educação à Distância de Espanha e investigadora que tem trabalhado sobre diversidade em contextos educativos, competências formativas e educação intercultural).

      Mais sobre o seminário no sítio da Universidade do Minho.

      A emergência de processos supervisivos no lançamento da rede pública de educação pré-escolar: memórias colectivas

      No âmbito das actividades de formação da Escola Superior de Educação de Lisboa no próximo dia 3 de Outubro realiza-se uma prova de mestrado dedicada ao tema "A emergência de processos supervisivos no lançamento da rede pública de educação pré-escolar: memórias colectivas", por Susana Isabel Lopes Guerra Alves (14h00, Anfiteatro da Escola Superior de Educação de Lisboa).