quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Co-ensino: influência no desenvolvimento das relações interpessoais e das competências de leitura e escrita

Também sobre aprendizagem da leitura e da escrita, no âmbito das actividades de formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto amanhã realiza-se uma prova de Mestrado em Educação Especial com especialização em Multideficiência e Problemas de Cognição dedicada ao tema "Co-ensino: influência no desenvolvimento das relações interpessoais e das competências de leitura e escrita" por Ana Paula Ferreira de Oliveira Gomes.

Informação disponível no sítio da Escola Superior de Educação do Porto.

Textos e aprendizagem da linguagem letrada

Amanhã ao final da tarde realiza-se no Anfiteatro da Escola Superior de Educação de Lisboa uma conferência sobre aprendizagem da linguagem letrada por Angélica Sepulveda, investigadora que tem trabalhado sobre leitura e aprendizagem, reescrita de textos literários pelas crianças e aprendizagem da escrita, desenvolvimento de competências em língua, entre outras questões.

As novas tecnologias na biblioteca escolar ao serviço da promoção da leitura recreativa

No âmbito das actividades de formação da Universidade Aberta amanhã (15 de Dezembro) realiza-se em Lisboa uma prova de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares dedicada ao tema "As novas tecnologias na biblioteca escolar ao serviço da promoção da leitura recreativa" por Maria Raquel Medeiros Oliveira Ramos.

Alunos com perturbações do espectro do autismo: desenvolvimento comunicativo

Na Escola Superior de Educação deLisboa realizou-se uma prova de mestrado dedicada ao tema "Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo: Utilização do Sistema PECS Para Promover  o Desenvolvimento Comunicativo" por Maria Armanda Fernandes Teixeira Gonçalves.

Práticas pedagógicas e autonomia do jardim-de-infância + Escuta de narrativas escolares de surdos

Também na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto realizaram-se duas provas de Mestrado em Ciências da Educação: "A educação que (não) conta: Práticas pedagógicas de educadoras no encontro da autonomia do jardim de infância" por Maria Cristina Neves Garcia Lema e "Vozes Surdas: Escuta de narrativas escolares de surdos desde a intervenção precoce ao ensino superior" por Natália Pereira Maltez.

Identificação de factores ambientes em contexto de sala de jardim-de-infância: envolvimento e participação de crianças com necessidades educativas especiais

Na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade do Porto realizou-se hoje uma prova de Mestrado Integrado em Psicologia com especialização em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano dedicada ao tema "Identificação de fatores ambientes em contexto de sala de jardim-de-infância: contributo para uma melhor caraterização do envolvimento e participação de crianças com NEE", por Elsa Sofia Mendes da Silva.

Desenvolvimento fonológico em crianças dos quatro anos e zero meses aos cinco anos e onze meses

No âmbito das actividades de formação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto hoje realizou-se uma prova de Mestrado em Linguística dedicada ao tema "Desenvolvimento fonológico em crianças dos quatro anos e zero meses aos cinco anos e onze meses", por Joana Teixeira Ramalho Moreira.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Estratégias transversais de compreensão na leitura

No Auditório do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro realiza-se amanhã de manhã uma prova de Mestrado em Didática dedicada ao tema "Estratégias transversais de compreensão na leitura", por Maria do Céu Fidalgo dos Santos Rodrigues.

Educação inclusiva: uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no 1.º Ciclo, papel da Educação Visual e Tecnológica (EVT) na inclusão de alunos com necessidades especiais no 2.º Ciclo

No âmbito das actividades de formação da Escola Superior de Educação de Lisboa amanhã à tarde, terça-feira, realizam-se duas provas de mestrado sobre educação inclusiva: "O Uso das TIC em Salas de Aula Inclusivas: Atitudes e Práticas de Professores de 1º Ciclo" por Lídia Maria Ferreira da Silva Xavier e "A Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais no 2º CEB: o papel do EVT" por Ana Isabel Canduzeiro Teixeira Coelho.

Informação disponível no sítio da Escola Superior de Educação de Lisboa.

Qualidade e inclusão na creche, contributo do Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) na inclusão na educação pré-escolar

Hoje à tarde realizam-se na Universidade de Aveiro duas provas de Mestrado em Ciências da Educação sobre dinâmicas de inclusão na educação pré-escolar: «Qualidade e inclusão na creche "X"» por Rita Sofia Cabral Rebelo e «Contributo do SAC na inclusão de uma criança na educação pré-escolar» por Maria Isabel Vidal Andril.

sábado, 10 de dezembro de 2011

P de Poesia

Imagem de divulgação de P de Poesia do Trigo Limpo
Teatro ACERT, em estreia no âmbito do FINTA - 17.º
Festival Internacional de Teatro ACERT, em Tondela.
Fotografia de Raquel Costa e do baú de onde
"Saem histórias pequeninas/ Com palavras a rimar".
No âmbito do FINTA - 17.º Festival Internacional de Teatro da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) de 5 a 16 de Dezembro o Trigo Limpo Teatro ACERT apresenta P de Poesia, um espectáculo de letras e palavras para crianças com mais de quatro anos com selecção, encenação e interpretação de Raquel Costa a partir de O Meu Primeiro Álbum de Poesia de Alice Vieira, Cem Poemas Sobre a Infância (organizado por José Fanha e José Jorge Letria), Poemas da Mentira e da Verdade de Luisa Ducla Soares, Poesia Portuguesa para a Infância (Editora Girassol), "Ai Margarida" (poema) de Álvaro de Campos e "Canção" (poema) de António Gedeão. A próxima sessão realiza-se no domingo (11 de Dezembro, 15h00 e 17h00), de 12 a 16 de Dezembro P de Poesia apresenta-se em escolas de Tondela.

De um Baú se faz cozinha
Da cozinha se faz Quarto
Contam-se 4 poemas
E logo a seguir mais 4…

E por aí adiante
D'um Baú a saltitar
Saem histórias pequeninas
Com palavras a rimar

11 Poetas conhecidos
12 Poemas de encantar
Neste baile de palavras
Fica a pergunta no ar

O que é a poesia?
Alguém me sabe explicar?


«No seguimento dos dois últimos espectáculos do TRIGO LIMPO teatro ACERT destinados à infância, estreamos esta nova Produção em que o P não é só de Poesia, mas engloba muitas outras Possibilidades!

P de… Portátil

À semelhança dos espectáculos anteriores, esta criação pode ser apresentada em espaços não convencionais, já que não necessita dos recursos específicos utilizados habitualmente num palco. Pelo contrário, ao conjugar a representação com um cenário que serve de Pano de fundo a cada poema, torna-se possível levá-la a salas de aula e bibliotecas, entre muitos outros espaços.

P de… Português

Este trabalho baseia-se numa selecção de vários autores lusófonos que dispensam apresentações. Cada Poema é uma Peça de um Puzzle singular, dando a conhecer o imenso legado que é a Poesia na nossa língua. De Álvaro de Campos a Alice Vieira, passando por António Gedeão, José Fanha, José Jorge Letria e Luísa Ducla Soares, eis um espectáculo com P maiúsculo!

P de… Pequenitos

Escolhemos textos que se adequam ao imaginário infantil, de forma a levar a Poesia aos mais novos de forma lúdica e descontraída. As Pequenas histórias escondidas em cada Poema, conjugadas com o cenário e a encenação, criam um enredo divertido, com o qual o Público de Palmo e meio se poderá identificar.»

Raquel Costa (adaptado)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Educação especial: multideficiência e problemas de cognição - dificuldades de linguagem, intervenção precoce, inclusão de alunos com autismo

No âmbito das actividades de formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto na próxima segunda-feira, 12 de Dezembro, realizam-se três provas de Mestrado em Educação Especial com especialização em Multideficiência e Problemas de Cognição: "Avaliação e intervenção em dificuldades de linguagem no pré-escolar" por Liliana Tavares da Costa, "Intervenção precoce: como intervir num caso de atraso global do desenvolvimento" por Ana Isabel Magalhães Pique e "Socialização e inclusão de alunos com autismo no ensino regular" por Joaquim dos Santos Sampaio.

Informação disponível no sítio da Escola Superior de Educação do Porto.

O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica

No âmbito do ciclo de Seminários Abertos 2011 do Mestrado em Ciências da Educação
 com especialização em Animação da Leitura, no próximo dia 10 de Dezembro de manhã realiza-se na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto) um seminário dedicado aos temas "O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica. Um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico" e "Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito. Um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico", com Fernanda Leopoldina Viana, professora do Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança que tem trabalhado sobre desenvolvimento da linguagem, aprendizagem e promoção da leitura. É membro da equipa do projecto Casa da Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian e do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura (PNL).

Mais informação no sítio da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

A síndrome autista: investigação clínica e práticas de tradução

No Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro realiza-se hoje uma prova de Mestrado em Tradução Especializada dedicada ao tema "A síndrome autista: investigação clínica e práticas de tradução", por Ana Catarina da Silva Andrade.

Formação contínua de educadores de infância em contexto de trabalho

Hoje realiza-se na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) uma prova de Mestrado em Ciências da Educação dedicada ao tema "Formação contínua de educadores de infância em contexto de trabalho: Dinâmicas formativas e dispositivos de mediação", por Ana Maria Rodrigues da Silva.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Primeiras produções gestuais em crianças surdas + Surdos isolados: a construção de cidadania, identidade e iliteracia

Também amanhã realizam-se na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) duas provas de Mestrado em Ciências da Educação sobre surdez: "Primeiras produções gestuais em crianças surdas - Gestos espontâneos e modelados: Alterações em parâmetros sub-lexicas" por Regina da Conceição Martins Lopes Silva e "Surdos isolados, um estudo de caso: A construção de cidadania, identidade e iliteracia" por Ana Susana da Silva Cortes.

As representações das educadoras de infância na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais

Na âmbito das actividades de formação da Escola Superior de Educação de Lisboa no próximo dia 7 de Dezembro realiza-se uma prova de mestrado dedicada ao tema "As Representações das  Educadoras  de Infância na Inclusão de Crianças com NEE", por Sónia Ramos Joaquim.

Oficina de sociologia da infância: perspectivas sociológicas para a educação de infância

Hoje à tarde realiza-se no Auditório do Centro Multimédia do Instituto da Educação da Universidade do Minho, em Braga, a primeira Oficina de Sociologia da Infância dedicada ao tema "Perspetivas Sociológicas para a Educação de Infância", uma iniciativa organizada por Manuel Sarmento e Natália Fernandes no âmbito das actividades do Departamento de Ciências Sociais da Educação. Complexidade da vida no contexto da educação infantil, culturas infantis e educação pré-escolar no movimento da escola moderna são algumas das questões em debate.

Programa

15h00-18h00 - Oradores
Ana Coelho - Repensar a Educação de Infância
Altino Filho - Complexidade da vida no contexto da educação infantil
Manuela Sampaio - Culturas infantis e educação pré-escolar: a ação do movimento da escola moderna
Teresa Graça - "Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é sermos filhos e essas coisas da família?"

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A leitura conjunta de livros, a literacia emergente e as práticas educativas - avaliação de uma oficina de formação no contexto educativo

Também na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) realiza-se amanhã uma prova de Mestrado Integrado em Psicologia com especialização em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano dedicada ao tema "A leitura conjunta de livros, a literacia emergente e as práticas educativas - avaliação de uma oficina de formação no contexto educativo" por Mónica Silva Paiva.

Integração e suporte social: o contributo do apoio pelos pares

Também na Universidade de Aveiro realiza-se no Auditório do Departamento de Educação uma prova de Mestrado em Ciências da Educação dedicada ao tema "Integração e suporte social: o contributo do apoio pelos pares" por Eugénia dos Santos Silva Taveira.

Contributos para a promoção da qualidade de contextos pré-escolares inclusivos

No âmbito das actividades de formação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) amanhã realiza-se uma prova de Mestrado em Temas de Psicologia com especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança dedicada ao tema "Contributos para a promoção da qualidade de contextos pré-escolares inclusivos" por Maria Guiomar Vieira Mendes Alves Coelho.

Formando o cidadão desde o jardim-de-infância: o contributo das práticas de avaliação das aprendizagens dos educadores de infância em colaboração com a família

No âmbito das actividades de formação da Universidade de Aveiro amanhã realiza-se uma prova de Doutoramento em Didáctica e Formação dedicada ao tema "Formando o cidadão desde o jardim-de-infância: o contributo das práticas de avaliação das aprendizagens dos educadores de infância em colaboração com a família", por Rita Leal.

sábado, 3 de dezembro de 2011

A arca

Imagem de pormenor do lagarto verde repousado no tapete
de feltro, realizados por Dina Ladina (bonecos) e por Diana
Regal e Academia Sénior do Fundão (manufactura do
tapete) para a história musicada A Arca que se apresenta
de 4 a 6 de Dezembro de 2011 no espaço A Moagem
- Cidade do Engenho e das Artes (Fundão).
De 4 a 6 Dezembro 2011 apresenta-se A Arca no espaço A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, uma história musicada e sensorial com criação e interpretação de Maria Radich a partir de texto de Regina Guimarães, com música de Ricardo A. Freitas e bonecos de Dina Ladina. A acção desta história desenrola-se num tapete feito por Diana Regal e pela Academia Sénior do Fundão no âmbito da Oficina do Feltro:

«Um tapete de feltro minuciosamente trabalhado por um grupo de seniores do Fundão torna-se o ponto de partida para contar uma possível História da lã. Não a História factual, mas uma história sensorial contada através da Arca de Noé de Regina Guimarães. Assim um tapete transforma-se numa arca onde, dois a dois, os animais eleitos embarcam durante 40 dias, salvando-se do dilúvio anunciado. Iremos descobrir que animais são estes e o que aconteceu nestes dias, enchendo o corpo de ideias e o tapete de movimento.»

Mais informação no sítio de A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes.

Motofonia - um solo poético para todas as infâncias

No âmbito do FINTA - 17.º Festival Internacional de Teatro da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) hoje à noite apresenta-se Motofonia em Tondela, um solo de exploração de sons e invenção de instrumentos com concepção e interpretação de Fernando Mota: «Os sons contam histórias que não precisam de palavras. Levam-nos a sítios. Dentro de nós. Onde nunca antes estivemos. Não entendemos tudo. Não precisamos de entender tudo. Pressentimos uma harmonia. E partilhamos esse espaço de convergência. Encontramo-nos neste sítio que se chama "agora". E talvez nunca nos voltemos a cruzar. Temos isto em comum. O estar.»



«Fernando Mota teve, desde sempre, um fascínio pela transformação de objectos do quotidiano em instrumentos musicais, objectos sonoros. Mecanismos que, para além de fontes geradoras de som, funcionem como engenhos cénicos comunicantes pelo seu lado visual e simbólico.

Através de um loop sampler, grava, reproduz e sobrepõe qualquer som em tempo real, criando paisagens sonoras, construções rítmicas, coros ou mesmo diversas camadas de "silêncio"… O artista interessa-se pelas histórias dos objectos e pelas viagens através das quais eles nos podem levar. Interessa-se pelas viagens e pelos espaços através dos quais elas nos podem levar. Interessa-se pelos espaços e pelas imagens através das quais eles nos podem levar. O artista quer deixar-se levar.»

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Questões de funcionalidade - avaliação/intervenção + A importância dos pares no apoio à participação social das crianças com incapacidades

No âmbito das actividades de formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto no próximo dia 5 de Dezembro de 2011 realizam-se duas provas de Mestrado em Educação Especial com especialização em Multideficiência e Problemas de Cognição: "Questões de funcionalidade - avaliação/intervenção: estudo de um caso" por Daniela Romeu Viana Amoroso e "A importância dos pares no apoio à participação social das crianças com incapacidades: estratégias facilitadoras da transição" por Fátima Daniel Sousa Durães.

Informação disponível no sítio da Escola Superior de Educação do Porto.

Gestão da informação e bibliotecas escolares: projecto das história animadas

No âmbito das actividades de formação da Universidade Aberta no próximo dia 5 de Dezembro de 2011 realiza-se em Lisboa uma prova de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares dedicada ao tema "Projecto das histórias animadas. Um estudo exploratório na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Afonso Rodrigues Pereira Lourinhã", por Rute Isabel Ferreira Marta Nunes.

Aquela nuvem




- É tão bom ser nuvem,
Ter um corpo leve
e passar, passar.

- Leva-me contigo.
Quero ver Granada.
Quero ver o mar.

- Granada é longe,
o mar é distante,
não podes voar.

- Para que te serve
ser nuvem, se não
me podes levar?

- Serve para te ver.
E passar, passar.


"Aquela nuvem" de Eugénio de Andrade (1923-2005)
in Poemas de bibe por Mário Viegas e por Manuela de Freitas
Lisboa: UPAV, 1990.

Mais sobre Aquela nuvem e outras