quarta-feira, 30 de maio de 2012

A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar. Implicações na construção do sucesso escolar

No âmbito do ciclo de workshops "Aos sábados na ESEC" no próximo dia 2 de Junho realiza-se na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) uma sessão dedicada ao tema "A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar. Implicações na construção do sucesso escolar" com Lucília Salgado, professora da Escola Superior de Educação de Coimbra. No texto de apresentação podemos ler:

«Trabalhos desenvolvidos numa linha Piagetiana (E. Ferreiro e A. Teberosky) revelaram o modo como as crianças, antes de iniciarem a aprendizagem formal da leitura e da escrita (alfabetização), demonstram motivação e se organizam para a sua aprendizagem, constroem representações sobre a funcionalidade da leitura e da escrita e desenvolvem conceptualizações sobre a estrutura do texto escrito.

Compreensão na leitura e construção na identidade

Amanhã à tarde realiza-se na Universidade de Aveiro uma prova de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico dedicada ao tema "Compreensão na leitura e construção na identidade", por Cátia Teixeira Pinheiro.

Os pares e a cultura popular: a arte como processo social na infância

Imagem do cartaz da conferência "Os
pares e a cultura popular: a arte como
processo social na infância" com
Christine Marmé Thompson que se
realiza no dia 30 de Maio de 2012 na
Universidade do Minho.
No âmbito do Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2011/2012, uma iniciativa organizada pelo Instituto de Educação e pelo programa de Doutoramento em Estudos da Criança da Universidade do Minho, hoje realiza-se em Braga uma sessão dedicada ao tema "Peers and Popular Culture: Art as Social Process in Childhood" com Christine Marmé Thompson, professora da Escola de Artes Visuais da Universidade da Pensilvânia (EUA) que tem trabalhado sobre cultura da infância, aprendizagem da arte, criação artística infantil e contextos educacionais das crianças pequenas. Neste mesmo dia Christine Marmé Thompson orienta um workshop dedicado ao tema "Estar lá: aprender com as crianças em contextos de criação artística".

terça-feira, 29 de maio de 2012

Um estudo sobre práticas colaborativas em intervenção precoce no contexto jardim de infância

No âmbito das actividades de formação da Escola Superior de Educação de Lisboa hoje realiza-se uma prova de mestrado dedicada ao tema "Um Estudo sobre Práticas Colaborativas em Intervenção Precoce no Contexto Jardim de Infância/Pré-Escolar" por Delina Moniz Fernandes.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Conversas sobre... parentalidade

No âmbito do ciclo "Conversas sobre...", uma iniciativa organizada por Miguel Narciso, Irene Santos, Cristina Querido e Isabel Passarinho no âmbito das actividades do Laboratório de Aprendizagens, no próximo dia 30 de Maio de 2012 realiza-se no Estoril (Cascais) uma sessão dedicada ao tema da parentalidade com participação de Luísa Beltrão (presidente do Movimento Pais-em-Rede - Juntos por Pessoas Especiais), Júlia Serpa Pimentel (ISPA-IU, coordenadora do projecto Oficinas de Pais) e mães que já participaram nas Oficinas de Pais.

Desenvolvimento da linguagem na criança: hábitos orais e perturbações de fala

Hoje à tarde realiza-se na Universidade de Aveiro uma prova do programa doutoral em Ciências e Tecnologias da Saúde dedicada ao tema "Desenvolvimento da linguagem na criança: hábitos orais e perturbações de fala" por Maria de Fátima de Andrade Costa.

Escuta as minhas mãos



Vídeo com imagens do livro Escucha mis manos (2008) de Alvarito Cuevas, publicado pela editora mexicana Tecolote que assim o apresenta: «Apesar de não escutar nem falar, a Karen sabe expressar-se. Através de uma rica variedade de gestos esta simpática menina convida o leitor a conversar com ela e a partilhar significados. Poemas, fotografias e um alfabeto de signos introduzem os leitores, de forma natural e emotiva, ao mundo dos surdos.»

Mais sobre o livro no sítio das Ediciones Tecolote.

sábado, 26 de maio de 2012

Língua gestual portuguesa: língua. ensino. interpretação

No dia 26 de Maio realizam-se na Escola Superior de Educação de Coimbra as I Jornadas da Língua Gestual Portuguesa dedicadas ao tema "Língua. Ensino. Interpretação", uma iniciativa organizada pela Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa em homenagem ao tricentenário do nascimento de Charles-Michel de L’Épée, Abbé L’Épée (1712-1789), pioneiro no ensino de língua gestual e fundador da primeira escola para surdos em Paris (França).

Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa no passado e no presente, língua gestual do lado dos ouvintes, aquisição da língua e intervenção precoce, livros infantis de surdos no mundo, músicas interpretadas em língua gestual portuguesa, gesto e voz são algumas das questões em debate no presente encontro, que termina com uma sessão de "Poesia Surda".

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Jogar com a diversidade linguística e cultural no pré-escolar

No âmbito das actividades de formação da Universidade de Aveiro hoje realizaram-se três provas de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico dedicadas ao tema do jogo no jardim-de-infância: "Jogos sem fronteira" por Hélder Martins dos Santos, "O jogo e a sensibilização ao mundo das culturas no pré-escolar" por Ana Rita Santos Rocha e "Jogar com a diversidade linguística e cultural no pré-escolar" por Cindy Tavares Henriques.

A força das palavras

Imagem do livro Poemas da Mentira e da
Verdade (Livros Horizonte, 2005) de Luísa
Ducla Soares (poemas) e Ana Cristina
Inácio (ilustração). Na capa, ilustração de
uma vermelha maçã habitada por
uma menina, uma lagarta e quem mais?
Juntei várias letras -
escrevi um letreiro.

Acendi as brasas -
que grande braseiro!

Soltei quatro berros -
armei um berreiro.

Juntando formigas
fiz um formigueiro.

Será que com carnes
se faz um carneiro?


Luísa Ducla Soares, "A força das palavras", in Poemas da Mentira e da Verdade, Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vozes e rostos da literatura infanto-juvenil portuguesa: simpósio sobre a obra de Luísa Ducla Soares

Amanhã realiza-se na Universidade do Minho, em Braga, um simpósio dedicado à poeta e escritora Luísa Ducla Soares, uma iniciativa organizada por Sara Reis da Silva (professora de Literatura para a Infância e a Juventude no Instituto de Educação da Universidade do Minho) e por João Manuel Ribeiro (Tropelias & Companhia), que paralelamente ao encontro promovem uma mostra bibliográfica dedicada aos quarenta anos de trabalho da autora na área da literatura infantil e juvenil.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Da poesia ao desenvolvimento da competência literária

No âmbito das actividades de formação da Universidade do Minho amanhã de manhã realiza-se no Instituto de Educação, em Braga, uma prova de Doutoramento em Estudos da Criança com especialização em Literatura para a Infância dedicada ao tema "Da Poesia ao Desenvolvimento da Competência Literária: Propostas Metodológicas e Didáticas para o Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico", por Isabel Souto e Melo.

Informação disponível no sítio blogue Mediadores, Livros e Leitores (Instituto de Educação da Universidade do Minho).

terça-feira, 22 de maio de 2012

Os alunos surdos e a matemática: um projecto de intervenção em geometria

No âmbito das actividades de formação da Escola Superior de Educação de Lisboa hoje ao início da tarde realiza-se uma prova de mestranda dedicada ao tema "Os Alunos Surdos e a Matemática: Um Projecto de Intervenção em Geometria", por Laura Calado Nunes.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Formação inclusiva: práticas inclusivas em sala de aula e dificuldades de leitura e escrita

No dia 19 de Maio realiza-se na Universidade de Évora uma Conferência Internacional em Formação Inclusiva, uma iniciativa organizada por Luísa Grácio, Adelinda Candeias, Cristina Rosário, Elisa Chaleta, Isabel Fialho, Marília Cid, Maria José Saragoça e Vítor Cruz (comissão organizadora) no âmbito das actividades do projecto de investigação "DISTINC - Developing na In-Service Training for Inclusive Classroom Pratices" e do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE). Práticas inclusivas em sala de aula, dificuldades de leitura e escrita iniciais e dificuldades na fluência e na compreensão da leitura são alguns dos temas em debate.

Expressão musical e desenvolvimento da compreensão na leitura

No âmbito das actividades de formação da Universidade de Aveiro no próximo dia 31 de Maio realiza-se uma prova de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico dedicado ao tema "Expressão musical e desenvolvimento da compreensão na leitura", por Filipa Silva.

Nuvem de canções de embalar (nanas)

Nana 0013



Música "Nana 0013" de Germán Díaz (caixa de música) integrada no disco Nube de nanas para Aspace que reúne músicas de embalar criadas para a associação Aspace Valladolid, uma associação de apoio a crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral de Espanha.


A la rú



Música "A la rú" de Javier Bergia (voz e música) integrada no disco Nube de nanas para Aspace que reúne músicas de embalar criadas para a associação Aspace Valladolid, uma associação de apoio a crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral de Espanha.


Entrevista com Germán Díaz



Entrevista com Germán Díaz sobre o disco Nube de nanas para Aspace que reúne músicas de embalar criadas para a associação Aspace Valladolid, uma associação de apoio a crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral de Espanha.

«La idea de editar un disco de nanas dedicado a ASPACE rondaba hace tiempo por mi cabeza... he tenido la suerte de poder tocar en su centro varias veces y he comprobado - con verdadera emoción - la importancia de la música para los niños, y el estímulo mágico que supone.

"Yo, en mi vanidad" - como dirían Les Luthiers - pensé en ir escribiendo algunas melodías y abusar del magisterio de amigos músicos para disfrazar mi torpeza en el arte de componer; cuál fue mi sorpresa al saber que - presentada mi proposición -, o muchos de ellos estaban haciendo o acababan de hacer una nana y, los que no, la harían encantados.


En el discreto laboratorio empírico en el que, a veces, convierto mi cabeza, sintetizo la reacción de los artistas, y el compuesto resulta alentador: todos, sin excepción, se han volcado en este proyecto dedicado a los niños, a su sensibilidad, a la vida cotidiana de ASPACE.»