quinta-feira, 21 de junho de 2012

Li2012 - Investigação em leitura, literatura infantil e ilustração

Imagem do cartaz do Li2012 - Encontro de Investigação em
Leitura, Literatura Infantil e Ilustração que se realiza nos
dias 22 e 23 de Junho de 2012 no Instituto de Educação da
Universidade do Minho.
Nos próximos dias 22 e 23 de Junho realiza-se no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, o Li 2012 - Encontro de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração nesta edição dedicado ao tema "Leitura (Avaliação, Ensino, Dificuldades)", uma iniciativa organizada pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC
) da Universidade do Minho e pela Littera – Associação Portuguesa para a Literacia.

Leitura e desenvolvimento da competência textual, concepções e práticas de leitura de professores de português, ensino da leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico, vocabulário e consciência fonológica na aquisição da leitura, antologias poéticas para a infância, narrativa gráfica e desenvolvimento da competência leitora multimodal, o livro para a infância na idade dos media interactivos, uso das tecnologias de informação e comunicação na melhoria da compreensão leitora, contributo da biblioteca escolar na promoção da leitura, reconhecimento de palavras no 1º Ciclo de Ensino Básico, percurso escolar de alunos disléxicos, dislexia e problemas no desenvolvimento, compreensão leitora em crianças com Síndrome de Asperger são algumas das questões em debate no presente encontro.

A educação inclusiva e a família

No próximo dia 23 de Junho realiza-se em Oeiras um seminário dedicado ao tema "A Educação Inclusiva e a Família", uma iniciativa organizada pela Federação de Associações de Pais do Concelho de Oeiras (FAPCO) e pela Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE). Relação entre escola e família no contexto das necessidades educativas especiais (NEE), educação inclusiva, relação dos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) e escola são algumas das questões em debate no presente encontro, que conta com uma sessão cultural sobre arte e educação inclusiva.

Educação, aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos através da investigação e da prática

De 21 a 23 de Junho realiza-se em Lisboa o 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação nesta edição dedicado ao tema “Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática”, uma iniciativa organizada por Lourdes Mata, Francisco Peixoto, José Castro Silva, José Morgado e Vera Monteiro (comissão organizadora) no âmbito das actividades do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Contextos educativos e qualidade, contextos sociais e desenvolvimento, interculturalidade, inclusão e educação, intervenção educativa em comunidades, intervenção precoce, educação e diversidade, relação entre escola, família e comunidade são alguns dos temas em debate no presente encontro.

Entre as conferências plenárias contam-se "Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais: Questões Fundamentais" por Luís de Miranda Correia (IPODINE  e  Universidade do Minho), "Interacções sociais e descoberta da linguagem escrita aos 5 anos" por Maria Margarida d’Orey Alves Martins (ISPA- Instituto Universitário), "Theory, Practice and Research in Family Literacy Intervention" por Peter Hannon (University of Sheffield) e "Achievement Emotions: Functions, Origins, and Educational Practices" por Reinhard Pekrun (University of Munich).

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Comunicação e cultura no desenvolvimento humano: teorias e boas práticas inclusivas

Nos próximos dias 15 e 16 de Junho realiza-se em Lisboa um seminário dedicado ao tema "Comunicação e Cultura no Desenvolvimento Humano: Teorias e boas práticas inclusivas", uma iniciativa organizada no âmbito das actividades do Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio (MCATA) e da Linha de Investigação em LENT do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). A sessão conta com tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa.

Importância dos livros em formatos acessíveis no desenvolvimento da literacia, perturbações da comunicação na infância, necessidades educativas especiais e participação cultural inclusiva, importância da tecnologia na comunicação da criança com paralisia cerebral e baixa visão, o tacto no desenvolvimento formativo e educativo de crianças com deficiência visual, musicografia Braille no contexto do apoio a alunos cegos, o olhar surdo numa perspectiva cultural, linguística e pedagógica, Língua Gestual Portuguesa e inclusão, diversidade humana e intervenção artística são algumas das questões em debate no presente encontro. No âmbito do seminário realiza-se uma sessão de apresentação do livro Comunicação e Cultura Inclusivas de Augusto Deodato Guerreiro, apresentado por José A. Bragança de Miranda.

[Obrigada Inês, pela partilha]

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Maria Keil e os voos

Imagem do livro História de um rapaz (Livros
Horizonte, 1973) de Matilde Rosa Araújo (texto)
e Maria Keil (ilustração). Desenho a traço preto
"Pássaro livre", a lançar voo num sono
aninhado em colo, árvore, pedra.
Ao longe os barcos.



























 «(...) Tanto a sua obra é pura, força de uma natureza de todas as estações, seus traços, suas cores levitam aéreos – mas reais e presentes.

Lembro a sua casa na Travessa do Abarracamento de Peniche, o seu quartinho por detrás das descarnadas traves pombalinas.

E da varanda alta e florida de verdes, os longes do céu, dos telhados de Lisboa, do rio – longes que trazem o sagrado do silêncio. E a Maria olha. O seu olhar de menina sábia. Suas mãos de leveza alada. Maria na varanda.

Ave de espanto e de espantos. Encantamento que ri, que recusa chorar.

E Maria tanto sente no silêncio do seu amar.

Maria, obrigada de todo o coração.

Encontrar seu voo em livros meus foi, para mim, um raro presente da vida que a sua generosidade nunca me recusou.

Maria, que suas mãos continuem, por muito tempo, a voar. Menina sábia em sua varanda.»

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sensibilização à diversidade cultural e linguística na infância + Conto tradicional, literatura infantil e conhecimento do mundo

No âmbito das actividades da Universidade de Aveiro nos próximos dias 11 e 12 de Junho realizam-se duas provas do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: "Sensibilização à diversidade cultural e linguística na infância" por Lúcia Henriques e Costa e "Conto tradicional, literatura infantil e Conhecimento do Mundo" por Andreia Morais Osório.

Histórias com vento lá dentro

Imagem do cartaz da conferência
"Histórias com vento lá dentro" que
se realiza no dia 9 de Junho de 2012
no Auditório dos Paços do Concelho
de Torres Vedras. Na ilustração, cabelos
ao vento.
Amanhã, sábado, realiza-se em Torres Vedras uma conferência dedicada a "Histórias com vento lá dentro", uma iniciativa com coordenação de Noémia Santos organizada em parceria com a Escola Secundária Henriques Nogueira. Voz e narrativas sobre o vento, canto do vento e canto humano, promoção da leitura e da literacia são algumas das questões abordadas no presente encontro com participação de Noémia Santos, Manuela Batista e Conceição Gonçalves. No texto de apresentação podemos ler:

«"Histórias com vento lá dentro" é uma conferência, destinada a educadores, professores e pais no âmbito da promoção da leitura e da literacia literária e científica, em que o vento funciona como mote para uma viagem pelo reino das histórias que existem nos livros e que nos são trazidas pelos ventos.

E assim, o canto dos ventos, que aqui se associa ao canto dos homens, feito de palavras que nascem no rumor das folhas dos livros para depois se deixarem ouvir, com força, sugerem-nos que as histórias trazidas pelos ventos, e que andam à solta pelo mundo, carregando aromas distantes, música de pássaros, canções de colo, rimas, histórias de encantar.
»