quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tornar-se professor de educação especial: uma abordagem biográfica

No âmbito das actividades de formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL) hoje realiza-se uma prova de doutoramento no ramo de Educação com especialização em Formação de Professores dedicada ao tema "Tornar-se Professor de Educação Especial: Uma Abordagem Biográfica" por Isabel Pizarro Madureira.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Família, escola, crianças com necessidades educativas especiais, intervenção precoce

Nos próximos dias 12 e 13 de Setembro realizam-se na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve duas provas de Mestrado em Psicologia da Educação sobre crianças com necessidades educativas especiais: "Uma relação de parceria entre a família e a escola - contributos para a sua análise no caso de crianças com necessidades educativas especiais" por Stephanie da Silva e "Satisfação das famílias de crianças com necessidades educativas especiais em intervenção precoce" por Inês Margarida Palma Correia.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Do cuidar ao falar: tendências recentes em primatologia social e etologia humana

De 10 a 12 de Setembro realiza-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) um colóquio internacional dedicado ao tema "From Grooming to Speaking: Recent trends in social primatology and human ethology", uma iniciativa organizada por Nathalie Gontier, Olga Pombo e Marco Pina no âmbito das actividades do projecto de investigação "Epistemologia e Filosofia da Biologia" do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL). Origens da comunicação e da linguagem humana, evolução da mente e da linguagem, desenvolvimento e evolução da capacidade de atenção conjunta, estudos sobre linguagem gestual, gestos no desenvolvimento da linguagem da criança são algumas das questões em debate no presente encontro.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Famílias e intervenção precoce: ecologia do desenvolvimento

Nos próximos dias 13 e 14 de Setembro realiza-se no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, a 1.ª Conferência Internacional sobre Intervenção Precoce e a Conferência Anual da Associação Europeia de Intervenção Precoce (EURLYAID) dedicadas ao tema geral "Famílias e Intervenção Precoce: Ecologia do Desenvolvimento", uma iniciativa organizada com a Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) por Luís Borges (ANIP), Ana Maria Serrano (Universidade do Minho, ANIP e Eurlyaid), Ana Paula Loução Martins, Anabela Santos (Universidade do Minho), Ana Paula Aveleira, Cristina Miranda, Fernando Raposo (ANIP) e Jacques Schloesser (Eurlyaid, Luxemburgo).

A conferência encontra-se organizada em torno de sessões plenárias, simpósios e sessões de apresentação de posters: aprendizagens e desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar, perspectivas sobre políticas, pesquisas e práticas de intervenção precoce a nível europeu e internacional, envolvimento da família e da comunidade na intervenção precoce, infância e necessidades especiais, inclusão de crianças com deficiência, participação das crianças no jardim-de-infância, sinalização de crianças com perturbações da linguagem, aquisição de gestos e desenvolvimento da comunicação em bebés, paralisia cerebral e intervenção precoce, papel da brincadeira e do jogo, da fala e da leitura na melhoria da comunicação e da linguagem são algumas das questões em debate.