sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dificuldades de aprendizagem: cérebro, cognição e emoção

No âmbito do Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança hoje realiza-se no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, uma sessão dedicada ao tema "Dificuldades de Aprendizagem: Cérebro, Cognição e Emoção", com Vítor Cruz, professor do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH-UTL) que tem trabalhado sobre educação especial, intervenção na leitura e dificuldades de aprendizagem específicas. No texto de apresentação podemos ler:

«Dificuldades de Aprendizagem é um termo utilizado há cinquenta anos e, de um modo muito simples, refere-se a um conjunto de alterações nas aprendizagens escolares (e.g., leitura, escrita e matemática) e cognitivas (e.g., atenção, memória), independentemente de se verificarem as adequadas condições socioculturais e pedagógicas.

Não obstante estas características, as Dificuldades de Aprendizagem estão frequentemente associadas a elevadas habilidades percetivas, de imaginação e de criatividade, muitas vezes negligenciadas pela escola, verificando-se que esta experiência escolar negativa acarreta, não raramente, efeitos psicológicos nefastos para o aprendiz.

Não obstante a sua componente neurobiológica ser uma questão incontornável, que abordaremos numa fase inicial da nossa conferência, é necessário ter em consideração que as Dificuldades de Aprendizagem também envolvem aspetos de natureza cognitiva. Deste modo, uma segunda preocupação será exatamente a de refletir sobre esta componente.

Por último, e como não podia deixar de ser, será abordada a componente emocional associada às Dificuldades de Aprendizagem, pois aquela é uma constate em todos os comportamentos humanos, não sendo a aprendizagem uma excepção.»