sábado, 17 de julho de 2010

I Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos

Nos próximos dias 19 e 20 de Julho de 2010 realiza-se em Braga o I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, uma iniciativa organizada pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Processamento cognitivo-linguístico em crianças com perturbações da linguagem, direitos dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas, a tecnologia assistida no âmbito das necessidades educativas especiais, dificuldades de aprendizagem da leitura, compreensão leitora e consciência fonológica são algumas das questões em debate no presente seminário.


Algumas comunicações:
  • "Marcadores do processamento cognitivo-linguístico em Português europeu para crianças em idade escolar com perturbações da linguagem", por  Anabela Cruz Santos, Julia Evans e Luís Miranda Correia (San Diego State University e Universidade do Minho) 
  • "Defesa dos direitos dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: um estudo sobre a perspectivas dos pais", por Judite Marília Fernandes Ferreira e Ana Paula Loução Martins (Associação de Pais e Amigos da Criança, Barcelos e Universidade do Minho) 
  • "Necessidades educativas especiais: trabalho educativo utilizando a tecnologia assistida como ferramenta", por Dorcely I. B. Garcia, Maria Teresa C. Gonzaga, Maria Júlia L. Ribeiro, Marlene Ap. W. Simionato, Valéria Cristina Sanzovo (Univ. Estadual de Maringá) 
  • "Uma intervenção psicopedagógica no contexto da inclusão: Jogos eletrônicos e avaliação interativa", por Cristina Lúcia M. Coelho, Daniel Pagnin, Claudio Lyra Basto e Arina Martins (Universidade Federal Fluminense) 
  • "Squeak e dificuldades de aprendizagem específicas ao nível da leitura: Estudo de caso", por Eliana Clélia Leal Faria (Universidade do Minho) 
  • "A inclusão escolar da criança autista: Análise de relacionamentos em sala", por Graça D. Santos e Susana B. Sardinha (Universidade de Évora)
  • "As percepções dos educadores de infância acerca da intervenção precoce", por Maria Marlene Rodrigues e Maria João Beja (Univ. Madeira) 
  • "Modelo de atendimento à diversidade: Práticas eficazes no ensino da leitura junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas", por Paula Marisa F. V. Alves, Ana Paula Loução Martins e Luís Augusto de Miranda Correia (Instituto Politécnico Bragança e Universidade do Minho)
  • "Relação entre a compreensão de leitura e a consciência fonológica", por  Acácia A. A. Santos, Thatiana Helena Lima, Fernando José Silveira, Nubiorlândia R. P. Oliveira e Érika M. Leme (Universidade São Francisco/Itatiba)
  • "Impacto e adequação de um programa de treino da consciência fonológica em idade pré-escolar", por  Maria Sónia T. G. Domingos e Teresa B. Leal (Universidade do Porto)
  • "Competências de literacia, de numeracia e sociais em dois períodos do desenvolvimento da criança: No pré-escolar e no 1º ano de escolaridade", por Aguiar, T. e Leal, T. (Universidade do Porto)
  • "Intervenção nas competências de compreensão leitora: Avaliação de um programa de intervenção no 4º ano de escolaridade", por Olinda Vinhas e Teresa Leal (Universidade do Porto)
  • "Impacto de um programa de literacia familiar com pais de crianças em idade pré-escolar", por Joana Cruz e Iolanda Ribeiro (Câmara Municipal de Matosinhos e Universidade do Minho)
  • "Concepções de pais de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem da leitura e escrita", por Patrícia Pacheco e Lourdes Mata (ESE Torres Novas e ISPA, Lisboa) 
  • "Concepções dos educadores e práticas de literacia no jardim-de-infância", por Liliana Marques e Lourdes Mata (Universidade Técnica de Lisboa e ISPA, Lisboa).
Algumas comunicações sobre surdez infantil e necessidades especiais:
  • "Interacções mãe-criança surda durante a leitura de livros de histórias: dois estudos de caso", por Leandra Coelho e Margarida Alves Martins (ISPA, Lisboa)
  • "Incluir, colaborar e participar: Desafios da inclusão de estudantes surdos no ensino regular", por  Joaquim Melro e Margarida César (Universidade de Lisboa)
  • "Surdez infantil e dificuldades de aprendizagem", por Fausto Fernandes e Filomena Ermida da Ponte (Hospital de Guimarães e Universidade Católica Portuguesa, Braga) 
  • "Gestuário multimédia: Um instrumento estratégico para a aprendizagem da língua gestual portuguesa", por Guilherme L. Pereira e Filomena Ermida da Ponte (Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso e Universidade Católica Portuguesa, Braga).