terça-feira, 5 de outubro de 2010

Estimular a linguagem na criança e desenvolver a consciência fonológica

Durante Outubro de 2010 a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria (APPC-Leiria) promove duas acções de formação sobre desenvolvimento da linguagem e da consciência fonológica:
  • Programas de desenvolvimento de linguagem no autismo (5 e 9 de Outubro).
  • Estimular a linguagem na criança e desenvolver a consciência fonológica (30 de Outubro).
Orientadas por Sónia Amado, terapeuta da fala com experiência de trabalho na área da multifideficiência - perturbações da linguagem, fonoaudiologia clínica, motricidade orofacial, audiologia e voz, comunicação aumentativa e tecnologias de apoio, entre outras questões -, as presentes acções de formação são desenvolvidas no âmbito do projecto "Comunicação, cognição e alimentação na criança portadora de deficiência":



«A Comunicação é um processo complexo e dinâmico de transferência de informação utilizada pelo indivíduo; É uma necessidade básica e vital e um mecanismo através do qual se desenvolvem as relações humanas. O Homem, enquanto ser social, necessita de interagir, expressar necessidades e sentimentos e partilhar informações e experiências.


Sabendo que a maior parte da população comunica de forma multi-modal, utilizando simultaneamente a fala, os gestos, as expressões faciais, existem porém outras formas de comunicação, tais como desenhos, símbolos ou palavras escritas. Apesar de a fala ser, sem dúvida, a forma mais imediata e comum de expressão, nem todos os indivíduos são capazes de a utilizar para comunicar. Existem perturbações que podem afectar crianças, jovens e adultos de comunicarem naturalmente com os seus pares, nomeadamente, deficiência motora, deficiência mental, autismo, atraso no desenvolvimento da linguagem, afasia, entre outras. As perturbações de comunicação em crianças dificultam o processo de ensino, e o desenvolvimento natural decorrente em qualquer ambiente social, uma vez que as oportunidades para vivenciarem essas situações de aprendizagem estão condicionadas, afectando geralmente a capacidade cognitiva destas crianças.
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Mais informação no sítio da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria.