sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Psicomotricidade na deficiência visual (0-6 anos)

Imagem do folheto do III Curso
Psicomotricidade na Deficiência
Visual que se realiza no dia 27 de
Novembro em Coimbra. Desenho
colorido de um menino que brinca
com um camião vermelho e azul.
No próximo dia 27 de Novembro de 2010 a Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) organiza em Coimbra o III Curso sobre Psicomotricidade na Deficiência Visual. O curso assume como principais objectivos: conhecer as características gerais do desenvolvimento motor nas crianças dos 0 aos 6 anos, compreender a relação entre desenvolvimento motor e visão, adquirir noções práticas sobre prevenção e redução de danos psicomotores em crianças com deficiência visual.

Abordagem histórica, enquadramento e elementos básicos da psicomotricidade, desenvolvimento motor da criança com deficiência visual nos primeiros anos de vida e aspectos diferenciais no desenvolvimento da criança com deficiência visual são algumas das questões abordadas no curso. No texto de apresentação sobre a abordagem da psicomotricidade podemos ler:

«Observemos uma criança de dois anos que brinca com um jogo de ovos que se encaixam uns nos outros.
A criança segura  o ovo e sente-o com as mãos, com a boca. Sente que esse objecto é duro, liso e de forma arredondada.
A criança olha para o ovo e confirma as impressões tácteis: não existem pontas nem arestas; o objecto não muda de forma quando tocado; é colorido.
A criança atira-o para o chão: ouve o barulho da queda do objecto, vê-o rolar.
A criança apanha o ovo, roda-o em todos os sentidos... Eis que o ovo se abre e um ovo menor sai de lá de dentro... Aproxima as duas partes e quase prende os dedos... algumas manipulações levam-na a descobrir que o ovo é composto por duas partes que ela pode aproximar ou afastar. Além disso o conjunto dessas duas partes pode conter um objecto menor: um outro ovo... Afinal de contas, aproximar essas duas partes é uma operação delicada. Daí em diante, a criança irá sempre aproximar as peças a serem encaixadas com alguma precaução: a emoção acarretará um comportamento diferente.
Dessa observação podemos concluir que, a partir de uma experiência simples de origem motora, a criança vai receber informações que classificará paulatinamente, num conjunto de indicações similares percebidas noutras circunstâncias. Assim adquirirá uma noção clara, por exemplo, de "forma arredondada", de "dentro" ou de "pequeno".
Portanto, a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afectivo estão intimamente ligados na criança: a psicomotricidade quer destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afectividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica.»
(Adaptado de Psicomotricidade, Educação e Reeducação,
A. De Meur e L. Staes, 1991)
Programa

1. Introdução

2. Abordagem histórica e enquadramento da psicomotricidade
  • Modelos teóricos da psicomotricidade
  • Principais autores
  • Objectivos da psicomotricidade
  • Diagnóstico e intervenção psicomotora
3. Elementos básicos da psicomotricidade
  • Tonicidade; Equilíbrio; Lateralidade; Noção do corpo; Estruturação espácio-temporal; Praxia global; Praxia fina
4. Desenvolvimento motor da criança com deficiência visual nos primeiros anos de vida
  • Fases do desenvolvimento motor
  • Aspectos diferenciais no desenvolvimento da criança com deficiência visual
5. Observação de um estudo de caso
  • Visionamento de uma filmagem
  • Aplicação de uma checklist do desenvolvimento motor
6. Discussão final