terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Educação inclusiva: concepções e práticas

No dia 15 de Dezembro de 2010 realiza-se em Évora o II Seminário Internacional "Educação Inclusiva: Concepções e Práticas", organizado pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora. Avaliação e intervenção inclusivas, práticas inclusivas em contexto de sala de aula, ultrapassar barreiras e histórias da ciência acessíveis na perspectiva da educação inclusiva são algumas das questões em debate.

Apresentação

«Passados dezasseis anos sobre a Declaração de Salamanca a Educação Inclusiva é uma meta para a sociedade europeia a nível escolar e a nível social. Persistem, porém, múltiplas interrogações sobre o significado conceptual e prático da Educação Inclusiva.

A sociedade actual, focalizada no conhecimento, na comunicação e na globalidade confronta-nos com múltiplas diversidades culturais, sociais e pessoais e desafia-nos a repensar o(s) seu(s) significado(s) e as práticas educacionais decorrentes. Persistem na actualidade, por um lado, múltiplas concepções explícitas – de natureza teórica e política – e implícitas – como valores e atitudes – que marcam as narrativas e as práticas educativas inclusivas. Identificam-se, também, uma diversidade de práticas inclusivas que envolvem múltiplos contextos escolares formais e informais, familiar e comunitário; e múltiplos actores: professores, psicólogos, pais, o próprio aluno, e outros agentes educativos.

Este seminário reúne contributos, decorrentes dos Projectos DAFFODIL e DISTINC, conjugando múltiplos olhares sobre Concepções e Práticas em Educação Inclusiva. Estes múltiplos olhares cruzam perspectivas de pesquisadores e práticos de formação multidisciplinar, provenientes de vários países. As temáticas seleccionadas, longe de abarcarem todo o espectro da Educação Inclusiva, constituem algumas das que mais preocupam a comunidade educativa no nosso país.»

Programa

16h30 - Sessão de Abertura
António Borralho (CIEP/UE)
José Verdasca (DREA)
Luís Sebastião (Organização/UE)

17h00 - Apresentação dos resultados dos Questionários da CIF (titulo a definir)
Maria José Saragoça (DREA)

Modelo PASS: Contributos para uma Avaliação e uma Intervenção Inclusivas
Vítor Cruz (FMH) e Cristina Rosário (Escola Conde Vilalva)

17h45 - Pausa

18h00 - Concurso Escola Alerta – Histórias da Ciência ao Alcance de Todos
Escola de Estremoz

Concurso Escola Alerta – Vencendo Barreiras com a Mária
Escola de Montemor

Apresentação de um Novo Projecto Europeu (Comenius) no âmbito da inclusão, intitulado: «Developing an In-Service Training in Inclusive Classroom Practices»
Luísa Grácio (DISTINC/UE)

19h15 - Sessão de Encerramento