segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Passa a outro e não ao mesmo: um abraço grátis

Imagem da capa do livro Um Vôo
Brechtiano
(Editora Perspectiva,
1992), organizado por Ingrid
Dormine Koudela.
Entre uns livros escolhidos na Livraria Trama na semana passada vinha Um Vôo Brechtiano, organizado por Ingrid Dormien Koudela. Uma frase e depois outra prenderam a atenção e já não foi possível deixá-lo por lá. Por causa dos sobre-voos? Também. Na hora de fazer contas ofereceram-me este voo, assim de surpresa, uma vez sem exemplo. Bela prenda.

Dois dias depois, ao passar numa movimentada rua de Lisboa, uma menina adolescente parou à minha frente para oferecer "um abraço grátis". Ainda não tinha ouvido falar desta corrente de abraços que anda a percorrer cidades pelo mundo e mostrei-me por isso muito surpreendida. Soube bem o abraço.

E o que tem isto a ver com sobre-voos e necessidades especiais na infância?

«(...) Havia muito canto, as falas precisavam ser claras, portanto não poderíamos deixar de trabalhar a voz dos atores. O tempo era curto. Coube-nos a tarefa de propor alguns exercícios. Para melhorar a emissão e projeção da voz e reforçá-la em toda a sua extensão, fizemos exercícios de escalas ascendentes e descendentes em várias alturas e intensidades, usando as sílabas mi-lá-dó. Trabalhamos várias sequências de três sons. Para melhorar a articulação usávamos frases curtas que privilegiassem fonemas básicos na nossa fala, por exemplo: "A madrasta falava da sacada da casa da praça". Durante os exercícios observava-se o uso da respiração e a preparação geral do corpo para falar ou cantar. Mais alguns pequenos textos que foram trabalhados:

Pára-me de repente o pensamento
Como se de repente sossegado
Parasse-me todo o movimento.


Tatu Tauató
Tatuetê Tai
Tem Tanto Tatu
Não Tem Tatui.


(...)

O sonho atávico de voar, que atinge todo ser humano, apossou-se dos atores, a ponto de sonharem realmente com vôo. Sonho - real. É sonho sobre sonho. (...)»

Socorro Santiago, "O protocolo: instrumento de trabalho de Bertolt Brecht,
um recurso metodológico" in Um Vôo Brechtiano,
São Paulo: Editora Perspectiva, 1992, pp. 108-111.

Um abraço à Trama, bom 2011.