sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Autismo: construir para intervir. Construção de materiais para intervenção precoce no autismo

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CADIn) organiza no próximo dia 15 de Janeiro de 2011 em Cascais um workshop dedicado ao tema "Autismo: Construir para Intervir. Construção de Materiais para Intervenção Precoce no Autismo", orientado por técnicos do Núcleo das Perturbações do Espectro do Autismo do CADIn. Diagnóstico precoce das perturbações do espectro do autismo (PEA), estratégias de intervenção nos domínios da interacção social, da comunicação e do comportamento, pré-requisitos académicos e construção de materiais são alguns dos temas em análise neste encontro, especialmente dirigido a educadores de infância, pais, profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação. No texto de apresentação do workshop podemos ler:

O Autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento que implica dificuldades nas áreas da Interacção Social, Comunicação e Comportamento. A gravidade da perturbação e as suas características variam, pelo que se fala actualmente em Perturbações do Espectro do Autismo (PEA).


Quanto mais precocemente se iniciar a intervenção, melhores serão os resultados.

Programas de intervenção precoce estruturados, especializados e consistentes contribuem para melhorias significativas nas capacidades e comportamentos destas crianças.

Esta formação tem como objectivo oferecer respostas específicas de intervenção, com base no ensino estruturado, para serem aplicadas no contexto de infantário e/ou familiar.


Programa

09h00 – Recepção

09h30 – As Perturbações do Espectro do Autismo: Diagnóstico Precoce

10h00 – Estratégias de Intervenção:
 - Interacção Social
 - Comunicação
 - Comportamento
 - Pré-requisitos académicos

11h30 –  Intervalo

11h45 –  Construção de Materiais

13h00 –  Almoço

14h30 –  Construção de Materiais

15h45 –  Intervalo

16h00 – Visionamento de sessões de intervenção no Cadin

16h45 – Entrega de Certificados