«A disgrafia manifesta-se na dificuldade de aprendizagem da escrita na sua componente mais motora. Esta acção de formação tem como objectivo a definição da disgrafia enquanto Dificuldade de Aprendizagem Específica e, entre outros, dar a conhecer materiais e técnicas de intervenção que permitam minorar os efeitos destas dificuldades em contexto de sala de aula.»
Enquadramento
A disgrafia manifesta-se na dificuldade de aprendizagem da escrita, na sua componente mais motora. Uma vez que “os problemas ao nível da caligrafia podem ter repercussões em todas as áreas curriculares” (Scheib, Tiburtius, Hartnell & Henderson, 2003) torna-se pertinente uma avaliação precoce e rigorosa destas competências.
Objectivo
- Definir a Disgrafia enquanto Dificuldade de Aprendizagem Específica.
- Reflectir sobre que factores interferem com a legibilidade da caligrafia.
- Dar a conhecer os instrumentos e materiais direccionados para a avaliação da caligrafia, com o intuito de fornecer dados para uma posterior intervenção.
- Praticar a análise e avaliação da caligrafia em amostras.
18h15 – Recepção e Secretariado
18h30 – Definição, critérios de diagnóstico e características de disgrafia
Análise da caligrafia: modelação
Análise da caligrafia: factores chave na avaliação – Forma, Tamanho, Alinhamento, Espaçamento, Inclinação, Qualidade do traço, Apresentação
Avaliação da caligrafia: como avaliar – provas, instrumentos, cotação
Avaliação da caligrafia: actividade prática
Debate
Metodologia: apresentação formal de conteúdos, actividades práticas, análise de documentos, partilha de materiais, discussão aberta.