- Olhos que ouvem… Mãos que falam. Aprendizagem da LGP por parte de alunos ouvintes, por Gabriela Silva
- Gestuar e ouvir: o intérprete de LGP, por Luísa Gonçalves
- A formação em LGP: História de um percurso, por Lurdes Gonçalves
- SignWriting: um sistema de escrita das línguas gestuais – aplicação à Língua Gestual Portuguesa, por Rafaela Silva
- Crescer bilingue: as crianças ouvintes filhas de pais Surdos, por Joana Sousa
- O aspecto verbal em LGP, por Neuza Santana
- O reconhecimento da LGP na educação, por Helder Duarte
- A educação bilingue de alunos surdos. Da legislação à Prática, por Maria do Céu Gomes
- Ver para ler, LGP, LP e literacia, por Tânia Martins
- Entre línguas se (des)constrói o texto: interferência linguística da LGP na LP, por Isabel Correia
- Materiais bilingues: uma área de Intervenção prioritária, por Paulo Carvalho
- O projeto Literacia: uma proposta para o ensino de Português LNM a Surdos, por Pedro Barros
Sobre literatura infantil:
- Sobre o encantamento da literatura: algumas sugestões para professores do ensino básico, por Cristina Mello (FLUC)
- Percursos da Literatura Infantil e Juvenil, por Leonor Riscado e Rui Veloso (ESE Coimbra)
- De A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, a O Largo de Manuel Fonseca: Proposta de um pequeno roteiro de leitura de contos literários em Língua Portuguesa para o Ensino Básico, por Isabel Delgado
- Influencia de las creencias de las docentes en el proceso de alfabetización inicial, por Montserrat Bigas e Maria Rosa Gil (Universidade Autónoma de Barcelona)
- Ensinar a compreender. Da teoria à prática pedagógica, por Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho)
- Ensinar Português: algumas palavras que herdámos, por Carlos Reis (FLUC/UAberta)
- O desenvolvimento da consciência fonológica na transição entre o Pré-escolar e 1.º CEB, por Célia Sim-Sim
- Aqui há som! – Consciência fonológica e diversidade textual, por Rita Gonzalez e Isabel Correia
- Avaliação da compreensão na leitura: características e processo de construção do TCL - Teste de Compreensão Leitora, por Irene Cadime, Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda Ribeiro
- Ensinar a compreender. Leitura e compreensão, por João Vaz
- Building bridges between texts: from intertextuality to intertextual reading and learning.Theoretical challenges and classroom resources, por Georgia Kalogirou
- Ler no ecrã: contributo para uma reflexão sobre estratégias de ensino da leitura na aula de português, por Dulce Melão e João Balula
- Leitura, informações em rede e imagens mentais, por Adriana Baptista (ESE Porto)
- Entre leitores e buscadores, por Angeli Rose
- Um- Dois, Menino(s)- Menina(s): género e número no pré-escolar, por Anabela Machado
- Introdução precoce da Língua Portuguesa em Moçambique e o empoderamento da rapariga, por Madalena Baptista
- Biblioteca escolar: no outro lado do espelho, por Ana Bela Martins (RBE)
- Escrever: processo e emoção nos alunos do Ensino Básico, por Luís Barbeiro (ESE Leiria)
- Do processo de escrita e do uso do computador à multimodalidade, por Madalena Teixeira (ESE Santarém)
- Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais, por Natália Pires
- Aprendendo a arte de escrever no 1.º CEB, por Cristina Pinto
- Da literacia dos adultos à literacia familiar: as aprendizagens das crianças na família, por Carmo Gomes (Vice-presidente da Agência Nacional para as Qualificações)
- Competências para a vida: a literacia dos adultos, por Patrícia Ávila (ISCTE-IUL)
- Literacia familiar e desenvolvimento de competências de literacia, por Lurdes Mata.