terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

II Encontro Internacional do Ensino da Língua Portuguesa

De 10 a 12 de Fevereiro de 2011 relizou-se nem Coimbra o II Encontro Internacional do Ensino da Língua Portuguesa, uma iniciativa organizada pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Promoção da leitura, literacia, ensino da literatura, promoção e desenvolvimento da escrita, tecnologias de informação e comunicação (TIC), Língua Gestual Portuguesa (LGP) e ensino bilingue foram alguns dos temas abordados. Algumas comunicações sobre surdez, Língua Gestual Portuguesa (LGP) e bilinguismo:
  • Olhos que ouvem… Mãos que falam. Aprendizagem da LGP por parte de alunos ouvintes, por Gabriela Silva 
  • Gestuar e ouvir: o intérprete de LGP, por Luísa Gonçalves 
  • A formação em LGP: História de um percurso, por Lurdes Gonçalves 
  • SignWriting: um sistema de escrita das línguas gestuais – aplicação à Língua Gestual Portuguesa, por Rafaela Silva 
  • Crescer bilingue: as crianças ouvintes filhas de pais Surdos, por Joana Sousa
  • O aspecto verbal em LGP, por Neuza Santana 
  • O reconhecimento da LGP na educação, por Helder Duarte 
  • A educação bilingue de alunos surdos. Da legislação à Prática, por Maria do Céu Gomes 
  • Ver para ler, LGP, LP e literacia, por Tânia Martins 
  • Entre línguas se (des)constrói o texto: interferência linguística da LGP na LP, por Isabel Correia 
  • Materiais bilingues: uma área de Intervenção prioritária, por Paulo Carvalho 
  • O projeto Literacia: uma proposta para o ensino de Português LNM a Surdos, por Pedro Barros

Sobre literatura infantil:
  • Sobre o encantamento da literatura: algumas sugestões para professores do ensino básico, por Cristina Mello (FLUC) 
  • Percursos da Literatura Infantil e Juvenil, por Leonor Riscado e Rui Veloso (ESE Coimbra) 
  • De A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, a O Largo de Manuel Fonseca: Proposta de um pequeno roteiro de leitura de contos literários em Língua Portuguesa para o Ensino Básico, por Isabel Delgado
Sobre ensino do Português e alfabetização:
  • Influencia de las creencias de las docentes en el proceso de alfabetización inicial, por Montserrat Bigas e Maria Rosa Gil (Universidade Autónoma de Barcelona) 
  • Ensinar a compreender. Da teoria à prática pedagógica, por Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho) 
  • Ensinar Português: algumas palavras que herdámos, por Carlos Reis (FLUC/UAberta)
Sobre consciência fonológica:
  • O desenvolvimento da consciência fonológica na transição entre o Pré-escolar e 1.º CEB, por Célia Sim-Sim 
  • Aqui há som! – Consciência fonológica e diversidade textual, por Rita Gonzalez e Isabel Correia
Sobre compreensão leitora:
  • Avaliação da compreensão na leitura: características e processo de construção do TCL - Teste de Compreensão Leitora, por Irene Cadime, Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda Ribeiro
  • Ensinar a compreender. Leitura e compreensão, por João Vaz
Sobre leituras:
  • Building bridges between texts: from intertextuality to intertextual reading and learning.Theoretical challenges and classroom resources, por Georgia Kalogirou 
  • Ler no ecrã: contributo para uma reflexão sobre estratégias de ensino da leitura na aula de português, por Dulce Melão e João Balula
  • Leitura, informações em rede e imagens mentais, por Adriana Baptista (ESE Porto)
  • Entre leitores e buscadores, por Angeli Rose
  • Um- Dois, Menino(s)- Menina(s): género e número no pré-escolar, por Anabela Machado
  • Introdução precoce da Língua Portuguesa em Moçambique e o empoderamento da rapariga, por Madalena Baptista
  • Biblioteca escolar: no outro lado do espelho, por Ana Bela Martins (RBE)
Sobre aprendizagem da escrita:
  • Escrever: processo e emoção nos alunos do Ensino Básico, por Luís Barbeiro (ESE Leiria) 
  • Do processo de escrita e do uso do computador à multimodalidade, por Madalena Teixeira (ESE Santarém) 
  • Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais, por Natália Pires 
  • Aprendendo a arte de escrever no 1.º CEB, por Cristina Pinto
Sobre literacias:
  • Da literacia dos adultos à literacia familiar: as aprendizagens das crianças na família, por Carmo Gomes (Vice-presidente da Agência Nacional para as Qualificações) 
  • Competências para a vida: a literacia dos adultos, por Patrícia Ávila (ISCTE-IUL)
  • Literacia familiar e desenvolvimento de competências de literacia, por Lurdes Mata.