terça-feira, 29 de março de 2011

Pequenas histórias: a geografia das crianças. Práticas e representações de lugares do dia-a-dia de crianças portuguesas em idade escolar

No próximo dia 30 de Março de 2011 realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) uma conferência de homenagem a Manuela Malpique, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), com uma sessão de apresentação do livro Pequenas histórias: a geografia das crianças. Práticas e representações de lugares do dia-a-dia de crianças portuguesas em idade escolar. O livro será apresentado por Paulo Nogueira, investigador do Núcleo de Investigação sobre Expressões, Espaços e Tempos de Criatividade do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (CIIE-UP). Sobre o trabalho de Manuela Malpique podemos ler:

«Manuela Malpique licenciou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, e dedicou grande parte da sua vida ao ensino. Do básico ao superior - leccionou na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), na qual se doutorou em 1995 -, deixou profunda marca nos seus alunos, pelo rigor, pela empatia, pela liberdade criativa que era capaz de estimular. O seu currículo na área da Pedagogia é exemplar.
A sua sensibilidade criativa e empática levou-a a conduzir durante mais de vinte anos uma experiência de psicoterapia de grupo através da livre expressão plástica, com crianças e adolescentes seguidos no Centro de Saúde Mental Infantil do Porto (Hospital de Magalhães Lemos).
Fez formação pessoal em oniroterapia e, em 1987, foi admitida como membro titular da "Société Internationale des Téchniques d'lmagerie Mental et Onirothérapie" de Paris.
O domínio que possuía das técnicas do "Imaginário" levou-a a orientar experiências pedagógicas inovadoras na licenciatura em Ciências da Educação da FPCEUP, desde 1994, na disciplina anual que regia - "Desenvolvimento Sócio-Emocional e Técnicas de Expressão".
Nos últimos anos de vida dedicou-se a "Histórias de Vida" enquanto proposta para enriquecer a formação dos professores através da vivência pessoal e relacional, na aproximação ao aluno.
Faleceu em 1999. Em 2007, foi celebrada pela Universidade de Porto como Figura Eminente.»