quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sobre a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala

Fundada em 1978, a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF) reúne profissionais que trabalham na área da prevenção, tratamento e estudo da comunicação e das perturbações da linguagem e da fala. Recentemente, em Maio de 2011, a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala lançou o primeiro número da Revista ComunicAtiva dedicado a questões de processamento auditivo, avaliação e intervenção, entre outras questões. No texto de apresentação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala podemos ler:

«A Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF) é uma associação sem fins lucrativos, fundada a 11 de Maio de 1978, e representa em Portugal os profissionais de saúde responsáveis pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e das perturbações com ela relacionadas.

Neste contexto, a comunicação humana envolve todos os processos associados com a compreensão e produção da linguagem oral e escrita, bem como as formas adequadas de comunicação não verbal. As perturbações reportam-se à Fala e à Linguagem, dois dos aspectos mais complexos e desenvolvidos do funcionamento cerebral, bem como ao funcionamento auditivo, visual, cognitivo - incluindo a aprendizagem -, muscular oral, respiratório, vocal e da deglutição.
»

Mais sobre a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala.