terça-feira, 5 de julho de 2011

Percepção e compreensão da linguagem nos primeiros anos de vida + Padrões de frequência na fonologia do Português

No âmbito do ciclo "No laboratório à conversa com...", uma iniciativa organizada pelo Laboratório de Fala da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), amanhã à tarde (15h00) realiza-se uma conversa dedicada aos temas "Lisbon BabyLab: estudar a percepção e compreensão da linguagem nos primeiros anos de vida", com Sónia Frota (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa), e "FreP - Padrões de Frequência na Fonologia do Português", com Marina Vigário (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa). No texto de apresentação podemos ler:

«O Lisbon Baby é um núcleo de investigação recente orientado para estudos de percepção e compreensão da linguagem em bebés. Apresentam-se os recursos existentes no babylab, bem como os estudos em curso, com especial incidência nas metodologias experimentais.

Apresentação da ferramenta FreP, que permite a extracção automática, a partir de texto escrito, de valores de frequência de unidades e padrões fonológicos desde o nível da palavra, inclusive, até ao traço articulatório.»