terça-feira, 11 de outubro de 2011

IV seminário de educação inclusiva

Nos próximos dias 21 e 22 de Outubro de 2011 realiza-se na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em Lisboa, o IV Seminário de Educação Inclusiva, uma iniciativa organizada por Isabel Rodrigues Sanches, Maria Odete Emygdio da Silva, Álvaro Pereira dos Santos, Anabela França Mota, Cláudia Tavares Colaço, Fernanda Maria Coelho e Maria Margarida Dias Costa (comissão organizadora) no âmbito das actividades do Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) da Universidade Lusófona.

Construção do conhecimento em educação inclusiva, mediação para a inclusão em contextos educativos, dificuldades de aprendizagem, a linguagem no contexto das aprendizagens, sons da fala e aprendizagem da leitura e da escrita, lugar das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação inclusiva, utilização de redes sociais em multideficiência e as novas tecnologias como estratégia de resposta à diversidade dos alunos são algumas das questões em debate no presente encontro, que conta ainda com apresentações do Grupo de Dança da Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente (AFID) e das cooperativas de educação CERCILisboa e Cantores da CERCITejo. No âmbito do seminário serão ainda apresentados dois livros: Gestão das Aprendizagens na Sala de Aula Inclusiva, de Maria Odete Emygdio da Silva, e Em Busca de Indicadores de Educação Inclusiva. A “voz” dos professores de apoio sobre o que pensam, o que fazem e o que gostariam de fazer, de Isabel Sanches.

São principais objectivos do seminário:
  • Promover um amplo debate científico em torno das problemáticas da Educação Inclusiva e suas implicações, na sociedade, na escola e na sala de aula.
  • Promover a reflexão sobre boas práticas, numa procura de comunicação com a diferença.
  • Encontrar consensos para a reflexão e o exercício de práticas, tendo como ponto de partida a diversidade dos públicos.
  • Provocar, nos participantes, a necessidade de reflectir para agir e reflectir sobre a acção, contínua e sistematicamente, numa procura de respostas e experimentação fundamentada em relação às situações com que somos confrontados.
Programa

Sexta, 21 de Outubro de 2011

13:30 - Recepção aos Participantes / entrega da documentação

14:00 - Sessão de abertura
Mário Moutinho, Magnífico Reitor da ULHT
David Rodrigues, Presidente da Associação Nacional dos Docentes de Educação Especial (ANDEE) António Teodoro, Diretor do Instituto de Educação e Diretor do CeiEF
Isabel Sanches, Coordenadora do Núcleo de Investigação “Educação Inclusiva”

Momento cultural: Grupo de Dança da AFID

15:00 - Conferência temática com debate: “A construção do conhecimento em Educação Inclusiva”
David Rodrigues

16:00 -  Intervalo

16:30 - Painel com debate “Mediação para a inclusão”

“O papel da mediação na regulação da vida social na Escola”
Ana Carita

"Mediação de conflitos na escola: uma intervenção socioeducativa"
Elisabete Pinto Costa

Testemunho: Carlos Codinha

18:00 - Lançamento e apresentação dos livros: “Gestão das aprendizagens na sala de aula inclusiva” de Maria Odete Emygdio da Silva e "Em busca de indicadores de Educação Inclusiva. A “voz” dos professores de apoio sobre o que pensam, o que fazem e o que gostariam de fazer” de Isabel Sanches
Por António Teodoro

19:00 - Finalização dos trabalhos

Sábado, 22 Outubro 2011

09:00 - Momento cultural: CERCILISBOA

09:30 - Painel com debate: “Dificuldades de aprendizagem: conceptualização e intervenção educativa”

«Dificuldades de Aprendizagem Específicas: aspetos concetuais e perspetivas de intervenção»
Vítor Cruz

“A linguagem no contexto das aprendizagens: acessos e (in)sucessos”
Rosa Lima

“Método Fonomímico Paula Teles: aprender a ler e a escrever os sons da fala”
Paula Teles

11:00 - Intervalo

11:30 - Comunicações livres

13:00 - Almoço

14:30 - Momento cultural: OS CANTORES DA CERCITEJO

15:30 - Painel com debate - “Tecnologias da informação e da comunicação e Educação inclusiva”

“As Artes e os Artistas: do Fascínio pelas Tecnologias à ubiquidade das tecnologias nas escolas”
Vítor Teodoro

"Utilização de redes sociais em Multideficiência”
Clarisse Nunes

"A implementação de novas tecnologias como estratégia de resposta à diversidade de alunos"
Álvaro Santos

17:00 - Conferência de encerramento
Ana Benavente

18:00 - Entrega dos certificados

18:30 - Finalização dos trabalhos