quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Arte para a infância e desenvolvimento humano

Imagem do cartaz do encontro "Arte para a Infância
e Desenvolvimento Humano" que se realiza nos
dias 11 e 12 de Novembro de 2011 na Fundação
Calouste Gulbenkian (Lisboa) no âmbito do
projecto Opus Tutti.
Nos próximos dias 11 e 12 de Novembro de 2011 realiza-se na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, um encontro dedicado ao tema "Arte para a Infância e Desenvolvimento Humano", uma iniciativa organizada por Ana Rebelo, Catarina Fragoso e Sara Costa com concepção de Helena Rodrigues e Paulo Maria Rodrigues no âmbito das actividades do projecto "Opus Tutti" promovido pela Companhia de Música Teatral (CMT) e pelo Laboratório de Música e Comunicação na Infância (LAMCI) do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa.

A primeira infância, o olhar e a voz do bebé, a voz e o diálogo materno-infantil, parentalidade, a escuta do bebé e as artes para a infância são algumas das questões em debate no presente encontro, que conta com as conferências de abertura "A falar como os bebés" por João Costa e "Do brincar com o bebé à arte para a infância" por Leonor Duarte e Paulo Maria Rodrigues. No âmbito do encontro realiza-se ainda uma sessão de apresentação do documentário Um Plácido Domingo realizado por Pedro Sena Nunes e um workshop de ludofónica experimental "Regresso a Um Plácido Domingo" orientado por Paulo Maria Rodrigues.

Apresentação

«O Encontro Arte para a Infância e Desenvolvimento Humano visa lançar novas questões e debater temas importantes dando continuidade ao trabalho de reflexão e de criação de materiais e estratégias em curso e fazer um balanço do trabalho realizado.

Os participantes de Um Plácido Domingo serão convidados especiais neste Encontro, continuando-se o espírito de construção de equipa já iniciado. Acreditando que as intervenções dos próximos três anos do projecto Opus Tutti, a realizar numa creche, devem ter o envolvimento da comunidade e podem ser modelares, convidam-se também, a participar outros interessados em promover a riqueza da experiência humana e educativa com sensibilidade para questões das práticas artísticas na infância.

São muitas as questões que vão ficar por responder, mas uma coisa é certa: este encontro vai deixar muitas mais perguntas, dúvidas e inquietações.»

Sobre a Companhia de Música Teatral

«A Companhia de Música Teatral explora a Música como ponto de partida para a interacção entre várias técnicas e linguagens de comunicação artística dentro de uma estética que vai da “música cénica” ao “teatro-musical”. A CMT tem desenvolvido um trabalho pioneiro de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação de ideias recentes sobre a importância da experiência musical em especial nas idades mais precoces. Este trabalho concretiza-se sob formas muito diversas: espectáculos, workshops, projectos educativos, edições, etc. O trabalho da CMT desenvolvido para e com crianças tem tido especial relevância sendo internacionalmente reconhecido pela originalidade estética, pela solidez da fundamentação científica e também pela calorosa recepção do público em geral. A Companhia de Música Teatral tem contado com o apoio regular da DG Artes, é membro da RESEO e tem apresentado os seus trabalhos em Portugal, Espanha, Polónia, EUA, Canadá, Alemanha, Bélgica, Finlândia, França, Austria e Lituânia.»

Sobre o LAMCI

«O Laboratório de Música e Comunicação na Infância (LAMCI) do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) caracteriza-se pela adopção de fórmulas de trabalho que conciliam a investigação, a formação, a criação artística e a intervenção na comunidade visando a construção de um ambiente "natural". Dotado de boas condições para a observação do comportamento musical em situações de comunicação e interacção humana, este laboratório tem em curso várias iniciativas que permitem o estudo da música em diferentes contextos sociais, com fins artísticos, terapêuticos e educativos.»

Mais informação e programa completo disponíveis no blogue do projecto Opus Tutti.