sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Leitura: processamento da língua escrita

Nestes próximos dias 18 a 19 de Novembro realiza-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) o segundo colóquio sobre Leitura nesta edição dedicado ao tema "Leitura - Processamento da Língua Escrita", uma iniciativa organizada por Armanda Costa, Isabel Falé e Paula Luegi (comissão organizadora) no âmbito das actividades do projecto de investigação "Compreensão na leitura. Processamento de palavras, frases e textos" e do Laboratório de Psicolinguística do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Escrita e oralidade, reconhecimento visual da palavra, compreensão leitora e modalidades de leitura, legibilidade e comunicação são algumas das questões em debate no presente encontro.

 Apresentação

«O segundo colóquio sobre Leitura realiza-se este ano na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 18 a 19 de Novembro de 2011. Tal como o primeiro colóquio – Leitura: investigação e ensino – em Outubro de 2010, este novo encontro científico decorre de actividades de investigação sobre Leitura que têm vindo a ser desenvolvidas no Laboratório de Psicolinguística/Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, no âmbito do projecto Compreensão na leitura. Processamento de palavras, frases e textos. Este projecto tem financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/LIN/67854/2006).

Pretendemos com este segundo colóquio criar condições para a apresentação e discussão de trabalhos de investigação sobre Leitura, com o intuito de estabelecer e fortalecer relações de colaboração científica e tecnológica entre equipas nacionais e internacionais.

Os domínios a abordar focalizam-se em alguns dos aspectos específicos do processamento da língua escrita:

  • especificidades do sistema escrito por contraponto ao oral; ortografia e descodificação;
  • unidades de processamento linguístico na leitura: a palavra e unidades sublexicais; a frase; o texto;
  • reconhecimento visual da palavra;
  • complexidade linguística, processamento lexical e sintáctico;
  • compreensão e modalidades de leitura: leitura silenciosa e em voz alta;
  • grafismo, design gráfico, legibilidade e comunicação.

    Objectivos principais:

    • Aprofundar e actualizar saberes em domínios fundamentais para a investigação em leitura, nomeadamente em psicolinguística e em neurolinguística, com impacto no ensino, na avaliação e na intervenção clínicas.
    • Divulgar a investigação realizada em Portugal sobre os processos cognitivos e linguisticos da leitura.
    • Conhecer materiais para diagnóstico e avaliação dos conhecimentos e das capacidades envolvidas no acto de ler produzidos por equipas nacionais.

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