sábado, 3 de dezembro de 2011

Motofonia - um solo poético para todas as infâncias

No âmbito do FINTA - 17.º Festival Internacional de Teatro da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) hoje à noite apresenta-se Motofonia em Tondela, um solo de exploração de sons e invenção de instrumentos com concepção e interpretação de Fernando Mota: «Os sons contam histórias que não precisam de palavras. Levam-nos a sítios. Dentro de nós. Onde nunca antes estivemos. Não entendemos tudo. Não precisamos de entender tudo. Pressentimos uma harmonia. E partilhamos esse espaço de convergência. Encontramo-nos neste sítio que se chama "agora". E talvez nunca nos voltemos a cruzar. Temos isto em comum. O estar.»



«Fernando Mota teve, desde sempre, um fascínio pela transformação de objectos do quotidiano em instrumentos musicais, objectos sonoros. Mecanismos que, para além de fontes geradoras de som, funcionem como engenhos cénicos comunicantes pelo seu lado visual e simbólico.

Através de um loop sampler, grava, reproduz e sobrepõe qualquer som em tempo real, criando paisagens sonoras, construções rítmicas, coros ou mesmo diversas camadas de "silêncio"… O artista interessa-se pelas histórias dos objectos e pelas viagens através das quais eles nos podem levar. Interessa-se pelas viagens e pelos espaços através dos quais elas nos podem levar. Interessa-se pelos espaços e pelas imagens através das quais eles nos podem levar. O artista quer deixar-se levar.»