sábado, 10 de dezembro de 2011

P de Poesia

Imagem de divulgação de P de Poesia do Trigo Limpo
Teatro ACERT, em estreia no âmbito do FINTA - 17.º
Festival Internacional de Teatro ACERT, em Tondela.
Fotografia de Raquel Costa e do baú de onde
"Saem histórias pequeninas/ Com palavras a rimar".
No âmbito do FINTA - 17.º Festival Internacional de Teatro da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) de 5 a 16 de Dezembro o Trigo Limpo Teatro ACERT apresenta P de Poesia, um espectáculo de letras e palavras para crianças com mais de quatro anos com selecção, encenação e interpretação de Raquel Costa a partir de O Meu Primeiro Álbum de Poesia de Alice Vieira, Cem Poemas Sobre a Infância (organizado por José Fanha e José Jorge Letria), Poemas da Mentira e da Verdade de Luisa Ducla Soares, Poesia Portuguesa para a Infância (Editora Girassol), "Ai Margarida" (poema) de Álvaro de Campos e "Canção" (poema) de António Gedeão. A próxima sessão realiza-se no domingo (11 de Dezembro, 15h00 e 17h00), de 12 a 16 de Dezembro P de Poesia apresenta-se em escolas de Tondela.

De um Baú se faz cozinha
Da cozinha se faz Quarto
Contam-se 4 poemas
E logo a seguir mais 4…

E por aí adiante
D'um Baú a saltitar
Saem histórias pequeninas
Com palavras a rimar

11 Poetas conhecidos
12 Poemas de encantar
Neste baile de palavras
Fica a pergunta no ar

O que é a poesia?
Alguém me sabe explicar?


«No seguimento dos dois últimos espectáculos do TRIGO LIMPO teatro ACERT destinados à infância, estreamos esta nova Produção em que o P não é só de Poesia, mas engloba muitas outras Possibilidades!

P de… Portátil

À semelhança dos espectáculos anteriores, esta criação pode ser apresentada em espaços não convencionais, já que não necessita dos recursos específicos utilizados habitualmente num palco. Pelo contrário, ao conjugar a representação com um cenário que serve de Pano de fundo a cada poema, torna-se possível levá-la a salas de aula e bibliotecas, entre muitos outros espaços.

P de… Português

Este trabalho baseia-se numa selecção de vários autores lusófonos que dispensam apresentações. Cada Poema é uma Peça de um Puzzle singular, dando a conhecer o imenso legado que é a Poesia na nossa língua. De Álvaro de Campos a Alice Vieira, passando por António Gedeão, José Fanha, José Jorge Letria e Luísa Ducla Soares, eis um espectáculo com P maiúsculo!

P de… Pequenitos

Escolhemos textos que se adequam ao imaginário infantil, de forma a levar a Poesia aos mais novos de forma lúdica e descontraída. As Pequenas histórias escondidas em cada Poema, conjugadas com o cenário e a encenação, criam um enredo divertido, com o qual o Público de Palmo e meio se poderá identificar.»

Raquel Costa (adaptado)