quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A ciência que por cá se faz: comunicação entre pais e crias, um mundo de sons naturais

No âmbito do Ciclo de Conferências “A Ciência que por cá se faz”, uma iniciativa organizada pelo Centro de Investigação e Intervenção (CII) com o objectivo de apresentar trabalhos desenvolvidos por invesigadores do Instituto de Psicologia Aplicada (ISPA-IU), amanhã (quinta-feira, 12h30) realiza-se uma sessão dedicada ao tema "Comunicação entre Pais e Crias. Um Mundo de Sons Naturais" com 
Paulo Marques, que abordará os sons e as vocalizações das aves como forma de expressão e de comunicação. No texto de apresentação podemos ler:

«Os sons são uma forma de expressão importante na comunicação animal. Muitos animais usam as vocalizações para transmitir informação diversa. Nesta apresentação abordamos dois aspetos dos sons das aves: a comunicação entre pais e crias em contextos complexos enquadrados numa moldura evolutiva que conjuga machos, fêmeas e diversas crias e o valor das vocalizações como indicativo de espécie e de grupo. No primeiro abordamos a comunicação entre pais e crias mediante a qual os progenitores têm de decidir qual das crias no ninho devem alimentar primeiro. No segundo caso, exploramos dois casos em estudo: o valor de assinatura de espécie nas vocalizações de voo dos papagaios e, por último, expomos como varia o canto das felosas ao longo de um gradiente de distância na Europa.»