quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Contar, escrever e ler: escrever devagar

Também amanhã à tarde (sexta-feira, 15h00) realiza-se na Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, em Lisboa, uma sessão de lançamento da brochura Escrever devagar, uma publicação que reúne textos e ilustrações resultantes de encontros com grupos de leitura organizados na sequência da última edição de Leitura Furiosa que teve lugar em Lisboa de 6 a 8 de Maio de 2011: «A Leitura Furiosa destina-se aos que, sabendo ler, estão zangados com a leitura – crianças e adultos, homens e mulheres, empregados e desempregados, nacionais e estrangeiros. Vários pequenos grupos de gente zangada com a leitura convivem durante um dia com um escritor, como entenderem fazê-lo

No mesmo dia inaugura-se o sistema de empréstimos da Biblioteca Pública da Casa da Achada, que inclui uma secção de livros infantis e juvenis.


Apresentação

«Vai haver uma tarde muito especial na Casa da Achada. É na sexta-feira, dia 10 de Fevereiro, às 15h.

Será lançada a brochura Escrever devagar, haverá leituras, conversas, canções, uns petiscos e a inauguração dos empréstimos da biblioteca pública da Casa da Achada.

Escrever devagar reúne os textos e ilustrações que resultaram dos encontros regulares de três grupos de leitura ao longo dos últimos meses. Foi na sequência da «Leitura Furiosa», em Maio passado, que se formaram estes grupos com pessoas «zangadas com a leitura», escritores e ilustradores.

Na sexta-feira, os participantes desta aventura contarão como foi a sua experiência, ler-se-ão os textos e será lançada a brochura. Ouviremos os escritores Filomena Marona Beja, Jacinto Lucas Pires e Miguel Castro Caldas, os grupos de leitura do Centro Polivalente de S. Cristóvão, do Centro Social da Sé e do Recolhimento de São Cristóvão e os ilustradores Pierre Pratt, Bárbara Assis Pacheco e José Smith Vargas.

A sessão vai também contar com outros participantes da «Leitura Furiosa», como as crianças da Escola do Castelo, que nos trazem umas surpresas ditas e cantadas.

Depois, será inaugurado o sistema de empréstimos da Biblioteca Pública da Casa da Achada – com mais de 4000 volumes de literatura, arte, filosofia, história, ciência, livros infantis e juvenis, etc. e algumas centenas de publicações periódicas. Visitaremos as duas mezzanines e poderão ser requisitados os primeiros livros.»

Informação disponível no sítio da Casa da Achada.