quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas de formação

Imagem do livro Educação
Inclusiva: dos conceitos às
práticas de formação (Editorial
Piaget, 2011) organizado por
David Rodrigues.
No próximo dia 2 de Fevereiro de 2012 realiza-se no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL) uma sessão de lançamento do livro Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas de formação (Editorial Piaget, 2011) organizado por David Rodrigues, professor e investigador do Instituto Piaget que tem trabalhado sobre educação inclusiva e necessidades educativas especiais, presidente da Pró-inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE). Numa breve nota de apresentação do livro podemos ler:

«De uma maneira muito elementar poderíamos sintetizar o conceito de Educação Inclusiva como "um sistema de qualidade educativa para todos os alunos". Isto significa que a educação tem de desempenhar um papel mais activo na luta contra as desigualdades sociais, promover novas competências, atitudes e comportamentos e incentivar novas formas de desenvolvimento pessoal e comunitário. Todas estas reformas têm por objectivo aumentar a equidade na Educação sem perder a sua excelência. Qualidade = equidade + excelência seria talvez uma boa fórmula para se pensar na qualidade educativa no século XXI.

Este livro reúne um conjunto de textos de reputados autores portugueses e espanhóis sobre o conceito e linhas de intervenção na promoção da Educação Inclusiva. De entre as prioridades de reforma, a formação de professores é sem dúvida uma das mais valorizadas e analisada.

Verificamos, ao ler as reflexões de investigadores de um e outro lado da fronteira dos países ibéricos, que os problemas identificados são semelhantes e que as linhas de actuação, ainda que diferentes no seu detalhe e intensidade, comungam de respostas semelhantes no campo da inovação e da reforma.
»

A sessão terá lugar amanhã ao final da tarde (Sala 7 do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 18h15) no âmbito do XIX Colóquio da Associação Francófona Internacional de Investigação Científica em Educação (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education - AFIRSE) dedicado nesta edição à questão "Revisitar os Estudos Curriculares - Onde estamos e para onde vamos?" e o livro será apresentado por Domingos Fernandes, professor e investigador do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.