sexta-feira, 16 de março de 2012

Biblioteca Sonora: 40 anos a dar voz aos livros

Imagem do cartaz do colóquio "Biblioteca Sonora: 40 anos
a dar voz aos livros" que se realiza no dia 17 de Março de
2012 na Biblioteca Pública Municipal do Porto.
Amanhã à tarde realiza-se na Biblioteca Pública Municipal do Porto um colóquio dedicado ao tema "Biblioteca Sonora: 40 anos a dar voz aos livros" para assinalar os quarenta anos da Biblioteca Sonora Digital, um repositório digital de fonogramas não musicais (“livros falados” ou áudio-livros) destinado a pessoas cegas e amblíopes. Ler sem ver, audiodescrição, recursos digitais acessíveis e inclusivos são algumas das questões em debate no presente encontro. De 17 a 30 de Abril a Biblioteca Sonora apresenta uma exposição no Claustro da Biblioteca Pública Municipal do Porto.

Programa

14h30 – Abertura
Câmara Municipal do Porto

14h45 - Ler sem ver: biblioteca sonora da BPMP
Júlio Costa, bibliotecário e coordenador da Biblioteca Sonora

15h15 – Biblioteca sonora: 40 anos a dar voz aos livros
Testemunhos
Rui Silva, antigo responsável da Biblioteca Sonora
José Guerra, bibliotecário (BMC/SLDV) e utente da Biblioteca Sonora
Paula Abrunhosa, locutora voluntária na Biblioteca Sonora
Moderadora: Maria João Sampaio

16h00 – Pausa para café

16h15 – Audiodescrição: imagens que se ouvem
Josélia Neves, Instituto Politécnico de Leiria
16h45 – Recursos digitais acessíveis e inclusivos
Jorge Fernandes, Unidade Acesso, FCT

17h15 – Biblioteca Aberta do Ensino Superior – cooperar para partilhar
António Silva, Serviço de Apoio ao Estudante com Deficiência, UP
Moderador: Júlio Costa

17:45h – Debate

18:00h – Encerramento
Carla Fonseca, Diretora do Departamento Municipal de Bibliotecas

18h15 - Inauguração da exposição

Sobre a Biblioteca Sonora

«A Biblioteca Sonora Digital é um repositório electrónico, acessível em linha, de fonogramas não musicais (“livros falados” ou áudio livros) produzidos e disponibilizados pela Biblioteca Sonora da Biblioteca Pública Municipal do Porto. O acesso à Biblioteca Sonora Digital é gratuito, mas restrito – autenticação requerida – exclusivamente a cidadãos portadores de deficiência visual: cegos e amblíopes.

Este condicionalismo decorre de imperativos legais, designadamente os estabelecidos no artigo 80º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. Neste âmbito, a reprodução áudio de obras licitamente publicadas só é admitida se estritamente destinada a cidadãos com deficiência visual.

Após autenticação, o utilizador previamente validado no sistema tem acesso directo aos conteúdos áudio disponibilizados na Biblioteca Sonora Digital através do Catálogo Colectivo das Bibliotecas Municipais do Porto. Efectuada a pesquisa – no modo gráfico ou na versão de texto que cumpre as directivas para a acessibilidade do conteúdo da Web – e a partir do próprio registo bibliográfico pesquisado e seleccionado, basta clicar na hiperligação associada à menção “CONTEÚDO DIGITAL(IZADO)” para ser automaticamente iniciado o correspondente processo de transferência do(s) ficheiros(s) podendo, de imediato, descarregar e guardar o fonograma. Após transferir o(s) ficheiro(s) comprimido(s) e efectuar a respectiva conversão/extracção, é possível a audição dos conteúdos áudio digital através do software de leitura de som ou multimédia compatível com o formato mp3 que estiver instalado ou pré-definido no computador ou em dispositivo externo de leitura/reprodução.»

Mais informação disponível no sítio das Bibliotecas Municipais do Porto.