terça-feira, 6 de março de 2012

A inclusão do aluno cego na comunidade escolar

No âmbito do ciclo de seminários "Formação para a Comunidade - Educação Especial" no próximo dia 8 de Março realiza-se em Queluz um seminário dedicado ao tema "A inclusão do aluno cego na comunidade escolar", com Peter Colwell. No texto de apresentação podemos ler:

«O orador tentará fornecer recomendações práticas aos Encarregados de Educação, aos Professores e aos Assistentes Operacionais, que permitirão facilitar a inclusão dos alunos com deficiência visual na escola, contribuindo para uma maior autonomia. Parte do princípio que um aluno com deficiência visual é, antes de mais, uma criança que necessita de ter muitas vivências e conhecer o sucesso e o fracasso, maximizando as suas potencialidades, desenvolvendo competências e descobrindo interesses. Considera que um professor de uma qualquer disciplina poderá introduzir pequenas alterações nos seus métodos do ensino, que beneficiarão todos os alunos, com e sem deficiência visual. Por outro lado, considera que a maior barreira à inclusão de alunos com deficiência visual são as de natureza atitudinal dos membros de comunidade escolar e dos agregados familiares.»

O ciclo de seminários "Formação para a Comunidade - Educação Especial" é uma iniciativa organizada por Cátia Hedviges Marques e Margarida Loureiro no quadro das actividades do Centro de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação de Sintra (CRTIC) em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21).