quarta-feira, 14 de março de 2012

À sombra dos gigantes: as representações da criança na história

O II Ciclo de Seminários "Conversando sobre Direitos Humanos e da Criança", uma iniciativa com coordenação de Catarina Tomás (Escola Superior de Educação de Lisboa) e António Belo (Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa), inicia no dia 13 de Março com uma sessão dedicada ao tema "À sombra dos gigantes: as representações da criança na história", com Nuno Ferreira, professor da  Escola Superior de Educação de Lisboa. Legislação e direitos da criança, a criança nos meios de comunicação social e direito à educação são algumas das questões em debate ao longo do ciclo.

Apresentação

«Conversando sobre Direitos Humanos e da Criança tenta reunir diferentes actores, saberes e instituições em torno do debate de questões ou temáticas sobre os Direitos Humanos e da Criança. Este Ciclo de Seminários pretende contribuir, a partir de uma abordagem interdisciplinar e interinstitucional, para a promoção de espaços de informação, divulgação e reflexão nestas áreas.

Prosseguindo a tradição, de apresentação, partilha e discussão de questões sobre Direitos Humanos e da Criança, realiza-se o segundo Ciclo, que inicia juntamente com a UC Direitos Humanos e da Criança, do 1º ano da licenciatura em Educação Básica, pós-laboral.
»

Programa

Horário: 17h00 às 19h00 - Sala 301 da ESELx

13 de Março de 2012
À sombra dos gigantes: as representações da criança na história
Nuno Ferreira, ESELx

20 de Março de 2012
“Quando a lei embala o berço”
 Ana Perdigão, Instituto de Apoio à Criança

10 de Abril de 2012
Viagem pelos Direitos da Criança (in loco)
Espaço a Brincar, Câmara Municipal de Lisboa

17 Abril de 2012
A criança nos Média
Teresa Pina, Amnistia Internacional Portugal

24 de Abril de 2012
Mutilação Genital Feminina
Ana Ferreira, Amnistia Internacional Portugal

15 de Maio de 2012
Direito à Educação
Sónia Pires, Amnistia Internacional Portugal