segunda-feira, 28 de maio de 2012

Conversas sobre... parentalidade

No âmbito do ciclo "Conversas sobre...", uma iniciativa organizada por Miguel Narciso, Irene Santos, Cristina Querido e Isabel Passarinho no âmbito das actividades do Laboratório de Aprendizagens, no próximo dia 30 de Maio de 2012 realiza-se no Estoril (Cascais) uma sessão dedicada ao tema da parentalidade com participação de Luísa Beltrão (presidente do Movimento Pais-em-Rede - Juntos por Pessoas Especiais), Júlia Serpa Pimentel (ISPA-IU, coordenadora do projecto Oficinas de Pais) e mães que já participaram nas Oficinas de Pais.

Apresentação

«Para quê

Divulgar o Movimento PAIS EM REDE e o projeto OFICINAS DE PAIS que se pretende implementar no Concelho de Cascais.

O projeto “Oficinas de Pais/Bolsa de Pais”, financiado pela Direção Geral de Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian, contempla três níveis de envolvimento e participação e é disponibilizado sem encargo para as famílias do concelho.

O PAIS-EM-REDE (www.paisemrede.net) é um movimento cívico, de âmbito nacional, composto por famílias com filhos portadores de deficiência e por cidadãos empenhados na construção de uma sociedade mais solidária. A associação PAIS-EM-REDE tem o estatuto de IPSS mas não é prestadora de serviços. Visa congregar esforços, criar uma rede de cidadãos responsáveis, organizados em núcleos distritais e locais, sem conotações partidárias, confessionais ou ideológicas. A sua função é constituir-se em parceiro social, comunicar, discutir, organizar e propor soluções, para uma progressiva melhoria da qualidade de vida das pessoas com incapacidades e das suas famílias.

O Plano de Ação para a Integração da Pessoa com Deficiência ou Incapacidade (INR, 2010) refere a necessidade de ser construída uma verdadeira política de prevenção, baseada num modelo inovador, centrado na pessoa com deficiências ou incapacidade e na sua família, que introduza mecanismos integradores, promotores da participação ativa, liberdade de escolha, autodeterminação e igualdade de oportunidades. O apoio social, através das redes de suporte informal, é visto, atualmente, como um fator determinante para o bem-estar físico e mental de todos os elementos destas famílias “especiais”.

Como

Através de uma apresentação dos objetivos do ”Pais em Rede” e das ”Oficinas de Pais” e do trabalho que tem sido desenvolvido, de Norte a Sul do país. Esta apresentação contará com testemunhos de mães que já participaram nas ”Oficinas de Pais”.

Para Quem

Para pais de pessoas com Necessidades Educativas Especiais, para profissionais ligados à Intervenção Precoce na Infância, à educação especial e à reabilitação e a todos os interessados na problemática da deficiência e inclusão escolar e social.»

Mais informação sobre Conversas sobre... parentalidade.