quarta-feira, 30 de maio de 2012

A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar. Implicações na construção do sucesso escolar

No âmbito do ciclo de workshops "Aos sábados na ESEC" no próximo dia 2 de Junho realiza-se na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) uma sessão dedicada ao tema "A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar. Implicações na construção do sucesso escolar" com Lucília Salgado, professora da Escola Superior de Educação de Coimbra. No texto de apresentação podemos ler:

«Trabalhos desenvolvidos numa linha Piagetiana (E. Ferreiro e A. Teberosky) revelaram o modo como as crianças, antes de iniciarem a aprendizagem formal da leitura e da escrita (alfabetização), demonstram motivação e se organizam para a sua aprendizagem, constroem representações sobre a funcionalidade da leitura e da escrita e desenvolvem conceptualizações sobre a estrutura do texto escrito.

Trabalhos posteriores demonstram a importância destas construções prévias na aprendizagem da leitura e na construção do sucesso escolar das crianças.

Este quadro teórico revela-se importante para a compreensão/intervenção no desenvolvimento de todas  as crianças especialmente para as originárias de meios de baixas qualificações escolares demonstrando a necessidade de intervenção precoce junto de crianças e respectivas famílias.»