quarta-feira, 30 de maio de 2012

Os pares e a cultura popular: a arte como processo social na infância

Imagem do cartaz da conferência "Os
pares e a cultura popular: a arte como
processo social na infância" com
Christine Marmé Thompson que se
realiza no dia 30 de Maio de 2012 na
Universidade do Minho.
No âmbito do Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2011/2012, uma iniciativa organizada pelo Instituto de Educação e pelo programa de Doutoramento em Estudos da Criança da Universidade do Minho, hoje realiza-se em Braga uma sessão dedicada ao tema "Peers and Popular Culture: Art as Social Process in Childhood" com Christine Marmé Thompson, professora da Escola de Artes Visuais da Universidade da Pensilvânia (EUA) que tem trabalhado sobre cultura da infância, aprendizagem da arte, criação artística infantil e contextos educacionais das crianças pequenas. Neste mesmo dia Christine Marmé Thompson orienta um workshop dedicado ao tema "Estar lá: aprender com as crianças em contextos de criação artística".




Conferência
Os pares e a cultura popular: a arte como processo social na infância

«Cada desenho é uma linha de fuga para uma criança pequena, uma invenção, um desvio, uma surpresa, uma improvisação. Eles "começam em qualquer lado"; espraiam-se por rotas labirínticas, criando narrativas que conduzem ao preenchimento da página, à continuação de histórias através de outros meios, à criação de séries nas quais se entretecem múltiplas modalidades, palavras e gestos, efeitos sonoros e marcas. As histórias desenvolvem-se. Finalmente, a criança apresenta o seu desenho para ser fotografado e volta a contar a história, embelezando-a à medida que avança, imaginando um espectáculo contínuo que continua a materializar-se muito depois da imagem na página desenhada ter sido dada por completa. Esta apresentação é influenciada pela cultura popular e pela interacção com os pares nos processos sociais de criação artística em contexto de sala de aula, onde a criança chega com bocados de mundo colados ao corpo e colabora na reconstrução desses materiais nos espaços onde se envolve em experiências de pensamento, apenas parcialmente capturadas sobre a página.»

Workshop
Estar lá: aprender com as crianças em contextos de criação artística

«Este workshop envolverá os participantes na exploração dos significados dos desenhos das crianças e do desenhar das crianças, uma distinção feita por Philip Pearson (2001) nos seus trabalhos sobre o desenho das crianças enquanto prática social. Exemplos de crianças pequenas desenhando temas da sua própria escolha em livros de rascunho serão apresentados como imagens mudas ou resíduos processuais, e acompanhados de histórias, descrições, e excertos de diálogo, bem como de gravações vídeo. Estas formas de recolha de dados ajudarão a considerar, através de várias perspectivas qualitativas, as diferentes camadas de informação que são disponibilizadas aos investigadores e, mais importante, a analisar também as interpretações das crianças e o lugar da arte nas suas vidas. Este workshop sublinhará o papel do investigador como participante e co-construtor dos momentos de desenho, alguém cuja presença é dedicada a "estar lá" no momento em que a performance ocorre, e a partilhar esta experiência tão vividamente quanto possível em relatos escritos subsequentes.»

Sobre Christine Marmé Thompson

«Christine Marmé Thompson é Professora na Escola de Artes Visuais da Pennsylvania State University. Doutorou-se em Educação Visual na Universidade de Iowa em 1985 e leccionou na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign entre 1985 e 2001. A sua pesquisa incide na cultura da infância e na aprendizagem da arte, com ênfase nos diálogos que envolvem os momentos de criação artística infantil nos contextos educacionais das crianças pequenas. As publicações da Professora Thompson encontram-se em revistas nacionais (dos EUA) e internacionais sobre arte e educação infantil e em numerosas colecções. Foi conferencista principal em congressos sobre arte infantil em Taiwan, Finlandia e EUA. É co-editora, com Liora Bresler, de The Arts in Children's Lives: Contex, Culture na Curriculum (2002), publicado pela Kluwer Academi Press e editora de The Visual Arts and Early Childhood Learning (1995), publicado pela National Art Education Association (NAEA) dos EUA. Neste momento é co-editora da revista The International Journal of Education and the Arts, e revisora de Visual Arts Research. A Prof. Thompson foi presidente do Seminar for Research in Art Education entre 2003 e 2005 e da associação Early Childhood Art Educators entre 2008 e 2010. Membro do Council for Policy Studies in Art Education, a Prof. Thompson recebeu os prémios Mary Rouse Award (1995) e June King McFee Award (2005) da Women's Caucus da NAEA e o Marylin Zurmuehlen Award (1994) do Seminar for Research in Art Education.»