quinta-feira, 21 de junho de 2012

Educação, aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos através da investigação e da prática

De 21 a 23 de Junho realiza-se em Lisboa o 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação nesta edição dedicado ao tema “Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática”, uma iniciativa organizada por Lourdes Mata, Francisco Peixoto, José Castro Silva, José Morgado e Vera Monteiro (comissão organizadora) no âmbito das actividades do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Contextos educativos e qualidade, contextos sociais e desenvolvimento, interculturalidade, inclusão e educação, intervenção educativa em comunidades, intervenção precoce, educação e diversidade, relação entre escola, família e comunidade são alguns dos temas em debate no presente encontro.

Entre as conferências plenárias contam-se "Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais: Questões Fundamentais" por Luís de Miranda Correia (IPODINE  e  Universidade do Minho), "Interacções sociais e descoberta da linguagem escrita aos 5 anos" por Maria Margarida d’Orey Alves Martins (ISPA- Instituto Universitário), "Theory, Practice and Research in Family Literacy Intervention" por Peter Hannon (University of Sheffield) e "Achievement Emotions: Functions, Origins, and Educational Practices" por Reinhard Pekrun (University of Munich).