quarta-feira, 25 de julho de 2012

Arte, ilustração e cultura visual na educação infantil e primária

Imagem de divulgação do 2.º Congresso Internacional sobre Arte,
Ilustração e Cultura Visual na Educação Infantil e Primária que se realiza
na Universidade de Aveiro de 23 a 27 de Julho de 2012. Olhos solares
em largo sorriso oblíquo.
De 23 a 25 de Julho realiza-se em Aveiro o 2.º Congresso Internacional sobre Arte, Ilustração e Cultura Visual na Educação Infantil e Primária dedicado ao tema "Processos criativos e discursos culturais orientados para a infância", uma iniciativa organizada pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e pelo Departamento de Pintura da Universidade de Granada (Espanha). Papel da ilustração e da leitura de imagens na alfabetização visual, análise da cor no álbum ilustrado, instalações artísticas para crianças com deficiência intelectual, sistemas de comunicação por imagens para crianças autistas, recursos visuais em programas de ensino de línguas para surdos, educação artística, cultura visual e cultura surda, projecto de cerâmica com crianças surdas e a cultura visual ao alcance de crianças cegas são algumas das questões em debate.

Apresentação

«O singular e plural convivem coexistem diariamente. Interessa-nos pensar de que maneira essas forças interagem e como se efetua esse equilíbrio, ou, como desta relação se revela o passado, se constrói o presente e se projeta o futuro.

A singularidade de cada um enquanto semente de uma identidade colectiva (memória e memórias), as expressões individuais que se manifestam numa expressão colectiva (autoria e autorias), as representações visuais como discurso comunicacional individual que participam no discurso colectivo (projeto e projetos), a escolha e os ‘usos’ dos recursos (tecnologia e tecnologias) e a passagem do testemunho do saber fazer, do experimentar e do ensinar (novas abordagens educativas), constituem situações que pretendemos ver exploradas no âmbito da temática da conferência. Não esquecendo que todos somos criativos e que todos fomos crianças.»

Programa

23 de Julho de 2012

14h30 - Sessão inaugural

15h00 - Primeiro keynote speaker – Henrique Cayatte

16h00 - Comunicações

TEMA 5 - Infância, cultura visual e ilustração gráfica: Novas Abordagens Educativas
- El papel de la ilustración en la alfabetización visual | Marta Borges
- Un relato de experiencia para comprender a la Cultura Visual como estrategia metodológica | Mº Rosario García-Huidobro

TEMA 2 - Cultura visual e infância: Autoria e Autorias

- Large Paintings and Art Installations by Joining Hands Art-workshops for Intellectually Disabled Children to Overcome Ableism | Kyoichi Shimasaki

- From the children’s author to the adult author: a story of the cycle(s) of the authorship(s) | Helena Barbosa

TEMA 3 - Infância e educação: Projeto e Projetos

- Pictures of new knowledge: a dilemma of fact or fantasy | Alan Male

- Análisis del color en el Álbum Ilustrado. Un valor añadido constructor de sentidos | Miriam Peña
- Visual culture – an area of educational research | Malgorzata Bielecka

17h45 - Comunicações

TEMA 1 - Educação e cultura visual: construindo a Memória, construindo-nos desde as Memórias

- Children as meaning makers: interpretation and knowledge transfer prompted by the visual Sandie Mourao

- Identity by the object: an educational project using portrait and self-portrait to build identities | Alice Bajardi

- The development of artistic creativity in youth in the context of family-related conditions | Marek Swieca, Agnieszka Szewczyk

TEMA 2 - Cultura visual e infância: Autoria e Autorias

- How Can We Authentically Develop a Child’s Creativity Through an “Artistic Workshop”? | Shigeru Maeda
- Considering the Drawing Education for Children during the 19th Century to the 20th Century in England | Mariko Kaname

- Referentes culturales en el lenguaje simbólico de Anthony Browne | María José Lobato Suero, Alberto Manuel Ruiz Campos, Beatriz Hoster Cabo

TEMA 5 - Infância, cultura visual e ilustração gráfica: Novas Abordagens Educativas
- Los museos de bellas artes como recurso didáctico en el aula bilingüe | Marta García-Sampedro
- “Letraca”, un proyecto de Educación Artística y refuerzo del aprendizaje de la lectura y escritura | Cristina Glez Temprano

- Lectura de imágenes: los álbumes en el proceso de alfabetización visual | Belen Uceda

20h00 - Buffet de inauguração do Congresso

 24 de Julho de 2012

09h00 - Segundo keynote speaker – Marisol Anguita

10h00 - Comunicações

TEMA 5 - Infância, cultura visual e ilustração gráfica: Novas Abordagens Educativas
- The interactive educational printed book: 
plaything or polymath? | Jemma Westing
- Nuevas perspectivas en la formación de maestros para generar nuevos enfoques educativos. Educación Visual y Plástica en las aulas de primaria | Isabel Requejo, Begonya Samit

TEMA 3 - Infância e educação: Projeto e Projetos

- Sistemas de comunicación por imagines para niños autistas en el comienzo de la trayectoria: análisis y re-diseño de un sistema | Aida Almeida, Paula Tavares, Jorge Marques

- Method of Resolution Participatory and Creative Problem. A different approach to art teaching in the subject of E.V.T. | José Alberto Martins

TEMA 1 - Educação e cultura visual: construindo a Memória, construindo-nos desde as Memórias

- El espacio público y la infancia. Una reflexión sobre el diseño del espacio público y la formación integral en un contexto lúdico | Smara Gonçalves
- La construcción de la identidad y los procesos de patrimonialización, un nuevo modelo educativo desde el enfoque de la educación patrimonial | Sofia Marin

- Construyendo la memoria visual a través de la fotografía. Visual memory construction through photography | Noemi Peña Sánchez

11h45 - Comunicações

TEMA 5 - Infância, cultura visual e ilustração gráfica: Novas Abordagens Educativas
- The Interactive Book, a personal experience | Mariana Sampaio, Paula Tavares, Ana Catarina da Silva

- Artistic project as an example of new forms of children’s education in the scope of culture competencies | Katarzyna Ziolowicz

TEMA 4 - Ilustração e cultura visual: Tecnologia e Tecnologias

- Picture books: from tradicional books to the iPad | Sara Silva
- From a click to a gesture: a contribution to defining the concept of children’s e-picture books | Ana Lúcia Pinto, Nelson Zagalo, Eduarda Coquet

TEMA 1 - Educação e cultura visual: construindo a Memória, construindo-nos desde as Memórias

- La adquisición de vocabulario dibujado en la educación primaria: El potencial de la memoria como herramienta metodológica | Cristina Rusiñol

- La poética gráfica de Fernando Vilela | Laís Guaraldo

- Cultura visual y cultura sorda: recursos visuales en programas de enseñanza de lenguas para sordos (xvii-xx) | Navarro Rincón Antonia

13h15 - Almoço

15h00 - Terceiro keynote speaker – Eileen Adams

16h00 - Comunicações

TEMA 5 - Infância, cultura visual e ilustração gráfica: Novas Abordagens Educativas
- Creative soft circuits : introducing soft circuits kits as a tool to engage children into educational arts and crafts | Paola Guimerans

- Escher, el arte de las matemáticas en educaciòn infantil | Pilar Davo Sarrion, Mª Angeles Bedmar Vilchez, Amalia Villena Garcia

TEMA 1 - Educação e cultura visual: construindo a Memória, construindo-nos desde as Memórias

- Aprendizaje de expresión plástica y cultura visual en los nuevos grados universitarios de maestro en educación infantil y educación primaria | Rafael Sumozas
- Illustration and childhood imagination: narrative paths through the image in books for children | João Manuel Caetano, Rosa-Maria Oliveira

TEMA 4 - Ilustração e cultura visual: Tecnologia e Tecnologias

- Construcción de modelos tridimensionales a partir de modelos virtuales por medio de sistemas de impresión tridimensional para la observación de relaciones espaciales dentro del contexto de la enseñanza artística | Roxana Valverde Ponce, Miguel Ángel Roque López, Ignacio Oliva Monpean, Pere López Vidal

- La contribución de la tecnología digital al desarrollo y transformación de la ilustración contemporânea | Marta Riera Táboas

17h45 - Mesa redonda: Henrique Cayatte & Marisol Anguita

25 de Julho de 2012

09h00 - Quarto keynote speaker – Francisco Providência

10h00 - Comunicações

TEMA 5 - Infância, cultura visual e ilustração gráfica: Novas Abordagens Educativas
- “I want, I can, I’ll do it!”: proposal of a 2D animated television series for asthmatic children | Joana Pereira, Conceição Lopes

- Recreación de la obra de arte como fuente de aprendizaje e invención creative | Noemí Sánchez-Carralero Carabias, Rafael Sánchez-Carralero Carabias

TEMA 4 - Ilustração e cultura visual: Tecnologia e Tecnologias

- Visual Poetry. Illustration in digital publishing | Sara Cunha, Adriano Rangel

- Draw – Interactions and extensions in the process, project and artistic work. Case study of William Kentridge | Noemia Herdade Gomes

TEMA 2 - Cultura visual e infância: Autoria e Autorias

- Aprender jugando: las formas geométricas y los colores primarios. La Bauhaus y la educación infantil | Natalia Juan

- Memoria e infancia. estrategias de aprendizaje en la educación primaria a partir de géneros pictóricos actuales como el surrealismo pop y sus derivados | Lorena Amorós Blasco, María Victoria Sánchez Giner
- Video
- Juegos y performatividad del concepto de mujer en Educación Artística-Plástica en la Infancia, en Chile | Marta Ríos Chandía, Luis Claudio Cortes Picazo

11h45 - Comunicações

TEMA 5 - Infância, cultura visual e ilustração gráfica: Novas Abordagens Educativas
- Mediated reading of children’s literature picture books: a way to developing sensitive looking | Marília Nunes

- Visual arts and cultural mediation in the Modern Art Centre of Calouste Gulbenkian Foundation | Camila Yuri Brito Honda, José Pedro Barbosa Gonçalves de Bessa

TEMA 3 & 1 - Educação e cultura visual: construindo a Memória, construindo-nos desde as Memórias
 + Infância e educação: Projeto e Projetos

- El Arte como memoria de la Infancia: Historia y singularidad | Mª Cruz García Torralbo, Francisco José Sánchez Concha
- Educación artística y cultura sorda. De la micro cultura visual a la macro cultura global, comprender la propia identidad desde la infância | Sara Pérez López

TEMA 2 - Cultura visual e infância: Autoria e Autorias

- Transdisciplinariedad en arte en primaria: el repensar de una propuesta curricular | Sheila Maddalozzo, Maria Cristiane Deltregia Reys, Débora Rocha Gaspar
- Érase una vez….el cuento infantil desde la perspectiva del artista | Rut MartÍn HernÁndez
- Narrativas Visuales y Niñez: Procesos de creación de ilustradores brasileños en la literatura infantile | Hanna Araujo

13h15 - Almoço

15h00 - Mesa redonda: Eileen Adams & Francisco Providência

16h00 - Comunicações

TEMA 5 - Infância, cultura visual e ilustração gráfica: Novas Abordagens Educativas
- Dos propuestas lúdicas y educativas, para aprender del barrio del Cabanyal | Silvia Molinero Domingo, Mixuro Estudio de Arquitectura

- Co-creation of Scratch narratives illustrated and animated by children from 4 to 6 years old | Ana Patrícia Oliveira, Maria Conceição Lopes

TEMA 1 - Educação e cultura visual: construindo a Memória, construindo-nos desde as Memórias

- Pedagogía del Ser en Educación Infantil: una propuesta desde el álbum ilustrado | Leonor Ruiz Guerrero

- Infancia gótica y deseo de ser de las niñas a través de las Monster High | Fernando Hernandez-Hernandez, Monserrat Rifà-Valls

TEMA 4 & 5 - Ilustração e cultura visual: Tecnologia e Tecnologias
 + Infância, cultura visual e ilustração gráfica: Novas Abordagens Educativas
- Ephemeral graphic language: from the blackboard to the students’ repertoire | Renata Cadena
- La cultura visual al alcance de los niños con ceguera | María Del Pilar Correa Silva

- A ceramics project with deaf children: Creating Brazilian rainforest animals in clay | Lucia Reily

17h45 - Comunicações

TEMA 5 - Infância, cultura visual e ilustração gráfica: Novas Abordagens Educativas
- La competencia de representación espacial en los Títulos de Grado en Educación Infantil y Primaria | Inés López, Juan Carlos San Pedro Veledo, María Ángeles Cabeza Soberón

- Ateliê biográfico: um lugar para os segredos do coração | Rosvita Bernardes

TEMA 1 - Educação e cultura visual: construindo a Memória, construindo-nos desde as Memórias

- El proyecto oepe: un análisis de la singularidad de la educación patrimonial para conocer puntos fuertes, ausencias y retos en la construcción de identidades | Oepe
- The animation movie “new bucolic” – “Ratatui” or the Philosophy of Nature tell to the children | Rosa Vieira Guedes

TEMA 4 - 
Ilustração e cultura visual: Tecnologia e Tecnologias

- The “auto-graphical” illustration as a technological and biographical mirror | Ana Afonso
- Drawing unusual objects after making their acquaintance by touch | Sérgio Carvalho, Liliana Couto
- Software cinema: creating interactive Narratives in Education | Marta Lisboa

19h15 - Encerramento