sexta-feira, 13 de julho de 2012

Contributos da psicologia em contextos educativos: dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais

Nos dias 12 e 13 de Julho realiza-se no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, o II Seminário Internacional dedicado ao tema "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", uma iniciativa organizada por Leandro Almeida (IE/UMinho, presidente), Amanda Franco, Ana Filipa Alves, Ana Sofia Melo, Diana Soares, Ricardo Monginho (comissão organizadora) e por uma comissão coordenadora constituída por Bento Duarte Silva (UMinho), Cristina Joly (Univ. São Francisco, SP), Denise Fleith (Univ. Brasma), Maria Adelina Guisande (Univ. Santiago de Compostela), Paula Loução (UMinho), Rosario Bermejo (Univ. Murcia), Susana Caíres (UMinho) e Sónia Alfonso Gil (Univ. Vigo-Ourense). Desenvolvimento comunitário e educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais, dimensões cognitivas, motivacionais e sócio-emocionais da aprendizagem, família e parentalidade são alguns dos temas em debate no presente seminário.

Algumas comunicações

Aprendendo a Pensar: Treinamento Metacognitivo para Crianças com Dificuldade de Aprendizagem – Relato de Experiência
Juliana Faccioli

Mejora del Rendimiento en las Materias del Curriculum en Alumnos de 1º de eso tras la Aplicación de un Programa de Intervención en Comprensión Lectora
Sabela López & Fátima Aller (Univ. de Vigo, Espanha)

Modelo de Atendimento à Diversidade: Como responder com eficácia às necessidades dos alunos
Amanda Santos, Luís de Miranda Correia, & Anabela Santos (Univ. do Minho)

Avaliação Psicológica: Aspectos Emocionais em Problemas de Aprendizagem
Santuza Cavalini (Univ. Presbiteriana Mackenzie, Brasil)

O Impacto da Imagem nos Hábitos de Literacia Infantil
Helena Fernandes, Filomena Ponte, & Maria João Carapeto (Univ. Católica Portuguesa)

Modelos Preditivos na Psicologia Cognitiva da Leitura: Habilidades de Linguagem Oral na Pré-Escola e Reconhecimento de Palavras um e dois anos depois
Alessandra Gotuzo Seabra, Natália Martins Dias, & Bruna Tonietti Trevisan(Univ. Presbiteriana Mackenzie, Brasil)

Avaliação e Intervenção Psicoeducacional no Ensino Pré-Escolar e no 1ºciclo do Ensino Básico em Portugal: Leitura, Escrita e Cálculo
Carla Henriques, Fernanda Abreu, Francisco Rodrigues, Izalina Machado, Teresa Soares, & Margarida Pocinho (Univ. da Madeira)

Da Linguagem Oral no Pré-Escolar à Aprendizagem da Leitura no Primeiro Ano de Escolaridade: Um Contributo
Liliana Costa & Maria João Carapeto (Univ. Católica Portuguesa)

Simpósio: Tecnologias, para que Todos Possam Aprender
António José Osório & Ana Paula Loução Martins (Univ. do Minho)

Software Educativo e Desenvolvimento da Consiência Fonológica em Crianças Com Dislexia
Filipa Portela Araújo, Ana Paula L. Martins, & António J. Osório (Univ. do Minho)

TIC e Problemas de Comunicação Graves, A Propósito da procura de um Sintetizador de Voz
Teresa Lobo Oliveira, Anabela Cruz Santos, & António J. Osório (Univ. do Minho)

Centro de Recursos Virtual (CRV) para Profissionais de Educação Especial
Rui Oliva Teles, António J. Osório, & Ana Paula L. Martins (Univ. do Minho)

Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil: Uma Proposta de Acompanhamento
Adinete Sousa da Costa Mezzalira & Raquel Souza Lobo Guzzo (PUC Campinas, Brasil)

Qualidade Afetiva das Interações Adulto-Criança durante a Leitura de Histórias: Avaliação de um Programa de Literacia Familiar
Joana Cruz, Iolanda Ribeiro, & Fernanda Leopoldina Viana (C.M. de Matosinhos; Univ. do Minho)

Atendimento Educacional Especializado para Crianças em Situação de Atraso Escolar
Andréia Osti (Univ. do Vale do Sapucaí)

Expressão Musical: Intervenção e Coping para Crianças com Trissomia 21
Rita Coutinho, José Carlos Miranda, & Filomena Ponte (Univ. Católica Portuguesa)

Educar pela Arte: A Expressão Gráfica como Alternativa à Expressão Escrita em Crianças com DHDA
Maria da Conceição Campos & Filomena Ermida da Ponte (Univ. Católica Portuguesa)

Sons e Silenciamentos: A Importância da Musicoterapia em Indivíduos com Perturbações do Espectro do Autismo
Filomena Ponte & Patrícia Fernandes (Univ. Católica Portuguesa)

Crescer com @Rte: Um Projeto de Promoção de competências de Alunos com Necessidades Educativas Especiais
Marisa Carvalho, Maria Céu Taveira, Manuela Coelho, & Maria Eulália Filipe (Univ. do Minho; Agrupamento de Escolas de Toutosa)

A Importância da Atuação do Psicólogo em uma Instituição Brasileira de Crianças e Adultos com Deficiências Intelectuais
Queila Guise Milian (Pontifícia Univ. Católica de Campinas)

O Processo de Transição para a Vida Ativa dos Alunos com NEE: Um Estudo Nacional
Luís Fânzeres & Anabela Cruz-Santos (Univ. do Minho)

Conceito e Operacionalização de Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um Estudo Quantitativo sobre as Perspetivas dos Professores
Ana Paula Loução Martins, Carla Alexandra da Costa Oliveira, Cecília Manuela Alves Guise, Marisa Robina Ferraz Rosa de Almeida, & Raquel Maria Silva Fernandes (Univ. do Minho)

Dislexia - Teorias Explicativas
João Paulo Saraiva dos Santos, Cristina Maria Mesquita Silva Rêgo, Maria da Glória Malheiro Leão Nunes, & Sandra Cristina Araújo Ferreira (Univ. do Minho)

No Movimento de se Fazer... Fazendo: Um Olhar Sobre a Experiência de Fracasso na Escola
Regina Ingrid Bragagnolo, Joyce Lúcia Oliveira, & Simone Vieira de Souza (Univ. Federal de Santa Catarina, Brasil; Univ. do Sul de Santa Catarina, Brasil)

Diferenciação Curricular: Proposta de um Projecto de Trabalho na Área de Estudo do Meio
Cátia Bernardes, Juliana Gomes, Beatriz Moutinho, & Sandra Silva (Instituto Politécnico do Porto)

Dislexia: Conhecimentos e Atitudes dos Professores - Contributos da Adaptação de um Instrumento
Paulo C. Dias, Ana Sofia Bastos, Filipa Melo, Patrícia Teixeira, Sandra Moreira, & Liliana Marques (Univ. Católica Portuguesa; Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras)

Os Professores Face aos Alunos com Necessidade Educativas Especiais: Descrição da Ação de Formação “Juntos na Inclusão”
Dina Freitas, Micaela Abreu, & Ana P. Antunes (Univ. da Madeira; CNO Inclusivo-SRERH Madeira)

O Burnout nos Psicólogos da Educação Especial
Natalie dos Santos, Lénia Freita, Susana Branco, Liliana Gonçalves, Glória Franco, & João Beja (Univ. da Madeira)

O Discurso Narrativo na Rotina da Educação Infantil
Débora Cristina Vieira, & Cristina Madeira Coelho (Secretaria de Estado de Educacação do Distrito Federal; Univ. de Brasília)

Alunos com e sem Dificuldades de Aprendizagem da Leitura: Análise Diferencial do Desempenho no Inventário de Reconhecimento de Palavras
Séli Chaves-Sousa, Iolanda Ribeiro, Fernanda Leopoldina Viana, Sílvia Almeida, Sandra Santos, Irene Cadime, & Ana Paula Vale (Univ. do Minho; Centro Hospitalar Cova da Beira E.P.E., Covilhã; Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro)

Diferenciação de Actividades para a Inclusão: A Água enquanto elemento Vital
Maria Cláudia Bastos, Andreia Leite, & Maria Luísa Vasconcelos (Instituto Politécnico do Porto)

Filosofia no Jardim-De-Infância: Uma Proposta de Diferenciação Curricular para a Reflexão através de Questões
Helena Fernandes, Carmen Ferreira, Sílvia Moreira, & Rita Moura (Instituto Politécnico do Porto)

Problemas da fala: (mal) formação do aparelho fonatório
Luisa Colmenero (E. Francisco Sanches, Braga)

A comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: um estudo de caso numa turma do 3.º ciclo do ensino básico
Joana Tinoco, Maria Helena Martinho, & Anabela Cruz-Santos (Univ. do Minho)

Entre concepções docentes e práticas pedagógicas: a inclusão do aluno com deficiência intelectual na rede pública de ensino do distrito federal
Fabiana Mendonça & Daniele Silva  (Univ. de Brasília, Brasil)

“Lost in translation”. Perturbações de espectro do autismo e programas de intervenção específicos: o estado da arte em portugal
Ana Paula Antunes, Luís Miranda de Correia, & Ana Paula Pereira (Univ. do Minho)

Análise temática das publicações sobre dislexia
Marta Almeida 

Grupos de pais – intervenção no contexto de educação especial
Conceição Teixeira & Laura Pimpão (CECD - Mira Sintra; Universidade de Évora)

Percepção dos pais em relação à inclusão
Ana Rita Leal, Paulo C. Dias, & Julian Diáz (Univ. Católica Portuguesa; Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras)

O papel dos pares na inclusão de alunos com nee
Isabel Cristina Borges & Ana Maria Sarmento Coelho (Agrupamento de Escolas de Penacova; Escola Superior de Educação de Coimbra)

A escolarização de pessoas com transtornos globais do desenvolvimento
Carlo Schmidt (Univ. Federal de Santa Maria, Brasil)

A poesia na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (n.e.e.)
Ana Regina Pires (Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro; Univ. de Santiago de Compostela, Espanha)

Avaliação do perfil desenvolvimental das crianças com perturbações do espectro do autismo: construção e validação de um instrumento
Helena Reis, Ana Paula Pereira, & Leandro Almeida (Univ. do Minho)

Representações sociais de professoras e professores que ensinam matemática sobre o conceito de deficiência: reflexões e intervenções
Geraldo Moreira & Ana Lúcia Manrique (PUCSP, Brasil)

Recolorindo vidas – trilhos do desenvolvimento humano e da intervenção comunitária
Maria da Conceição Antunes & Marta Filipa Duarte Silva (Univ. do Minho)

Sentidos subjetivos sobre a docência inclusiva: um estudo de caso
Fabiana Ramos Luz Coelho & Cristina M. Madeira-Coelho (Univ. de Brasília, Brasil)

Relação entre fatores psicolinguísticos e afetivos-motivacionais na aquisição da leitura e escrita
Inês Mendes, Ana Sofia Guimarães, & Cristina Nunes (Univ. do Algarve; Roehampton Univ., Inglaterra)