sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Intervenção precoce nos problemas da comunicação: perturbações da linguagem e espectro do autismo

Nos dias 15 e 16 de Novembro realiza-se no Hospital Pediátrico de Coimbra o XI Congresso Nacional de Intervenção Precoce, nesta edição dedicado ao tema "Intervenção Precoce nos Problemas da Comunicação: perturbações da linguagem e espectro do autismo", uma iniciativa organizada pela Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) em colaboração com o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro. Desenvolvimento de competências sociais e desenvolvimento da criança, intervenção precoce e compreensão das perturbações do espectro do autismo, aprendizagem nos primeiros anos de vida, contributo do terapeuta da fala na intervenção precoce e perspectiva europeia sobre intervenção precoce são algumas das questões em debate no presente encontro.

Apresentação

«As perturbações da linguagem, comunicação e do espectro do autismo (PEA), assumem grande importância em crianças de idade pré-escolar. Este facto deve-se não só à elevada prevalência desta patologia nesta faixa etária, mas também às dificuldades relacionadas com aspetos do diagnóstico e intervenção.

Têm surgido importantes avanços no desenvolvimento de instrumentos que facilitam o diagnóstico cada vez mais precoce, permitindo uma intervenção mais atempada nas PEA, envolvendo práticas mais naturalistas e desenvolvidas cada vez mais nos contextos de vida da criança e família.

A complexidade do sistema de comunicação sociolinguístico e a sua interdependência com o desenvolvimento nos outros domínios, torna a intervenção, tarefa difícil.

Nesse sentido, dedicámos este Congresso Nacional de Intervenção Precoce, ao desenvolvimento de vários temas, como seja: Identificação precoce e teorias-chave para compreensão das Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), Continuum de práticas para a abordagem dos desafios nucleares das Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), etc…

Este ano, para além de profissionais “domésticos” com experiência na área,  optámos por convidar a Profª Pamela Wolfberg (EUA), com relevante currículo na área da intervenção precoce no autismo, assim como a Profª Marilyn Espe-Sherwindt (EUA) colaboradora incontornável nas nossas formações e especialista no envolvimento das famílias.

Gostaríamos este ano de obter uma ampla participação de profissionais do SNIPI, nomeadamente com a partilha das suas experiências, sob a forma de POSTERS, que traduzam as suas práticas.»

Mais informação disponível no sítio da Associação Nacional de Intervenção Precoce.