sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Leitura: investigação e ensino

Imagem de divulgação do colóquio "Leitura: Investigação
e Ensino". Desenho gráfico azul em fundo branco:
esferas intersectadas por eixos articulados.
Nos próximos dias 18 e 19 de Outubro de 2010 o Laboratório de Psicolinguística organiza na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa um colóquio internacional dedicado ao tema "Leitura: investigação e ensino", uma iniciativa organizada por Maria Armanda Costa, 
Isabel Falé
 e Paula Luegi (comissão organizadora) no âmbito das actividades do Laboratório de Psicolinguística do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). O presente encontro organiza-se em torno de cinco mesas-redondas temáticas:
  • Estudos Psicolinguísticos
  • Avaliação da Leitura
  • Cérebro e Leitura
  • Aprendizagem da Leitura
  • Perturbações da Leitura
No texto de apresentação do colóquio podemos ler:



«A investigação no domínio da Leitura desenvolve-se em Portugal nas instituições de ensino superior e em algumas associações na área da saúde e do ensino. As abordagens são variadas como requer uma área multidisciplinar que inclui abordagens sociológicas, literárias, psicolinguísticas, neurolinguísticas e outras. Por contactos regulares que temos vindo a privilegiar com equipas de investigação em Portugal, constatamos que os estudos realizados e em curso são de excelente qualidade, mas que se dispersam por tópicos que por vezes são exaustivamente estudados deixando outros tópicos relevantes por abordar e por aprofundar.

Surgiu assim a ideia de promover um espaço de diálogo que criasse condições para a apresentação e discussão do trabalho sobre Leitura e para o estabelecimento de relações de colaboração científica e tecnológica entre equipas, tendo em mente os seguintes objectivos principais:

  • Aprofundar e actualizar saberes em domínios fundamentais para a investigação em leitura, nomeadamente em psicolinguística e em neurolinguística, com impacto no ensino, na avaliação e na intervenção clínicas.
  • Conhecer a investigação realizada em Portugal no que se refere ao estudo dos processos de leitura e à produção de materiais para diagnóstico e avaliação dos conhecimentos e das capacidades envolvidas no acto de ler.
  • Constituir uma rede nacional de investigadores na área da leitura, no sentido de conjugar esforços de investigação.»