quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Educação, cultura e imaginário: recontextualização e tradição

No âmbito das actividades do projecto de investigação “Educação e Imaginário” em curso no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho no dia 26 de Novembro realiza-se em Braga um colóquio internacional dedicado ao tema "Educação, Cultura e Imaginário: Recontextualização e Tradição", que assim se apresenta: «Os objectivos que o norteiam são o de pensar hermeneuticamente, numa perspectiva de recontextualização e de tradição, as diversas figuras do Imaginário na sua relação com a educação entendida como escultora do homo viator.»

Organizado em colaboração com o Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física e com o Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança (CIFPEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho, o encontro organiza-se em torno de duas mesas-redondas "Educação, Cultura e Imaginário" e "Simbolismo, Arte e Literatura", contando ainda com as conferências "O Emílio de Rousseau: uma metafísica imaginária" por Nanine Charbonnel e "Narrativas de crianças: escolas e imagens simbólicas" por Iduína Mont’Alverne Chaves.


Programa

9h30 – Abertura

10h00 – Conferência Inaugural

Nanine Charbonnel: L’Emile de Rousseau: une Métaphysique Imaginaire

10h45 – Pausa

11h00 – Mesa-redonda: Educação, Cultura e Imaginário

Manuel Barbosa: Educação e Imaginário Intercultural: Recomposição do papel da sociedade civil

Alberto Filipe Araújo e Joaquim Machado de Araújo: Pinóquio - uma leitura simbólica e educacional

Armando Rui Mesquita Guimarães: Sobre o brincar em S. Tomás de Aquino

Maria Cecília Sanchez Teixeira: Educação e Imaginário: a perspectiva de Gilbert Durand

12h00 – Debate

12h30 – Almoço livre


14h30 – Mesa-redonda: Simbolismo, Arte e Literatura

Fernando Azevedo: Globalização e Representação na Literatura Infantil

Maria João Coelho: Bruxas e super-heróis na formação das representações sociais infanto-juvenis

Luís Saraiva: Puer – Senex. Apresentação de múltiplas facetas deste arquétipo de dupla face

Lígia Rocha: O olhar de Gilbert Durand sobre a obra de Lima de Freitas. Contributos para uma hermenêutica simbólica

Horst Bergmeier: Bildungsroman: o grau zero

16h30 – Debate

16h45 – Pausa

17h00 – Conferência de Encerramento

Iduína Mont’Alverne Chaves: Narrativas de crianças: escolas e imagens simbólicas

17h45 – Encerramento