quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Matilde Rosa Araújo: senhora de tantos tesouros

Imagem de divulgação do encontro de homenagem a Matilde Rosa Araújo
"senhora de tantos tesouros", no dia 25 de Novembro de 2010 no espaço
da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa. Desenho
de uma silhueta de Matilde Rosa Araújo apoiada na sua bengala.
Hoje, 25 de Novembro, realiza-se ao final da tarde na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa, um encontro de homenagem a Matilde Rosa Araújo (1921-2010), professora e escritora especialmente dedicada à literatura para a infância e adolescência, com poesia, novelas e contos publicados. Poesia para crianças, a voz de Matilde Rosa Araújo e a ilustração dos seus livros são algumas das questões abordadas  no presente encontro, que conta ainda com leitura de poemas, exposição bibliográfica e de ilustração, apresentação da reedição do seu primeiro livro para crianças O livro da Tila, ilustrado por Madalena Matoso, e do livro inédito Florinda e o Pai Natal, ilustrado por Maria Keil. E entrada é livre.

No texto de apresentação do encontro podemos ler:

«É preciso brincar para crescer, ter a felicidade de não estar comprometido
com obrigações de um trabalho que não se ajusta à vida da criança.
Toda a vida é aprendizagem...»

Matilde Rosa Araújo 
in Jornal A Página, Julho 2002

Aos 89 anos, Matilde Rosa Araújo deixou-nos. Desapareceu a escritora, permanecem as palavras.

As Bibliotecas Municipais de Lisboa, juntamente com as editoras Caminho e Calendário de Letras, irão prestar homenagem aquela que dedicou a sua vida aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.

Matilde Rosa Araújo levou a sua vida entre o ensino e a escrita. Enquanto professora terá influenciado e inspirado a vida de inúmeros alunos, entre o Ensino Técnico Profissional e o Curso de Literatura para a Infância, que teve lugar na Escola do Magistério Primário de Lisboa. Como escritora criou mundos, inventou cores e personagens que irão perpetuar em mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças.

“Senhora de tantos segredos” será uma homenagem a Matilde Rosa Araújo, um momento dedicado ao universo literário e à exploração da sua humanidade. Familiares, amigos e especialistas em literatura infantil reúnem-se dia 25 de Novembro às 18h00, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, para celebrar a autora e a obra. A homenagem irá incluir a apresentação de “O livro da Tila”, primeira obra infantil de Matilde, agora reeditada com ilustrações de Madalena Matoso, e da obra inédita "Florinda e o Pai Natal", com ilustrações de Maria Keil. Presentes estarão, ainda, Maria Luísa e Maria Albertina, irmãs de Matilde Rosa Araújo.

Programa

Entreabrir uma caixinha mágica: a poesia da Tila, por Ana Margarida Ramos

A voz nua de uma fada verde – Matilde Rosa Araújo, por Leonor Riscado

Meninas das mãos de seda. A ilustração nos livros de Matilde, por Jorge Silva

Leitura de poemas, por Maria Barroso Soares.

Feira do livro Matilde Rosa Araújo, pela Editorial Caminho e Calendário de Letras
Exposição bibliográfica e de ilustração.

Informação disponível no sítio das Bibliotecas Municipais de Lisboa.