segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ernesto, o menino com gaguez

Imagem do livro Ernesto, O Menino com Gaguez
(Coisas de Ler, 2010) de Mónica Gaiolas (texto) e
Zeca Cintra (ilustração). Na capa, o pequeno Ernesto
e o gato cinzento entre a família alargada.
Publicado em Novembro de 2010, Ernesto, O Menino com Gaguez (Editora Coisas de Ler) é um livro sobre a gaguez na infância e na família dirigido a crianças com mais de quatro anos, com texto de Mónica Gaiolas e ilustração de Zeca Cintra. A autora Mónica Gaiolas é terapeuta da fala e tem trabalhado em contextos escolares e clínicos com crianças com dificuldades de fala e de linguagem. Uma parte das receitas do livro reverte para a Associação Portuguesa de Gagos (APG). Na apresentação do livro podemos ler:

«A gaguez é uma patologia da comunicação que afecta não só a criança que gagueja mas também todo o seu meio envolvente. Ao gaguejar, a criança sente-se triste, irritada e frustrada por não ser capaz de passar a sua mensagem, os seus pais e familiares sentem-se impotentes por não saberem como ajudá-la, nem poderem fazer o problema desaparecer, e, por último, toda a sociedade se deixa impressionar com a fala de quem gagueja e muitas vezes não reage da melhor maneira.

Este livro infantil visa colmatar as lacunas descritas acima, introduzindo o tema gaguez, de forma lúdica e aprazível, permitindo que a criança não se sinta sozinha com o seu problema e que vá, ao longo do livro, conhecendo a gaguez, desmistificando os medos que dela possam advir e desenvolvendo comportamentos comunicativos que promovam a fluência da fala.

É igualmente um importante e único, até à data, material de apoio na intervenção terapêutica de psicólogos, terapeutas da fala e outros profissionais de saúde e educação, com estas crianças, ao nível da gaguez.
»
Mónica Gaiolas