[Obrigada Helena, pela partilha]
«O papel da Escola na educação de hoje é fundamental. Actualmente, a maioria das crianças passa cerca de 70 a 80% do seu tempo neste espaço. É na Escola que crescem, se desenvolvem e vivem grande parte das suas vitórias, alegrias e também frustrações e tristezas. Na Escola, no contacto com os seus pares, educadores/professores, auxiliares e outros agentes educativos a criança projecta e reflecte o seu mundo. Comunicando, através da fala, ela expõe as suas ideias, transmite os seus pensamentos, numa troca infindável de experiências com o outro. A criança/aluno que gagueja, na maioria das vezes, não tem essa facilidade de usar a fala - as palavras - para partilhar o que pensa, o que sente, ou simplesmente para mostrar que sabe a resposta a uma pergunta feita pelo professor. Como pode a Escola ajudar? Que medidas educativas urgem ser tomadas?
O objectivo deste workshop é precisamente informar sobre gaguez, ajudando todos os intervenientes, no processo educativo, a prevenir - detectando a gaguez precocemente - e a adoptar comportamentos e estratégias para melhorar a comunicação com a criança com gaguez, no Espaço Escolar.
Só estabelecendo medidas de actuação conjuntas, é possível acolher, integrar e proporcionar, à criança que gagueja, um desenvolvimento harmonioso, salutar e seguro.»
Objectivos
- Alargar o conhecimento sobre gaguez, com enfoque especial dos 3 aos 12 anos;
- Compreender as repercussões sociais (pessoais, familiares e escolares) que a gaguez provoca;
- Desenvolver e adaptar, em conjunto com os formandos, estratégias e modos de actuação, adequados aos diferentes Contextos Escolares (sala de aula, recreio, etc.).
Conteúdos Programáticos
- Gaguez: Definição e Etiologias;
- Curiosidades e Mitos sobre gaguez;
- Como se manifesta: Vídeos de apoio;
- O Interlocutor: O papel da Escola como Interlocutor;
- A Gaguez na Infância: Da Gaguez de Desenvolvimento à Gaguez Crónica;
- A Gaguez em contexto Escolar (do pré-escolar ao 2º ciclo): Que medidas adoptar?;
- Discussão de Casos Práticos, em diferentes Contextos Escolares.