segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Gaguez em contexto escolar: a criança com gaguez na escola

No próximo dia 26 de Fevereiro de 2011 a Oficina Didáctica organiza em Lisboa um workshop dedicado ao tema "Gaguez em contexto escolar: a criança com gaguez na escola" orientado por Mónica Gaiolas, terapeuta da fala, autora de Gaguez da Infância à Adolescência e de Ernesto, O menino com Gaguez. É sócia da Associação Portuguesa de Gagos (APG) e colaboradora da Eloquentia - Asociación Española de la Tartamudez y otros Trastornos del Habla, tem trabalhado com crianças, jovens e adultos com gaguez e com outros problemas de fala e de linguagem em contextos escolares e clínicos. Definição e etiologias da gaguez, mitos sobre a gaguez, papel da escola como interlocutor, gaguez na infância e gaguez em contexto escolar são algumas das questões abordadas. No texto de apresentação podemos ler:
[Obrigada Helena, pela partilha]

«O papel da Escola na educação de hoje é fundamental. Actualmente, a maioria das crianças passa cerca de 70 a 80% do seu tempo neste espaço. É na Escola que crescem, se desenvolvem e vivem grande parte das suas vitórias, alegrias e também frustrações e tristezas. Na Escola, no contacto com os seus pares, educadores/professores, auxiliares e outros agentes educativos a criança projecta e reflecte o seu mundo. Comunicando, através da fala, ela expõe as suas ideias, transmite os seus pensamentos, numa troca infindável de experiências com o outro.
 

A criança/aluno que gagueja, na maioria das vezes, não tem essa facilidade de usar a fala - as palavras - para partilhar o que pensa, o que sente, ou simplesmente para mostrar que sabe a resposta a uma pergunta feita pelo professor. Como pode a Escola ajudar? Que medidas educativas urgem ser tomadas?

O objectivo deste workshop é precisamente informar sobre gaguez, ajudando todos os intervenientes, no processo educativo, a prevenir - detectando a gaguez precocemente - e a adoptar comportamentos e estratégias para melhorar a comunicação com a criança com gaguez, no Espaço Escolar.
 

Só estabelecendo medidas de actuação conjuntas, é possível acolher, integrar e proporcionar, à criança que gagueja, um desenvolvimento harmonioso, salutar e seguro.»

Objectivos
  • Alargar o conhecimento sobre gaguez, com enfoque especial dos 3 aos 12 anos;
  • Compreender as repercussões sociais (pessoais, familiares e escolares) que a gaguez provoca;
  • Desenvolver e adaptar, em conjunto com os formandos, estratégias e modos de actuação, adequados aos diferentes Contextos Escolares (sala de aula, recreio, etc.).

Conteúdos Programáticos
  • Gaguez: Definição e Etiologias;
  • Curiosidades e Mitos sobre gaguez;
  • Como se manifesta: Vídeos de apoio;
  • O Interlocutor: O papel da Escola como Interlocutor;
  • A Gaguez na Infância: Da Gaguez de Desenvolvimento à Gaguez Crónica;
  • A Gaguez em contexto Escolar (do pré-escolar ao 2º ciclo): Que medidas adoptar?;
  • Discussão de Casos Práticos, em diferentes Contextos Escolares.
Mais informação disponível no sítio da Oficina Didáctica.