quarta-feira, 16 de março de 2011

Trava ou destrava línguas

Imagem fotográfica de Anabela Brígida e
de Carla Bolito vestidas a rigor para dizer
"pipapapaquigrafo" em Trava ou Destrava
Línguas
.
De 22 a 24 de Março de 2011 apresenta-se Trava ou Destrava Línguas no Teatro Viriato, em Viseu, um espectáculo e uma oficina dirigidos a alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com criação e interpretação de Anabela Brígida e de Carla Bolito. Lenga-lengas, trava-línguas e poemas serão o ponto de partida para exercícios de dicção, fonética e articulação linguística. No texto de apresentação podemos ler:

«Três tristes tigres para três pratos de trigo que se juntam ao tempo que perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. Percebeste? Se não percebeste, faz que percebeste para que eu perceba que tu percebeste.

E se agora repetir estas frases iniciais mas mais depressa? Difícil? Talvez, mas este é o exercício de dicção e literacia proposto por Anabela Brígida e Carla Bolíto em
Trava ou Destrava Línguas um espectáculo construído a partir de lenga-lengas, trava-línguas e poemas de vários autores portugueses. Neste espectáculo, são trabalhadas as questões da fonética, da articulação linguística e da linguagem física como método de promoção da interacção entre actrizes e alunos.

No final do espectáculo, realiza-se um pequeno ateliê onde os participantes são desafiados a praticar alguns exercícios de respiração, concentração e de dicção mais utilizados no mundo da representação.
»