quinta-feira, 19 de maio de 2011

Inclusão e participação social em contexto de jardim de infância

No próximo dia 21 de Maio de 2011 realiza-se na Escola Superior de Educaçao de Lisboa um seminário em educação pré-escolar dedicado ao tema "Inclusão e participação social em contexto de jardim de  infância", com Cecilia Aguiar, professora do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e investigadora da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação (UIPCDE-ISPA) onde coordena um projecto de investigação dedicado ao tema "Promover a participação social de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância". No texto de apresentação do seminário podemos ler:

«Inclusão implica participação social. No plano social, participar significa envolver-se em interações positivas com pares, estabelecer relações de amizade e ser aceite pelo grupo. No entanto, para crianças  com incapacidades, estes três objetivos são particularmente complexos e de difícil concretização. Apesar de a investigação internacional no  domínio da participação social ser considerável, os investigadores e  profissionais portugueses nos domínios da educação, da educação especial e da intervenção precoce dispõem de pouca informação sobre a qualidade  da participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares portugueses. Neste seminário serão apresentados os  principais resultados de um projeto de investigação que se debruçou  especificamente sobre a qualidade das experiências sociais e do processo  de inclusão de crianças com incapacidades em jardins de infância da rede pública do distrito de Lisboa. A discussão dos resultados centra-se na  identificação de prioridades de intervenção.»