quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vergílio Alberto Vieira e a literatura para a infância e juventude

No âmbito do ciclo "Vozes e rostos da literatura infanto-juvenil portuguesa" no próximo dia 20 de Maio de 2011 realiza-se na Universidade do Minho, em Braga, um simpósio dedicado à obra de Vergílio Alberto Vieira, uma iniciativa organizada pela unidade curricular de Literatura para a Infância e Juventude do Instituto de Educação da Universidade do Minho e pela Associação Cultural Tropelias & Companhia. O presente encontro conta com uma sessão dedicada ao lugar da literatura para a infância e juventude na escrita de Vergílio Alberto Vieira: poesia para a infância, obra narrativa e textos dramáticos.

Programa

14h30 - Sessão de abertura

15h00 - "Vergílio Alberto Vieira: entre a dor e a epifania", por José António Gomes (ESE - Instituto Politécnico do Porto)

15h30 - VAV e a Literatura para a Infância e a Juventude

«A Poesia para a infância e juventude de Vergílio Alberto Vieira: Entre tradição e modernidade», por João Manuel Ribeiro (Universidade de Coimbra)

«Prosa perfumada de poesia: um olhar sobre a obra narrativa de Vergílio Alberto Vieira», por Ana Margarida Ramos (Universidade de Aveiro)

«Os textos dramáticos de Vergílio Alberto Vieira ou uma leitura dos seus "papéis para todos"», por Sara Reis da Silva (Universidade do Minho)

17h00 - Intervalo para café

17h30 - À conversa com os ilustradores da obra de VAV
Ana Margarida Ramos (Universidade de Aveiro), moderadora
Teresa Lima (ilustradora)
Marta Madureira (ilustradora)
Anabela Dias (ilustradora)

18h00 - "Eu sou a minha obra"
Intervenção de Vergílio Alberto Vieira

18h30 - "A Casa dos Títulos"
Exposição biobibliográfica sobre Vergílio Alberto Vieira

Vergílio Alberto Vieira - nota biográfica

«Nasceu em 1950, em Braga. Formou-se em Letras pela Universidade do Porto, tendo leccionado na Escola Passos Manuel/Lisboa até finais de 2008. Autor de títulos nos domínios da poesia, ficção, teatro, ensaio e infanto-juvenil, fez crítica de livros no Jornal de Notícias (Porto) e no Expresso (Lisboa), vindo a reunir parte dessa produção nos volumes "Os Consentimentos do Mundo" (1993) e "A Sétima Face do Dado" (2000). Nos últimos anos publicou: "A Biblioteca de Alexandria", ficção (2001), "Crescente Branco", poesia (2004), "Pára-me de Repente", teatro (2005) e "Papéis de Fumar", obra poética (2006), a que se seguiram "Sombras de Reis Mendigos" (2009) e "Melancholia Perennis" (2009). Está representado em antologias editadas em Portugal, Brasil, Moçambique, Espanha, França, Itália, Alemanha, Hungria, Bulgária, EUA, México e Marrocos. Pertence à direcção da Associação Portuguesa de Escritores e, recentemente, à direcção do Pen Clube Português.»

Informação disponível no sítio da Universidade do Minho.

Mais sobre a obra de Vergílio Alberto Vieira no blogue a inocência recompensada.