quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Chamada de trabalhos: pesquisa e infância - desafios que as crianças lançam à etnografia

Nos próximos dias 3 e 4 de Novembro de 2011 realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) um seminário internacional dedicado ao tema "Pesquisa e Infância: desafios que as crianças lançam à etnografia", uma iniciativa organizada por Manuela Ferreira (FPCE-CIIE/UP), Sofia Silva (FPCE-CIIE/UP) e Ângela Nunes (CRIA/FCSH-UNL) no âmbito das actividades do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (CIIE-UP) e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Prática etnográfica com crianças, contextos sócio-educativos da contemporaneidade, dilemas e desafios éticos na pesquisa etnográfica com crianças, etnografia com crianças e os “novos” sujeitos - incluindo crianças com deficiência -, voz das crianças, relação criança-adulto e distâncias cognitivas na investigação etnográfica são alguns dos temas previstos. A comissão organizadora convida à apresentação de propostas de comunicação até 30 de Setembro de 2011.

Apresentação

«Um dos desafios que os Estudos Sociais da Infância colocam aos/às adultos-investigadores/as interessados/as em conhecer as crianças como actores sociais que efectivamente têm uma determinada agency, é o de porem mãos à obra e de tentarem descobrir essa mesma agência pelo uso da Etnografia.

O acervo de conhecimento que entretanto existe acerca da diversidade e complexidade dos mundos sociais das crianças e da pluralidade de infâncias atesta o sucesso que este empreendimento tem alcançado. No entanto, isso não significa que a Etnografia presente nos estudos da infância esteja ou seja isenta de problemas epistemológicos, teóricos, metodológicos e éticos que acarretam consequências para a construção social da infância e para o próprio conhecimento que é gerado. Por seu turno, nos textos académicos nem sempre é visível a reflexividade inerente e emergente da prática etnográfica com crianças, que é essencial para esclarecer os processos de produção de conhecimento e para repensar o contributo desta abordagem na contemporaneidade, nas várias disciplinas das Ciências Sociais.

Neste sentido, para quem está interessado em conhecer as crianças e a infância através da Etnografia, colocam-se como desafios actuais, entre outros: i) procurar colmatar os bias já identificados nas etnografias com crianças – idades, classe social e espaços sociais – e atender à multiplicidade de outros aspectos presentes na sua vida social além da escola; ii) reconsiderar o alerta de A. James (2007) para as questões de autenticidade e de representação inerentes aos estudos contemporâneos sobre a infância e a sua tradução, interpretação e mediação, evitando o seu uso como instrumento retórico, uma vez que “a investigação acerca da infância não é simplesmente fazer com que as vozes das crianças sejam ouvidas, no seu sentido mais literal, através da apresentação das perspectivas das crianças. É também explorar a natureza da “voz” que é atribuída às crianças, como é que esta voz forma e reflecte os modos pelos quais a infância é compreendida, e portanto, os discursos nos quais as próprias crianças se reconhecem dentro de qualquer sociedade” (idem: 266).

Com base na análise da produção científica que hoje em dia faz uso da Etnografia nos vários campos disciplinares a proposta deste Seminário tem a intenção de i) perceber o lugar que as crianças e a infância ocupam nestes estudos e alguns dos paradoxos inerentes ao impacto e tensões que sofrem num espaço-tempo crescentemente globalizado; ii) partilhar e analisar reflexivamente a vivência de dificuldades no nosso próprio fazer etnográfico, em campos disciplinares e contextos de investigação diferentes.

Retomamos, assim, a proposta feita no painel organizado no congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, em 2009, na expectativa de que os avanços conseguidos nestes dois anos possam ampliar e aprofundar a reflexão então iniciada, juntando-a a outras já em curso nos campos da Sociologia, Educação, Comunicação, etc. Do mesmo modo, estaremos a tentar acompanhar o movimento académico internacional, contribuindo com a especificidade da investigação que se faz em Portugal.»

Temas
  • O potencial e as limitações da prática etnográfica;
  • A opção pela Etnografia como ferramenta de recolha de dados qualitativos ou/e como campo metodológico e disciplinar;
  • A construção do campo etnográfico: dilemas, dificuldades e estratégias;
  • Da recolha etnográfica à apresentação de resultados de investigação;
  • A etnografia nas diferentes ciências sociais e humanas;
  • A etnografia com crianças e os diferentes contextos sócio-educativos da contemporaneidade;
  • A experiência etnográfica com crianças em espaços/tempos públicos e privados;
  • Ética na pesquisa etnográfica com crianças - dilemas e desafios;
  • Contributos da etnografia para os campos sócio-educativos e da intervenção social;
  • A etnografia com crianças e os “novos” sujeitos (crianças dos 0-3, crianças portadoras de deficiência, migrantes…);
  • Etnografia com crianças e uso de outras metodologias e técnicas de pesquisa (captação, uso e veiculação de imagem, desenhos e áudio);
  • Etnografia nos estudos de género, idade, etnia e identidade;
  • Etnografia nos campos da comunicação e media;
  • A reflexividade inerente à prática etnográfica e sua influência nos sujeitos de investigação;
  • O papel da etnografia e do(a) etnógrafo(a);
  • A criança dentro do etnógrafo e as distâncias cognitivas na investigação.